DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

Charges e caricaturas: a história fora dos relatos oficiais

20 de setembro de 2026

298
Visitas

2
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 723 [name] => Agostini [slug] => agostini [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 723 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 4512 [name] => alfabetização visual [slug] => alfabetizacao-visual [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4512 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 4500 [name] => Amigo da Onça [slug] => amigo-da-onca [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4500 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 4503 [name] => Angeli [slug] => angeli [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4503 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 176 [name] => Belmonte [slug] => belmonte [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 176 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 177 [name] => caricatura [slug] => caricatura [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 177 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 6 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 4489 [name] => cartum [slug] => cartum [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4489 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 4505 [name] => Caruso [slug] => caruso [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4505 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [8] => WP_Term Object ( [term_id] => 178 [name] => charge [slug] => charge [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 178 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 6 [filter] => raw ) [9] => WP_Term Object ( [term_id] => 274 [name] => crítica [slug] => critica [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 274 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [10] => WP_Term Object ( [term_id] => 4491 [name] => deboche [slug] => deboche [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4491 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [11] => WP_Term Object ( [term_id] => 724 [name] => Faria [slug] => faria [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 724 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [12] => WP_Term Object ( [term_id] => 4360 [name] => fontes primárias [slug] => fontes-primarias [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4360 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [13] => WP_Term Object ( [term_id] => 4506 [name] => Henfil [slug] => henfil [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4506 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [14] => WP_Term Object ( [term_id] => 4494 [name] => irmãos Carraci [slug] => irmaos-carraci [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4494 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [15] => WP_Term Object ( [term_id] => 4507 [name] => Jaguar [slug] => jaguar [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4507 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [16] => WP_Term Object ( [term_id] => 4492 [name] => James Gillray [slug] => james-gillray [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4492 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [17] => WP_Term Object ( [term_id] => 4496 [name] => K. Lixto [slug] => k-lixto [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4496 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [18] => WP_Term Object ( [term_id] => 4504 [name] => Laerte [slug] => laerte [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4504 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [19] => WP_Term Object ( [term_id] => 4501 [name] => Millôr [slug] => millor [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4501 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [20] => WP_Term Object ( [term_id] => 4495 [name] => Nair de Teffé [slug] => nair-de-teffe [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4495 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [21] => WP_Term Object ( [term_id] => 4499 [name] => Nassara [slug] => nassara [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4499 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [22] => WP_Term Object ( [term_id] => 4508 [name] => Pasquim [slug] => pasquim [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4508 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [23] => WP_Term Object ( [term_id] => 4352 [name] => pensamento crítico [slug] => pensamento-critico [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4352 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [24] => WP_Term Object ( [term_id] => 4479 [name] => Péricles [slug] => pericles [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4479 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [25] => WP_Term Object ( [term_id] => 4513 [name] => práticas pedagógicas [slug] => praticas-pedagogicas [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4513 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [26] => WP_Term Object ( [term_id] => 4497 [name] => Raul Pederneiras [slug] => raul-pederneiras [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4497 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [27] => WP_Term Object ( [term_id] => 4490 [name] => sátira [slug] => satira [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4490 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [28] => WP_Term Object ( [term_id] => 4498 [name] => Storni [slug] => storni [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4498 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [29] => WP_Term Object ( [term_id] => 4493 [name] => William Hogarth [slug] => william-hogarth [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4493 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [30] => WP_Term Object ( [term_id] => 4502 [name] => Ziraldo [slug] => ziraldo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4502 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) )

Compartilhe

As charges políticas e caricaturas são muito mais do que meras ilustrações humorísticas nas páginas de jornais; elas constituem fontes primárias fundamentais para compreender os embates ideológicos, as mentalidades e o humor público de uma época.

Amplamente utilizadas em livros didáticos e em sala de aula como ferramentas para dinamizar o ensino de História, essas manifestações gráficas carregam uma complexidade conceitual que muitas vezes desafia a compreensão imediata. Longe de serem neutras, a charge e a caricatura nasceram do exagero e da sátira como formas de ataque visual ao poder estabelecido.

Ao longo dos séculos — desde panfletos medievais e críticas religiosas até o cotidiano da imprensa brasileira —, o traço satírico consolidou-se como um termômetro da opinião pública e uma extensão vital da liberdade de expressão, frequentemente incomodando governantes e testando os limites da ordem democrática.

Mas, afinal o que são charges e caricaturas?

Caricatura, charge e cartum: definições e aproximações

A palavra caricatura vem do italiano caricare (que por sua vez deriva do latim tardio carricare que significa carregar, exagerar). Para o autor de uma caricatura, trata-se de exagerar um fato, enfatizá-lo e criar um retrato “acusatório”.

A etimologia define, portanto, a caricatura como um desenho focado em características físicas, com distorção de traços ou de uma personalidade de uma pessoa real (nariz grande, dentes destacados, barba gigante, magreza extrema ou corpo volumoso etc.). Um desenho que mostre Charles Darwin com traços de macaco ou Jânio Quadros como uma figura esquálida é uma caricatura.

Já a charge é o desenho de crítica política ou social, uma sátira de costumes, quase sempre com traços exagerados para criar um efeito cômico e provocativo. A cena mostrando Napoleão Bonaparte e William Pitt, o primeiro ministro britânico dividindo entre si o mundo (a metáfora do “pudim de ameixa”) é uma charge.

A palavra charge é um galicismo, oriundo do francês charger (carregar, colocar um fardo). No contexto jornalístico do século XIX, passou a significar o ato de “carregar na doce” ou “realizar um “ataque” gráfico e satírico. Ou seja, tanto a charge quanto a caricatura nasceram da ideia de colocar um “peso extra” ou um “exagero” no desenho para torná-lo cômico. Sendo indissociáveis – a charge atua como uma representação caricatural da realidade –, este artigo adotará ambos os termos como expressões visuais correlatas de cunho político e satírico, sem estabelecer distinções rígidas entre elas.

“Charles Darwin”, caricatura de Faustin Betbeder, 1874 (à esquerda). “O pudim de ameixa em perigo”, charge de James Gillray, 1805, satirizando a disputa entre França e Grã-Bretanha por ocasião do Bloqueio Continental (à direita).

O cartum (do inglês cartoon) é um desenho humorístico isolado (de quadro único) que funciona como uma comédia visual da sociedade. Ao contrário da charge, seu contexto é atemporal, funcionando como uma sátira do comportamento humano universal ao abordar temas comuns como casamento, tecnologia, trânsito, trabalho, escola ou a morte. São exemplos os trabalhos dos cartunistas brasileiros Millôr Fernandes e Ziraldo.

A própria essência atemporal e humanista do cartum serve de base para as tiras de quadrinhos, cujas narrativas sequenciais eternizaram personagens como Mafalda (do argentino Quino), Calvin e Haroldo (de Bill Watterson), Snoopy (Charles M. Schulz) e Armandinho (do brasileiro Alexandre Beck).

Toda essa hibridização fica ainda mais evidente na obra de grandes nomes do traço nacional, como Laerte Coutinho. Ao longo de sua carreira, a artista transita livremente entre a charge política contundente da semana e o cartum profundamente existencial e atemporal, provando que, no universo da imprensa e da arte sequencial, essas fronteiras teóricas servem mais como orientação do que como uma barreira rígida.

Anseio da sociedade contemporânea em um cartum de Laerte; essa imagem caiu no ENEM de 2023.

Breve história das charges

As charges políticas são um elemento básico do discurso público há séculos, oferecendo comentários rápidos, visuais e frequentemente satíricos sobre os acontecimentos seu tempo real. São uma janela para o passado que nos mostram a história pelos olhos de quem a viveu. Daí serem documentos primários por excelência.

Elas remontam à Idade Média como demonstra o poema satírico e alegórico dirigido à corte do rei de França Filipe IV, o Belo (reinado 1285-1314) registrado no célebre manuscrito intitulado Roman de Fauvel (“O Romance de Fauvel”), do século XIV. Na obra, a inversão de poder é representada por um cavalo coroado cujo nome, Fauvel, é um acrônimo composto por seis letras que representam os vícios da corte e do rei: Flatterie (Lisonja), Avarice (Avareza), Vilenie (Vilania), Variété (Variedade ou inconstância), Envie (Inveja) e Lâcheté (Covardia). O texto original foi escrito entre 1310 e 1314 por Gervais du Bus, membro da chancelaria real, e posteriormente expandido e ilustrado por volta de 1316-1317, tornando-se uma das primeiras expressões de charge política visual no Ocidente.

No “Roman de Fauvel” (século XIV), a inversão de papéis — um cavalo coroado governando humanos — ridiculariza o poder e denuncia a hipocrisia da corte francesa. Uma metáfora visual pioneira contra a corrupção institucional do período, antecipando os recursos visuais das charges contemporâneas.

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, inspirou numerosas imagens sarcásticas que serviram como propaganda visual da religião reformada e de ataque ideológico contra a Igreja Católica. A introdução da prensa móvel na Alemanha, no mesmo período, contribuiu decisivamente para a disseminação massiva desses panfletos satíricos.

Um exemplo é a xilogravura “A Gaita de Foles do Diabo” (Der Satansdudelsack), atribuída ao artista alemão Erhard Schön por volta de 1530–1535. Ela retrata o Diabo tocando a cabeça de um monge católico como se fosse uma gaita de foles, simbolizando a crítica luterana de que os discursos clericais eram inspirados diretamente pelo demônio. Esses panfletos ilustrados com caricaturas tornaram-se o grande marco da guerra de imagens no Sacro Império Romano-Germânico, consolidando o uso do humor gráfico como arma de combate político-religioso.

O Diabo tocando um monge católico como gaita de foles, xilogravura de Erhard Schön, c. 1530. Exemplo emblemático do uso de caricaturas como arma de combate religioso e político durante a Reforma Protestante.

Na Itália, a evolução do gênero ganhou contornos artísticos e estruturais decisivos com os irmãos Carraci (Annibale e Agostino), na virada do século XVI para o XVII. Eles são apontados como os inventores da caricatura, pois transformaram a distorção dos traços fisionómicos numa técnica artística consciente. Em 1585, eles fundaram a Academia Carracci, em Bolonha, onde os alunos eram estimulados a desenhar ritrattini carichi (pequenos retratos expressivos) como exercício e atividade recreativa. Outras vezes, eram convidados a participar de jogos pictóricos como, por exemplo, desenhar visitantes à semelhança de vários animais ou objetos inanimados.

Caricatura de Rabbatin de Griffi e sua esposa Spilla Pomina, desenho em caneta e tinta de Agostino Carracci, fins do século XVI. Exemplo do taço dos irmãos Carracci, que oficializou a distorção fisionômica humorística sob o nome de caricatura.

Foi na Inglaterra, no século XVIII, contudo, que a charge política moderna verdadeiramente se consolidou, impulsionada por uma maior liberdade de imprensa. Destacaram-se artistas como William Hogarth, com as suas sátiras de costumes da sociedade georgiana, e James Gillray, considerado o pai da caricatura política moderna pelos seus ataques visuais impiedosos a governantes e à geopolítica europeia.

Várias das sátiras mais mordazes de James Gillray foram dirigidas contra o rei Jorge III,  membros do Parlamento, ministros e até mesmo governantes estrangeiras, como Napoleão Bonaparte. Mas ele também satirizou costumes, abordando o lado ridículo da moda, dos hábitos alimentares, das regras sociais e dos encontros amorosos proibidos. Registrou em uma charge os boatos que circulavam sobre a primeira inoculação de vacina bovina em seres humanos, desenvolvida por Edward Jenner, em 1796.

“A Varíola Bovina ou os Efeitos Maravilhosos da Nova Inoculação”, charge de James Gillray, de 1802. O desenho satiriza o medo das pessoas de receberem o vírus da varíola bovina e desenvolverem características de uma vaca, como diziam os boatos.

Na França, por essa mesma época, o desenho satírico emergiu como uma arma política avassaladora que preparou o caminho para a Revolução de 1789. Esse fenômeno foi diretamente impulsionado por transformações estruturais na sociedade francesa: o aprimoramento tecnológico das oficinas de impressão — que barateou e acelerou a produção de gravuras — e um avanço expressivo nos índices de alfabetização, que alcançavam cerca de 50% da população masculina e 25% da feminina.

Esse público leitor encontrava o cenário ideal para o debate nos efervescentes cafés de Paris, espaços que fervilhavam com cidadãos trocando novas ideias políticas e filosóficas. Ali, panfletos satíricos eram lidos em voz alta e compartilhados, permitindo que a crítica social circulasse com rapidez inédita. A disseminação de caricaturas na França ganhou impulso a partir de 1789 culminando entre 1790 e 1792.

Na primeira frente, o foco concentrou-se na denúncia da desigualdade social do Antigo Regime por meio da icônica metáfora visual dos Três Estados. Centenas de gravuras anônimas retratavam o Terceiro Estado — representado por um camponês idoso, magro e esfarrapado — carregando literalmente nas costas o Clero (Primeiro Estado) e a Nobreza (Segundo Estado). As imagens eram frequentemente acompanhadas de legendas que instigavam a população a desejar o fim dos privilégios da minoria.

A Faut Espérer Q’eu. Jeu Finira Bientôt (“É preciso ter esperança de que esse jogo terminará em breve”), anônimo, 1789. A icônica metáfora visual sintetiza a opressão fiscal e social sobre o Terceiro Estado, base do sentimento de revolta popular no Antigo Regime.

Uma segunda vertente de charges dedicou-se ao desmonte moral e simbólico da própria corte real, elegendo a rainha Maria Antonieta como o seu alvo mais implacável. Estima-se que mais de 3.000 panfletos clandestinos (para burlar a censura real) tenham sido espalhados pelo país, retratando a soberana como uma criatura híbrida, um monstro mitológico devorador e, muitas vezes, de forma agressivamente pornográfica. O corpo de Maria Antonieta tornou-se propriedade pública e, nos libelos, ela foi sexualizada, mitificada e mutilada.

Les deux ne font qu’un (“Os dois são apenas um”), caricatura anônima de 1791. Representação satírica de Luís XVI com corpo de cabra unido a Maria Antonieta com corpo de leopardo e serpentes na cabeça, atacando a dignidade real por meio da zoomorfização e monstruosidade.

Ao desumanizar a figura dos monarcas e ridicularizar a sua intimidade, esse bombardeio visual quebrou o caráter outrora sagrado da realeza perante a opinião pública, preparando o imaginário popular francês para a ruptura radical que culminaria na Revolução Francesa. As caricaturas, assim como os boatos públicos, “assassinaram” o rei e a rainha muito antes de suas execuções em 1793.

O clero também era alvo frequente do escárnio popular, tendo seus dogmas e ritos profanados pelo traço satírico para desmitificar o poder político da Igreja Católica no cotidiano. Imagens anticlericais tornaram-se ainda mais violentas a partir da Constituição Civil do Clero (julho de 1790) que subordinou a Igreja Católica ao Estado francês.

Caricatura anticlerical anônima do período revolucionário. Na imagem, um camponês limpa-se publicamente com um “breve papal” — um ato administrativo menor da Santa Sé —, ironizando a perda de autoridade de Roma e o confisco dos bens eclesiásticos na França.

A grande popularização da sátira visual ocorreu na transição do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Com o surgimento da grande imprensa de circulação diária e o avanço de técnicas como a litografia, a charge e a caricatura abandonaram o caráter de panfleto clandestino para conquistar um espaço fixo, cativo e diagramado nas páginas dos jornais mundiais.

A charge no Brasil: século XIX e primeira metade do XX

A mais antiga caricatura brasileira conhecida, segundo o historiador Luciano Magno, foi publicada no periódico pernambucano O Maribondo em 25 de julho de 1822. Ela retratava um corcunda – representando os portugueses – pulando acossado por um enxame de marimbondos – os brasileiros.  O desenhista, desconhecido, captou com humor a animosidade entre brasileiros (representados pelos insetos) e portugueses (o corcunda) às vésperas da proclamação da independência.

O primeiro caricaturista brasileiro continua sendo Manoel de Araújo Porto-Alegre, responsável por mais de 70 desenhos publicados no jornal A Lanterna Mágica, fundado por ele em 1844. A partir de então, a história da caricatura passa a se confundir com a história da imprensa. Na falta de fotografias, os jornais eram ilustrados por artistas talentosos que tornavam a notícia mais atraente e popularizaram as feições das principais personalidades do tempo. A partir da década de 1860, e sobretudo 1870, os jornais satíricos ilustrados passaram a ser um dos principais veículos de informação do país.

Dois nomes se destacaram como caricaturistas no Brasil neste período: Agostini e Faria.

O ítalo-brasileiro Ângelo Agostini (1843-1910) é considerado um dos mais importantes chargistas brasileiros. Começou a trabalhar em São Paulo onde fundou as revistas Diabo Coxo e Cabrião. Mudou-se depois para o Rio de Janeiro onde fundou e manteve, de 1876 a 1891, a Revista Illustrada. Seus traços contribuíram para mobilizar a opinião pública nacional a favor da campanha abolicionista e republicana no Segundo Reinado.

O sergipano Faria (1849-1911), apelido adotado por Cândido Aragonez de Faria, outro importante artista gráfico de humor, fundou o jornal O Mosquito (1869), no Rio de Janeiro, que prometia “ferroadas políticas, teatrais e literárias”. Colaborou com diversos jornais satíricos no Brasil e na Argentina, até se mudar definitivamente para Paris, em 1882.

Os caricaturistas faziam seus desenhos a lápis e a bico de pena que, mergulhado na tinta nanquim, permitia fazer traços finos e grossos dando volume ao desenho.

“O Manipanso Imperial”, caricatura de Faria, mostra o imperador D. Pedro II sendo adorado por políticos como uma divindade com vários braços cujas mãos seguram firmemente as pastas ministeriais. Revista Mequetefre, janeiro de 1878.

Na Primeira República, três revistas humorísticas ganharam enorme projeção: Careta (circulou de 1908 a 1960), O Malho (de 1902 a 1954), Fon-Fon (de 1907 a 1958), todas do Rio de Janeiro.  Os nomes das revistas já anunciavam seu caráter satírico e humorístico e elas se tornaram febres de consumo urbano.

Financiadas pela publicidade e consumidas nos cafés e bondes da capital federal, elas traziam caricaturas sofisticadas que ridicularizavam as elites políticas da República Velha e suas oligarquias corruptas, mas também documentavam e criticavam as rápidas transformações urbanas, o sanitarismo impositivo e o choque de costumes.

Entre os grandes desenhistas satíricos da época estão J. Carlos (pseudônimo de José Carlos de Brito e Cunha), K. Lixto (Calixto Cordeiro), Raul Pederneiras e Alfredo Storni – os grandes mestres que nacionalizaram a caricatura brasileira.

Merece destaque um nome feminino – Nair de Teffé – esposa do presidente Hermes da Fonseca, a primeira caricaturista mulher do Brasil e, talvez do mundo. Assinava seus trabalhos com o pseudônimo Rian, anagrama de Nair e trocadilho com a palavra francesa rien, que significa “nada”. Sua primeira caricatura publicada saiu na revista Fon-Fon em 31 de julho de 1909. A publicação é um marco na história da imprensa ilustrada brasileira por representar a entrada regular de uma mulher em uma atividade até então exercida exclusivamente por homens.

1. A destreza do pianista na caricatura de K. Lixto, 1904. 2. A artista francesa Réjane no traço de Rian, Nair de Teffé, 1909. 3. Disputa presidencial, charge de Storni, agosto de 1925. 4. O avanço dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, charge de J. Carlos, junho de 1944.

Outro importante nome da caricatura brasileira é Belmonte, pseudônimo de Benedito Bastos Barreto (1897-1947), que também foi ilustrador, cronista, romancista e pesquisador da história de São Paulo. Seus trabalhos foram publicados nos jornais Folha da Noite e Folha da Manhã, e nas revistas Careta, Fon-Fon! e O Cruzeiro. Criou o personagem mais popular da imprensa paulista, o Juca Pato que simbolizava o homem comum, o paulista instruído e sempre perplexo com as mazelas e desmandos do poder público. As charges de Belmonte sobre o regimes nazi-fascistas e a Segunda Guerra Mundial foram publicadas no exterior e chegaram a incomodar Joseph Goebbels, ministro de propaganda de Hitler.

Belmonte, o caricaturista brasileiro que irritou Joseph Goebbels

Hitler e Stalin aliados no pacto de não-agressão de 1939, e inimigos em 1943. Charge de Belmonte, publicada em 7 de outubro de 1943

Grandes caricaturistas brasileiros de 1950 até hoje

Nássara, como assinava Antônio Gabriel Nássara (1910-1996) desenvolveu em quase sessenta anos de atividade, um estilo próprio e original de caricatura, com poucos traços. Durante a Segunda Guerra, desenhou caricaturas extraordinárias de autoridades nazistas como Gobbels, Goring e Hitler para a revista O Cruzeiro. Colaborou no Pasquim ao lado de Jaguar, Millôr e Ziraldo.

Getúlio Vargas (1946) e Jânio Quadros (1974) caricaturados por Nássara.

Péricles de Andrade Maranhão (1924-1961), ou simplesmente Péricles, foi o criador do personagem Amigo da Onça, talvez o mais famoso personagem do humor brasileiro. A figura era um homem debochado e irônico que colocava os próprios amigos em situações extremamente embaraçosas, constrangedoras ou vexatórias. O sucesso foi tão gigantesco nas décadas de 1940 e 1950 que se tornou uma expressão popular no Brasil. Hoje, chamamos de “amigo da onça” aquela pessoa falsa e traiçoeira que finge ser leal, mas que sempre prejudica ou zomba dos outros.

O Amigo da Onça”, criação do cartunista Péricles, era o indivíduo cínico de fala mansa que sempre criava situações embaraçosas.

Millôr, nome artístico de Milton Viola Fernandes (1923-2012) produziu mais de 5.000 páginas de humor para as revistas O Cruzeiro, Pasquim, Jornal do Brasil, Veja e Isto É. Durante o regime militar (1964-1985), teve problemas com a censura e a repressão: sua revista Pif Paf foi fechada e colegas de redação, presos por conta de sua charge sobre a independência do Brasil.

O país enfrentava uma crise severa de hiperinflação que castigava o povo, mas pouco afetava os políticos corruptos. A charge de Millôr captou o momento com ironia e sarcasmo. Revista Isto É, 24 de janeiro de 1990.

Jaguar, pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe (1932-2025), fundador do Pasquim, semanário satírico que circulou de 1969 a 1991. Neste jornal criou o ratinho Sig que ironizava os militares da ditadura e se tornou um ícone da resistência cultural. Ao longo de sua vida, Jaguar enfrentou processos, censura e prisões, mas jamais recuou.

Capa da histórica edição número 23 de O Pasquim, de 1969, com o ratinho Sig, criado pelo cartunista Jaguar. Ele ostenta uma medalha comemorativa pelos 140.000 exemplares vendidos – uma marca importante em plena ditadura – e menciona todos os colaboradores e entrevistados do semanário.

Ziraldo, primeiro nome de Ziraldo Alves Pinto (1932-2024) foi, possivelmente o mais popular chargista, caricaturista, cartunista, pintor e escritor brasileiro de sua época. Criador de personagens famosos como o Menino Maluquinho, da revista em quadrinhos A Turma do Pererê e dos heróis adultos Supermãe e Jeremias, o Bom. Foi um dos fundadores de O Pasquim onde publicou muitas de suas charges contra o regime militar driblando a censura prévia com metáforas visuais. Por sua militância política Ziraldo foi alvo de perseguição e censura chegando a ser preso três vezes entre 1968 e 1970.

O humor de Ziraldo em duas criações geniais: O Menino Maluquinho e a charge irreverente de Tarzan.

Henfil, pseudônimo de Henrique de Souza Filho (1944-1988) um dos cartunistas mais conhecidos do país por seu humor ácido, crítico e profundamente engajado com as questões políticas e sociais e políticas do Brasil e extremado opositor da ditadura militar. Foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores) e um dos principais colaboradores de O Pasquim. Criou personagens que se tornaram ícones da resistência ao regime militar, entre eles, os fradinhos Cumprido e Baixim (este último, o mais subversivo e iconoclasta), a Graúna, engajada e irônica, o Bode Orelana, intelectual e filosófico, Zeferino, um nordestino estereotipado, e Ubaldo, o Paranoico, neurótico e desesperançoso.

“Queremos o poder”, charge de Henfil, de 1978, ironiza a promessa de “abertura política lenta e gradual” do regime militar. Enquanto a Graúna, simbolizando o povo, conjuga o desejo coletivo por direitos civis, o ciclo se encerra com o autoritarismo centralizando tudo na figura do “Eu posso”.

A genialidade e a irreverência de Henfil, Ziraldo, Jaguar e Millôr abriram caminhos e consolidaram a charge como uma das ferramentas mais potentes de crítica social e política no Brasil. Essa forte tradição do traço humorístico e combativo fincou raízes profundas, inspirando as gerações seguintes a continuarem desafiando o cotidiano, a política e os costumes do país com igual brilhantismo.

Outros grandes mestres do desenho satírico são Chico Caruso (1949- ) e seu irmão gêmeo Paulo Caruso (1949-2023), Glauco (1957-2010), Luís Fernando Verissimo (1936-2025), Miguel Paiva (1950- ), Laerte (1951- ), Angeli (1956- ), Aroeira (1954- ) e Alexandre Beck (1972- ). A lista está inacabada, pois faltam nomes importantes e ela jamais se esgotará, já que, certamente, neste exato momento, outro gênio do traço humorístico começa a se projetar nas mídias brasileiras. É interessante observar que muitos deles não se limitaram ao desenho, mas se destacaram também em outros campos da arte como músicos, compositores, romancistas e dramaturgos.

A quem incomoda a charge? Entre a liberdade de expressão e o crime à ordem pública

A força do traço que desafia e incomoda os círculos de poder continua provocando reações.  Em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, o cartunista Renato Aroeira reacendeu essa chama combativa ao publicar a charge intitulada “Crime continuado”. Nela, o então presidente Jair Bolsonaro com um pincel e uma lata de tinta transforma uma cruz vermelha — símbolo universal da saúde e dos hospitais — em uma suástica nazista enquanto fala “Bora invadir outro?”. A expressão fazia referência ao pedido do presidente para que as pessoas invadissem hospitais para filmar e fiscalizar leitos durante a crise sanitária.

“Crime continuado”, charge de Aroeira, junho de 2020, em alusão à fala do então presidente Jair Bolsonaro que pedia às pessoas para invadirem hospitais durante a pandemia de Covid-19.

A reação do governo foi imediata e severa: Bolsonaro acionou os órgãos federais para intimidar o artista. O então ministro da Justiça, André Mendonça, solicitou à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de um inquérito criminal por calúnia e difamação contra Aroeira e contra o jornalista Ricardo Noblat, que havia compartilhado a imagem no Twitter. A justificativa governamental era que a charge ameaçava a ordem pública, configurando um crime contra a segurança nacional ou incitação ao crime.

Após a forte reação da sociedade civil e das instituições democráticas, o pedido de investigação contra Aroeira e seus colegas não prosperou. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) decidiram pelo arquivamento da solicitação, reafirmando que a charge, por mais contundente que fosse, estava amparada pela liberdade de expressão e não configurava crime.

A mobilização do aparato estatal contra Aroeira evidenciou o papel vital da caricatura e do cartunismo político no Brasil. Longe de serem meros adornos visuais ou piadas cotidianas, essas manifestações artísticas funcionam como um termômetro da opinião pública. Elas esticam as fronteiras da liberdade de expressão e expõem o descontentamento coletivo diretamente na cara dos governantes. O episódio provou que, quando a retórica oficial tenta mascarar a realidade, a caneta pontiaguda do chargista continua sendo uma das ferramentas mais democráticas, irreverentes e urgentes para desmascarar o poder.

Fonte

  • MINOIS, Georges (org). História do Riso e do Escárnio.  Trad. Maria Helena Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP: 2003.
  • FONSECA, Joaquim da. Caricatura:  A imagem gráfica do humor. Porto Alegre. Artes e ofícios: 1999.
  • LEMOS Renato (org). Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões: 2001.
  • LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil (4 v.), Rio de Janeiro, José Olympio Editora: 1963.
  • LAGO, Pedro Corrêa do. Caricaturistas brasileiros. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 2001.
  • MAGNO, Luciano (Lucio Muruci). História da caricatura brasileira (v. 1). Rio de Janeiro: Gala Edições de Arte, 2012.
  • LUSTOSA, Isabel. Brasil pelo método confuso: Humor e boemia em Mendes Fradique. Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil: 1993.
  • JUSTEN, Janine Figueiredo de Souza. A construção social do caricaturista na Primeira República: a imprensa ilustrada nos domínios da arte, da política e da intelectualidade. Plural Revista de Ciências Sociais, USP, v. 27, n. 2, 2020.
  • VENTURA, Mauro. A saga da caricatura. Observatório da Imprensa, 18 dez 2012.
  • SILVA, Daniela Cardoso da. Humor e ensino: J. Carlos e a caricatura no ensino de História. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, ano I, n. 1, julho 2009.

Acervos online

Saiba mais

Recursos didáticos de leitura crítica de charges

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comentários

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
trackback

[…] Exatamente por essa riqueza histórica, quase todos os livros didáticos de história incluem charges políticas. No entanto, a aparente simplicidade e a clareza muitas charges podem ser bastante enganosas. As […]

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Atendimento Whatsapp