DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Golpe do 18 Brumário, França

09 de novembro de 1799

7934
Visitas

4
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte executou um golpe de Estado pelo qual tomou o poder da França e instalou o Consulado, um governo composto por um Primeiro Cônsul (ele próprio) e dois Cônsules. O golpe ganhou o nome 18 Brumário, correspondente ao dia e mês no calendário revolucionário, então em uso na França desde 1793.

O 18 Brumário marcou o início da chamada Era Napoleônica (1799-1815) marcado pela consolidação do poder econômico e político da burguesia francesa e pela politica expansionista e imperialista de Napoleão Bonaparte. Como Primeiro Cônsul, Bonaparte estabeleceu-se como chefe de um governo mais conservador, autoritário e centralizado. Estabeleceu as bases institucionais que favoreceram o crescimento da economia francesa, especialmente da indústria. Organizou o sistema financeiro com a fundação do Banco da frança e criou o novo padrão monetário, o franco. Promulgou o Código Civil que, entre outras medidas, garantiu a propriedade privada e proibiu greves.

Em 18 de maio de 1804, Napoleão instaurou o Império tornando-se o imperador dos franceses. Começava um novo período da Era Napoleônica.

Saiba mais

Abertura

Napoleão no Passo de São Bernardo, tela de Jacques-Louis David, 1801.

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: