DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Coroação de Napoleão Bonaparte em Paris

02 de dezembro de 1804

6334
Visitas

81
compartilhamentos

Acessibilidade

Compartilhe

Em 2 de dezembro de 1804, Napoleão foi consagrado imperador na catedral de Notre Dame, em Paris, ao contrário de todas as outras coroações de reis franceses feitas na catedral de Reims (exceto a de Henrique IV, que ocorreu em Chartres). Este foi o primeiro símbolo do rompimento de Napoleão com a tradição das monarquias do antigo regime. O segundo foi a autocoroação: Napoleão tomou o coroa das mãos do Arcebispo de Reims e a colocou em sua cabeça – sinalizando com esse gesto sua independência em relação à Igreja. A cena é claramente visível na célebre pintura de Jacques-Louis David, realizada entre 1804 a 1808.

Nela se vê o papa Pio VII, sentado e quase impotente diante do gesto do imperador francês que lhe dá as costas para coroar a imperatriz Josefina. O papa se limitou a abençoar a coroação. Toda a corte está presente, além da família Bonaparte, numerosos dignitários eclesiásticos, e embaixadores estrangeiros. Todos os olhos estão voltados para Napoleão, que está no centro da composição.

O classicismo do ambiente, as decorações e a coroa de louros também refletem o fascínio de Napoleão pelas conquistas e glórias do Império Romano.

Ascensão política de Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte estava no poder há cinco anos, desde o golpe do 18 Brumário que instalou o Consulado (1799-1804). Ele se projetou na política francesa governando juntamente com outros dois cônsules. A opinião pública foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleão, que levou à aprovação para a implantação definitiva do Império. Em um plebiscito realizado em 1804, foi aprovada com quase 60% dos votos, a restituição do regime monárquico na França e indicou-se Napoleão para ocupar o trono como imperador.

Napoleão concedeu títulos nobiliárquicos aos familiares e colocou-os em altos cargos públicos. Formou uma nova corte com membros da elite militar, da alta burguesia e da antiga nobreza. Para celebrar os triunfos de seu governo, Napoleão I construiu monumentos grandiosos, como o Arco do Triunfo que, como outras grandes obras grandiosas da época, fortaleceram a imagem de Napoleão perante o povo.

O novo imperador assumiu os três poderes em sua própria pessoa: o Executivo, diretamente, o Judiciário por meio de uma Alta Corte Imperial, e o Legislativo, pela prerrogativa de participar do Senado, controlar as Assembleias Legislativas e os Colégios Eleitorais.

O Império Francês atingiu sua extensão máxima por volta de 1812, com quase toda a Europa Ocidental e grande parte da Oriental ocupadas, possuindo 150 departamentos, com 50 milhões de habitantes, quase um terço da população européia da época.

Saiba mais

Recurso didático

Abertura

  •  A coroação de Napoleão Bonaparte, detalhe, Jacques-Louis David, 10 m x 6 m, 1807, Museu do Louvre, Paris.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: