DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Tudo tem História

Significado: Sujeito metículoso, cerimonioso, cheio de frescuras e manias, um estraga-prazeres que gosta de acabar com a alegria e espontaneidade dos outros. Origem: A expressão deriva dos hábitos sociais do século XIX quando 9h da noite era o horário que as pessoas deviam se recolher, terminar as visitas e se despedir. As ruas ficavam desertas. Qualquer um que teimasse ficar na rua depois desse horário poderia ser revistado pela polícia. Chamava-se, então, alguém de "Cheio de Nove Horas" a pessoa infalível em citar regras e limites às alegrias dos outros, sempre fiel às regulamentações e que complicava as coisas simples.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Aproveitar o tempo com trabalho leva a pessoa ganhar dinheiro. Origem: Frase de Benjamin Franklin (1706-1790), físico, político e jornalista norte-americano, registrada em sua obra "Conselho para um jovem comerciante, escrito por um antigo" (1748) em que ele crítica o ócio e incentiva a poupança e o acúmulo de bens. Afirma Franklin: "O caminho para a Riqueza, se você a deseja, é tão simples quanto o caminho do Mercado. Depende principalmente de duas palavras, trabalho e poupança, ou seja, não despedíce nem tempo nem dinheiro, mas faça uso melhor de ambos".

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Termos que distinguem duas tendências políticas opostas: a conservadora (direita) e a reformista ou revolucionária (esquerda). Origem: Durante a Revolução Francesa, os deputados reunidos na Assembleia Constituinte, de 11 de setembor de 1789, discutiram sobre o poder de veto de Luís XVI. Os deputados sentados à direita do presidente eram a favor do veto em apoio ao rei, enquanto aqueles à esquerda, eram contra o veto. Em outubro daquele ano, repetiu-se na Assembleia, a distribuição dos deputados por afinidades políticas enraizando-se o costume: os deputados contrários à revolução sentaram-se à direita do presidente, e os favoráveis, à esquerda. Os primeiros foram chamados de "aristocratas", em tom de desprezo, e os segundos de "patriotas".

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Político inescrupuloso e hábil que instiga as aspirações populares para fins ilícitos. Prática política de manipular as massas com fáceis promessas, impossíveis de ser cumpridas. Origem: Palavra de origem grega, composta por "demos" (povo) e "agogós" (guia), o demagogo era, na Grécia antiga, o líder político das facções populares ou o orador hábil em conquistas o apoio da maioria para suas ideias. Demagogia, por sua vez, era a arte ou o poder de conduzir o povo. Estes termos não tinham a conotação depreciativa atual. Conturo, Aristóteles e Platão já alertavam sobre os riscos da demagogia para a democracia, mostrando-a como uma prática corrupta ou degenerada que levava à instauração de uma ditadura pessoal.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Algo aparentemente difícil de realizar, mas que, depois de concretizado, parece muito fácil. Origem: Essa expressão tem duas versões. Uma delas, registrada em 1565 por GirolamoBenzoni, conta que Cristóvão Colombo durante um banquete em sua homenagem, foi menosprezado por alguns convidados que afirmaram que a descoberta da América poderia ter sido feita por qualquer navegador, uma vez que a navegação oceânica já era conhecida. Colombo então pegou um ovo e desafiou-os a colocá-lo de pé. Ninguém conseguiu. Por fim, Colombo quebrou a casca de uma extremidade e, pondo o ovo de pé, acrescentou: "Qualquer um poderá descobrir o caminho do Novo Mundo, depois que alguém já o tinha feito".

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Vingar-se de alguém causando-lhe o mesmo prejuízo ou dano que ele causou; retaliação. Origem: Expressão originada da "lei de talião" (do latim "talis": tal, idêntico) princípio jurídico segundo o qual a pena deve ser igual ao crime, isto é, paratal crime, tal pena. Esse princípio inspirou o Código de Hamurabi, de 1750 a.C., o mais antigo código de lei escrito da história da humanidade. Influenciou, também, o código de lei dos hebreus e as penas estabelecidas na Torá e no livro bíblico Deuteronônimo. A lei de talião ainda é utilizado em muitos países do Oriente.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Pessoa sem bens, sem posses, em estado de extrema pobreza, o mesmo que "sem cama, nem esteira" e "sem ter onde cair morto". Origem: Expressão de origem portuguesa que se refere à arquitetura das antigas casas de aldeia. Eira (do latim, "area) era um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas onde se limpavam e secavam os cereais e legumes. Beira refere-se à extensão do telhado que serve para proteger da chuva. Quem possuísse uma eira e beira era dono de terra e de casa. Ao contrário, é um sem-terra e sem-casa.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Do inglês, "okay", afirmativo, está tudo bem. Seu gesto é feito com a mão unindo as pontas do polegar e do indicador em um círculo, mantendo os outros dedos retos ou relaxados no ar. Origem: A origem da palavra é muito discutida. Ela pode ter derivado da palavra "okeh" que na língua dos índios Chotaw significa "sim". Outros dizem ser uma abreviação de "OrlKorrect", uma deformação de "AllCorrect" dita pelo presidente Andrew Jackson (1829-1837) segundo seus adversários que o ridicularizavam por ser pessoas de pouca instrução. Estudiosos afirmam que a palavra se originou nos quartéis durante a Guerra da Secessão (1861-1865), nos EUA, como abreviação de "0 Killed" (nenhum morto), para assinalar que não havia ocorrido nenhuma baixa naquele dia. Seja como for, hoje a palavra é conhecida em todo mundo até mesmo por pessoas que não falam inglês.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Erro estúpido e inadmissível para a posição ou cargo que a pessoa ocupa ou representa. Origem: Na República Roma, em 59 a.C., o poder estava dividido entre Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Os dois primeiros eram notáveis chefes militares famosos pelas conquistas, enquanto Crasso era mais conhecido por sua riqueza do que talento militar. Decidico a alcançar a fama dos colegas, Crasso abriu guerra contra os Partos, povo persa cujo império estendia-se pelo Oriente Médio. À frente de 50 mil legionários, deixou de lado as táticas militares romanas e deu ordens de atacar. Para chegar logo ao inimigo, cortou caminho por uma vale estreito e de pouca visibilidade. Os partos ocuparam as saídas do vale e as legiões romanas foram dizimadas incluindo Crasso.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Período de celebração privada do casal logo após o casamento e que dura em torno de um mês (o ciclo lunar). Origem: A tradição da lua de mel vem da Antiguidade. Na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro uma mistura de água e mel (hidromel) para ser consumido logo após o casamento e durante um ciclo lunar. Entre os povos germânicos, havia um costume semelhante, quando os noivos casavam-se na lua nova e levavam hidromel para beber ao luar. Em Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Na Irlanda medieval, dava-se uma bebida fermentada aos jovens recém-casados, chamada de "mead", composta por levedo, malte, mel, água e outros ingredientes que eles deveriam beber durante uma lua.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: O branco é a cor da pureza no sentido de que nada foi realizado ainda, que permanece intocado; daí ter sido associado à pureza virginal da noiva. Origem: O vestido brancode noiva é recente na História. Em Roma Antiga a noiva podeia usar um véu vermelho escuro sobre uma túnica amarela. Na Europa medieval, eram comum a noiva se casar com vestido vermelho, dourado ou verde. Na Renascença e no Barroco, o preto predominou em vestidos pesados, luxuosos e fechados até o pescoço. Foi então que duas rainhas causaram encândallo por escolherem o branco para se casarem: Mary Stuartm da Escócia, em 1565, e Maria de Médici, da França, em 1600. Mas, segundo a tradição romântica, foi o magnífico vestido de noiva da rainha Vitória, da Inglaterra, em 1840, que impós o costume do vestido branco e do véu e grinalda com flores na cabeça.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Avarento, sovina, pessoa muito apegada aos bens materiais e que não dá nada pra ninguém. Origem: Havia na cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX, um mendigo conhecido pelo nome de Pão Duro, porque sempre pedia qualquer coisa, nem que fosse um pedaço de pão duro. Quando morreu, descobriu-se que tinha acumulado um patrimônio em imóveis e depósitos nos bancos. A história do mendingo rico inspirou Amaral Gurgel a escrever a comédia teatral "Pão-Duro", encenada por Procópio Ferreira em 1942.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Indivíduo dissimulado que finge ter bom caráter, hipócrita, fingimento de pudor. Origem: Expressão originada da exploração de ouro nas Minas Gerais, no período colonial. As esculturas de santos católicos foram, muitas vezes, usadas pelos contravandistas para esconder em seu interior ouro e pedras preciosas e com isso circularem pela colônia ou enviadas para Portugal sem pagar as taxas devidas.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Sentido de circulação pela qual os veículos devem ser conduzidos nas ruas e rodovias. Origem: O termo surgiu muito antes da invenção do automóvel. Em 1847, para regulamentar a movimentação de carruagens, carroças, etc, nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, o governo expediu um edital estabelecendo direções únicas nas vias mais movimentadas. Foi afixado, em cada esquina, uma placa de metal com o desenho de uma mão tendo o dedo indicador estendido, apontando a direção do trânsito. Tempos depois, as placas passaram a mostrar setas, mas as expressões "mão" e "contramão" já estavam consagradas pelo uso popular.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Nemo de uma corrida, na distância oficial de 42,195 km, normalmente realizada em ruas e estradas. Origem: Essa modalidade esportiva é uma alusão à uma antiga lenda grega sobre a Batalha de Maratona, ocorrida em 490 a.C., onde se defrontaram Atenas e o Império Persa. Conta-se que o soldado ateniense Fidipides, teria corrido os 42 km de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos a vitória dos exércitos atenienses. Após ter anunciado a vitória , caiu morto de exautão. Devido ao seu enorme esforço, Atenas teve tempo de se organizar, fechar a cidade e passar ilesa ao ataque persa.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Expressão de xingamento referente a um lugar remoto e ruim. Origem: O Brasil nos tempos coloniais era visto pelos portugueses como uma terra "infernal" para onde se mandavam os desterrados, os criminosos e os loucos. Com a descoberta do ouro, foi instituída a cobrança do "quinto", cerca de 20% do ouro extraído. Os návios que levavam o ouro para Portugal eram chamados de "naus dos quintos dos infernos". Dai veio o xingamento de mandar alguém para "os quintos do inferno" ou, simplesmente, para "os quintos".

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Indivíduo bajulador, que elogia alguém para obter algo em seu próprio benefício. Origem: A expressão nasceu nos quartéis, para chamar os soldados rasos que, em viagens, carregavam o saco de roupas de seus superiores, além do seu próprio. Teria surgido durante o governo de Hermes da Fonseca (1910-1914), período marcado pelas intervenções militares nos Estados. Ganhou popularidade e o sentido de bajulador com a marchinha de carnaval "O cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais", de 1945.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Tapear alguém, ficar enrolando, adiar uma tarefa, deixar uma determinada situação negativa ocorrer e não se importar com isso. Origem: "Banho-maria" é uma forma de aquecimento lenta, em fogo brando. O nome faz refer~encia à alquimista Maria, a Judia, também conhecida como Maria Profeta, que viveu entre os séculos I e III d.C., considerada a primeira verdadeira alquimista do Ocidente. O célebre banho-maria, uma de suas invernções, é essenciamente um caldeira dupla que limita a temperatura máxima de uma elemento. É amplamente utilizado em processo químicos para os quais é necessário um calor sauve, e também pra cozinhar alimentos. Daí a expressão ganhar o sentido de lentidão que conhecemos hoje.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Sair-se bem de uma situação, se dar bem. Origem: Expressão originada da exploração de ouro nas Minas Gerais, no período colonial. Os escravos usavam as mulas e éguas que transportavam o ouro garimpado para esconder algumas pepitas em seus pelos e crinas. Depois pediam para lavar o animal e, com isso, recuperavam o ouro roubado do senhor.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Fazer o papel de bobo pagando para que outros aproveitem ou por aquilo que não deve. Origem: A expressão derica de um conto do humanista Florentino Gian Francesco PoggioBracciolini (1380-1459), em sua obra "Facetiae" (1450), segundo o qual uma mulher entrou em discussão sobre o preõ de um pato. O vendedor, mais interessado em obter os favores sexuais da mulher, a cada valor pechinchado, pedia-lhe algo em troca: um abraço, um beijo, uma carícia, etc., no que ela concordava. Nisso chegou o marido e perguntou que discussão era aquela. O rapaz, cinicamente, diz que faltava um valor para se completar o pagamento. E o marido, então, prontamente, pagou o pato, sem saber das vantagens que o vendedor já tinha usufruído.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Esperando o que não virá, desejar algo em vão. Origem: D. Sebastião, rei de Portugal, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir (1578). Como o corpo nunca foi encontrado, o povo português, recusando-se a acreditar na morte do monarca, ia ao Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar a nau que tratia o rei. Dizia-se, então que esses súditos fiéis "estavam a ver navuis no Alto de Santa Catarina". A expressão veio para o Brasil perdendo, porém, a localização.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Concentrar-se ou estudar muito, à exaustão. Origem: Na Idade Média e até à invenção da luz elétrica, no final do século XIX, os estudantes às vésperas dos exames passavam a noite estudando à luz de uma lamparina ou vela. Como a luz era fraca, era necessário aproximá-la do texto e dos olhos o que poderia causar queimadura queimando as pestanas.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Castigo para repreender alguém. Origem: Na Antiguidade greco-romana, a orelha e, por extensão, o ouvido, eram dedicados à Mnemosine, a deusa da Memória. Pela audição entravam a Ciência, o Conhecimento, a História, as tradições e a Lei. O castigo de cortar a orelha era punição por não ter ouvido, entendido, compreendido e atendido a voz da lei. Puxar a orelha do estudante era para que decorasse ou não esquecesse o que aprendeu.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Coisa de pequeno valor, sem importância; pessoa incompetente, medíocre. Origem: Expressão originada da exploração de ouro nas Minas Gerais, no período colonial. Quando o escravo não conseguia preencher o "bucho" da mina com ouro, isto é, não alcançava a meta de produção esperada, ele recebia meia tigela de comida. O termo acabou servindo para apelidar o indivíduo incompentente no trabalho.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Estar bem alimentado, de barriga cheia. Origem: Expressão originada da exploração de ouro nas Minas Gerais, no período colonial. Os escravos que trabalhavamos nas minas só recebiam sua tigela de comida depois que enchessem com ouro um buraco na parede, conhecido como "bucho". Daí a associação entre encher o bucho e estar bem alimentado.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Presente indesejável, dado com más intenções por traz um grande prejuízo. Origem: A expressão refere-se ao episódio da Guerra de Tróia, em que os gregos presentearam os troianos com um enorme cavalo de madeira como sinal de paz. O cavalo foi levado para dentro de Tróia e, tarde da noite, quando todos dormiam, guerreiros gregos sairam do interior do cavalo e tomaram a cidade incendiando-a e matando sua população.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Mal feito, feito sem atenção, às pressas e sem capricho. Origem: Acredita-se que a expressão se originou do trabalho dos escravos que usavam as coxas para moldar o barro usado na fabricação de telhas. Como os escravos variavam de porte físico, as telhas saíam diferentes, o que dificultava os encaixes. O telhado "feito nas coxas" ficava torto. Há, porém, quem conteste essa origem afirmando seu teor racista de que "escravo não faz nada direito".

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Ponto fraco ou vulnerável de alguém. Origem: De acordo com a mitologia grega, Aquiles ao nascer foi banhado no rio Estige (ou Styx) por sua mãe, cujas águas tornavam a pessoa indestrutível. Tétis mergulhou a criança segurando-a pelo calcanhar que, sem ter sido molhado, ficou sem proteção. Daí o calcanhar ser o único ponto vulnerável de Aquiles.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Babá que cuida de bebê sem lhe dar de mamar. Origem: O termosurgiu na época da escravidão e correspondia à escrava que não amamentava. A escrava que dava de mamar era chamada de ama-de-leite. Depois de desmamada, a criança era entregue aos cuidados da ama-seca até os 7-8 anos.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Significado: Pessoa que defende uma causa ou ideia contrária aou interesse geral. Origem: Antigamente, durante o processo de canonização, a igreja nomeava um advogado do diabo (advocatus diaboli) para apontar os defeitos e fraquezas daquele a quem se pretendia santificar e que, por sua vez, era defendido pelo advogado de Deus (advocatus Dei). O ofício do advogado do diabo foi abolido pelo papa João Paulo II em 1983.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Confessar ou admitir um erro; o mesmo que dar o braço a torcer.

Compartilhe: LinkedIn Facebook

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: