DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Jogos para dinamizar suas aulas de História (ou outra disciplina)

16 de janeiro de 2024

64921
Visitas

2298
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 1031 [name] => atividades [slug] => atividades [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1031 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 1030 [name] => dinâmicas [slug] => dinamicas [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1030 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 2134 [name] => games [slug] => games [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 2134 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 4005 [name] => início do ano letivo [slug] => inicio-do-ano-letivo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4005 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 9 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 1018 [name] => jogos educativos [slug] => jogos-educativos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1018 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 2135 [name] => jogos no ensino [slug] => jogos-no-ensino [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 2135 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 763 [name] => recursos [slug] => recursos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 763 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 2136 [name] => trabalho em grupo [slug] => trabalho-em-grupo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 2136 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) )

Compartilhe

O jogo é uma eficiente estratégia pedagógica para contrapor à aula tradicional invertendo sua lógica monótona de assimilação passiva de conteúdos já prontos. Como tal, jogo é coisa séria e não uma mera brincadeira para divertir os alunos. Para além de seu caráter lúdico com regras e desafios onde um indivíduo (ou grupo) vence e outro perde, o jogo tem “uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido”, como afirma Johan Huizinga.

É um momento de interação social, de representação, de criatividade, motivação, espontaneidade e, por conseguinte, de prazer. Durante o jogo os alunos se envolvem, planejam, analisam, criam estratégias, são capazes de prever as ações de seus adversários, Por meio do jogo liberam-se tensões e emoções de todo tipo: alegria, entusiasmo, empatia, cooperação e, também, conflitos, hostilidades, tentativas de trapaças e até mesmo agressões – o que exige uma atenção pedagógica consciente e intencional do professor. Nesse aspecto, o jogo permite trabalhar competências sócio emocionais previstas na BNCC como o fortalecimento da autoconfiança e autoestima.

Do ponto de vista da pedagogia da História, o jogo contempla diferentes formas de pensar e de articular o conhecimento. Possibilita ao aluno utilizar os conteúdos aprendidos, fazer inferências, perceber suas dificuldades, desenvolver habilidades cognitivas – situações de aprendizagem que também atendem aos princípios da BNCC.

O jogo aplicado à educação tem que servir a um propósito pedagógico: reforçar conceitos, fixar ou memorizar informações relevantes, explorar ou expandir o conhecimento, desenvolver determinadas habilidades ou avaliar a aprendizagem. Neste sentido, jogo é aula e deve ser preparado com o mesmo cuidado que se prepara uma aula ou uma avaliação.

Para garantir que o jogo atinja os objetivos pedagógicos propostos, é importante considerar questões norteadoras como:

  1. Qual o conteúdo ou temática a ser explorado no jogo?
  2. Quais habilidades eu pretendo que os alunos desenvolvam?
  3. Quais competências o jogo contempla?
  4. Quais dificuldades de aprendizagem que pretendo perceber?
  5. Como os alunos serão avaliados?
  6. Qual será a contribuição do jogo como material didático-pedagógico?

Os jogos disponíveis no mercado brasileiro dificilmente atendem a esses propósitos. Já as empresas editoriais de material didático na Europa, Estados Unidos e Canadá há tempos oferecem jogos educativos de qualidade. Neste site, o professor encontra jogos digitais de História do Brasil que atendem a objetivos pedagógicos.

Uma alternativa é o professor construir seus próprios jogos de acordo com seu trabalho e suas turmas. Melhor ainda se envolver os alunos na produção do jogo: elaborar fichas, cartões, jogos de tabuleiro (trilha) etc. Comumente os alunos ficam motivados com esse trabalho engajando-se com comprometimento nas atividades propostas.

Sugerimos, a seguir, a construção de 5 jogos. Eles podem receber conteúdos diversos de História ou de outras disciplinas, e servir a diversas finalidades pedagógicas. Explicamos a mecânica e as regras de cada um. Você cria o conteúdo.

Jogo 1 – Bingo da História

O bingo é um jogo clássico que está presente em quermesses, festas juninas, cassinos e nas rodas de amigos. A proposta do “Bingo da História” é substituir os números por perguntas e respostas rápidas e objetivas.

As perguntas e respostas são criadas pelos alunos, sob a supervisão do professor e de acordo com os critérios que ele estabelece para a elaboração desse questionário.

Este tipo de jogo se presta a diversos conteúdos: processos históricos específicos (Revolução Francesa, guerras de independência do Brasil por exemplo), definição de conceitos, revisão de um período de histórico etc. Conheça um modelo disponível no site: Bingo “Iluminado” da Idade Média: jogo para imprimir

Jogo 2 – Com quantas palavras você constrói uma frase?

Trata-se de um jogo em que o aluno deve aplicar o conhecimento adquirido com coerência, pertinência e significância histórica. O aluno é desafiado a formar uma única frase com as palavras e/ou conceitos sorteados pelo professor. A cada rodada, aumenta o número de palavras para compor uma nova frase.

Na última rodada, o desafio é ainda maior: ao invés de palavras sorteadas, o grupo deverá inferir qual é a palavra ou conceito que melhor exprime um dado documento e, com ela construir a frase.

A etapa de pontuação final trabalha a avaliação e argumentação da turma – uma competência sócio emocional importante para a formação dos jovens.

O jogo possibilita aos alunos aplicarem os conteúdos aprendidos e exige um bom conhecimento de História além do domínio da língua portuguesa. É mais adequado para o 9º ano e o Ensino Médio.

Mecânica e regras do Jogo 2 CLIQUE AQUI.

Jogo 3 – Famílias históricas

Uma das dificuldades do aluno, na aprendizagem da História, é separar fatos e contextos históricos, dificuldade essa que diz respeito à compreensão do tempo histórico. Ao longo do ano letivo, o aluno muitas vezes se depara com múltiplos tempos e espaços históricos – Egito, Grécia, sociedades da América, reinos africanos, Idade Média etc. – que, ao final do ano, acabam formando, em sua cabeça, uma confusa miscelânea de nomes, fatos e lugares.

O jogo “Famílias Históricas” consiste em reunir cartas que compõem uma mesma “família histórica”, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico. O objetivo principal aqui não é a cronologia em si mas a contextualização de fatos, sujeitos, lugares, conceitos, sociedades, artefatos etc.

O jogo permite fazer uma revisão do conteúdo aprendido no semestre ou no ano.

Mecânica e regras do Jogo 3 CLIQUE AQUI.

Jogo 4 – 30 segundos para responder

O jogo consiste em explicar um fato, uma expressão, um conceito ou a atuação de um personagem histórico que foram selecionados por um grupo adversário. Se a resposta for errada, o grupo que lançou o desafio deverá responder mas, se não souber, o castigo será grande!

O jogo exige raciocínio rápido e argumentação clara e precisa.

Todos os alunos participam e a pontuação de cada um vai para o grupo.

Mecânica e regras do Jogo 4 CLIQUE AQUI.

Jogo 5 – Forme a frase correta

O jogo consiste em formar uma frase correta a partir de segmentos distribuídos pelo professor. A frase deve ter um sentido ou significado histórico coerente. Os segmentos estão escritos em pedaços de papel embaralhados e cada aluno recebe um segmento.

Os alunos são informados, previamente, quais são as frases. Assim, terão de usar de lógica e coerência além de interpretação de texto para trabalhar o conteúdo histórico aprendido.

O jogo é adequado para alunos do 9º ano e do Ensino Médio. Mas pode ser aplicado nos anos anteriores desde que o professor tenha o cuidado de elaborar frases sob a forma de oração substantiva direta que é melhor compreendida pelos alunos mais novos.

Mecânica e regras do Jogo 5 CLIQUE AQUI.

Jogo extra – “Canastra regencial”

Este jogo foi desenvolvido pelos professores Henry Juchem e Nilton Mullet Pereira, do Rio Grande do Sul, e publicado no site da Revista Brasileira de Educação Básica.

Trata-se de um jogo de cartas inspirado na “Canastra” em que os alunos confeccionam as cartas. O conteúdo do jogo são as revoltas regenciais.

Veja mais a respeito na página “Sobre o uso de jogos no ensino de História”.

Fonte

Há muitas pesquisas e uma boa bibliografia sobre uso de jogos no ensino de História. Indicamos abaixo algumas referências.

Veja também

 

 

 

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vanderlene
vanderlene
1 ano atrás

maravilhoso, amei muito. obrigada <3

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    1
    0
    Would love your thoughts, please comment.x