DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Por que estudar história?

25 de dezembro de 2019

3344
Visitas

698
compartilhamentos

Acessibilidade

Aníbal, um general Cartaginês, atravessou os congelados e, até então, intransponíveis Alpes com cerca de 40 mil soldados e 40 elefantes. No período medieval as catedrais tinham os vitrais coloridos, pois se acreditava que assim os maus espíritos permaneceriam longe. Mahatma Gandhi, homem magro e de baixa estatura, mobilizou milhares de pessoas que por métodos não violentos libertaram a Índia do domínio Britânico.

Informações históricas como essas despertam interesse no público em geral sendo excelentes fontes de inspiração para roteiro de séries, filmes e games. Desse modo, a distração e o divertimento tem sido algumas das funções exercidas pelo conhecimento histórico na vida das pessoas. Mas afinal, que outra função do conhecimento histórico é suficiente para justificar o ato de relembrarmos de fatos que passaram e de pessoas que já morreram? Por que estudar História?

Para buscar orientações diante das carências da vida prática e do tempo presente

Conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro; não repetir os erros de nossos ancestrais e compreender a atuação da humanidade no tempo. Essas têm sido algumas das respostas clássicas para o questionamento do porque estudar história. Apesar de significativas tais respostas parecem menos convincentes do que as justificativas que se costuma dar para o estudo de outras áreas do saber como matemática e biologia. Afinal, pessoas precisam de casas e para isso existem engenheiros que através de medidas e cálculos matemáticos projetam uma construção. Médicos salvam vidas, mas para isso precisam conhecer aspectos biológicos do corpo humano como o sistema nervoso, imunológico e as funções vitais.

Talvez seja mais fácil identificar os motivos do porque estudamos história ao pensarmos o que ocorreria se instantaneamente perdêssemos todas às informações referentes ao passado. É difícil especular sobre o impacto total que uma amnésia coletiva traria, mas esse esquecimento certamente afetaria desde tarefas simples, como fazer café, até ações mais complexas, como o desenvolvimento de tecnologias que permitem a fabricação de veículos não poluentes. O simples ato de fazer café só é possível devido uma série de legados históricos que começam na primitiva descoberta do fogo. O aperfeiçoamento tecnológico para invenção de veículos não poluentes só é possível a partir de variações e aperfeiçoamentos de descobertas do século XVIII como o motor a vapor.

Pensando dessa forma, levantamos razões óbvias que tornam o conhecimento histórico tão importante quanto os estudos matemáticos e biológicos. Esse raciocínio também permite acrescentar que o estudo de história está ligado à nossa necessidade de orientação diante das carências da vida prática e do tempo presente. Contudo, tal afirmação não esgota as respostas à pergunta referente ao porquê estudar história. Afinal, a preservação de muitos legados do passado, que podem ser úteis para as pequenas e grandes carências do presente, ocorre quase que automaticamente por meio de transmissões geracionais e não depende necessariamente de uma matéria escolar que estuda a história. Desse modo, é importante acrescentar que o estudo da história também está relacionado ao desenvolvimento de uma habilidade cognitiva denominada raciocínio histórico.

Para desenvolver o raciocínio histórico

Recorrendo mais uma vez a comparação entre a história e outras áreas podemos pontuar que se a matemática desenvolve um raciocínio essencial denominado raciocínio matemático (composto pela lógica, estatística, probabilidade, etc.) o estudo de história desenvolve um raciocínio também essencial denominado raciocínio histórico (composto pelo senso de empatia, multiperspectividade, evidência, etc.). O raciocínio matemático é acionado na verificação do troco recebido no mercado, bem como, na construção de um hotel luxuoso de 321 metros de altura na areia do deserto em Dubai. O raciocínio histórico revela as origens e motivos de fatos cotidianos como o porquê da jornada padrão de trabalho ser 8 horas e ajuda a compreender fatos mais profundos como o predomínio de determinada religião em uma sociedade.

Podemos perceber, portanto, que as respostas para a indagação “por que estudar história?” possui níveis de complexidade. Avançando um degrau a mais nesses níveis pontuamos que o estudo de história também está relacionado ao desenvolvimento da consciência histórica.

Para desenvolver a consciência histórica

A consciência histórica é uma constante antropológica, ou seja, é um elemento comum a todo indivíduo em qualquer sociedade humana. Entretanto, possui variações em suas formas de manifestação. Segundo o teórico da história Jörn Rüsen há pelo menos quatro estágios de manifestação da consciência histórica:

  • Tradicional: Nessa forma está embutida a ideia que as coisas boas sobrevivem às mudanças; Quanto mais velho melhor; A permanência faz sentido.
  • Exemplar: Essa forma de manifestação diz respeito à compreensão que os exemplos do passado sempre servem para os problemas do presente. Ou seja, a história é a mestra da vida.
  • Critico: Parte do pressuposto da negação; nada que venha do passado é suficiente; é preciso partir sempre para inovação, para reformulação das instituições, culturas, filosofias e outros legados do passado.
  • Genético: Essa é uma forma de manifestação bastante complexa da consciência histórica. Não há leis prévias e nem pressupostos condicionantes. Dependendo da conjuntura tanto a permanência, como o exemplo ou a negação do passado podem atuar em prol da melhoria, do desenvolvimento e do progresso

Esses estágios da consciência histórica são, metaforicamente, como uma lente. Ou seja, condicionam a leitura da realidade. Quanto mais complexa e desenvolvida uma consciência histórica com mais inteligência e intencionalidade orientamos nossa vida.

Considerações finais

No presente texto pontuamos quatro das possíveis respostas à pergunta “Para que estudar história?”: 1) Para se divertir e entreter com as curiosidades do passado; 2) Para buscar orientação diante das carências da vida prática e do tempo presente; 3) Para desenvolver o raciocínio histórico e 4) Para o desenvolvimento da consciência histórica. Como explicitado, cada uma dessas respostas possui graus de profundidade diferente.

O aspecto lúdico do conhecimento histórico é o convite inicial para uma interessante viagem. Conforme avançamos nessa viagem somos tomados pelo encanto e entusiasmo. Assim como acontece com o mergulhador quando explora as profundas do oceano e o astronauta quando voa pela amplitude do espaço.

Texto de Juliano Mainardes Waiga.

Blog BuscaProfBrasil.

Saiba mais

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    0
    Would love your thoughts, please comment.x