DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

Bingo “Iluminado” da Idade Média: jogo para imprimir

26 de agosto de 2021

9
compartilhamentos

As iluminuras ou miniaturas medievais estão presentes em todas as obras didáticas ilustrando os capítulos sobre Idade Média. De fato, elas constituem um importante documento histórico com informações iconográficas que facilitam a compreensão do estudante sobre a época.

Para além dos temas religiosos, as miniaturas mostram cenas do cotidiano feudal, das vilas e cidades: atividades e ofícios variados, eventos políticos como guerras e cerimônias de vassalagem, festas populares, comércio nas feiras, alunos e professores na escola dos mosteiros etc. Daí as iluminuras serem um recurso didático poderoso para estudar a Idade Média.

CONTEÚDO

O que é iluminura ou miniatura

Iluminura é uma decoração feita à mão para enfeitar um manuscrito. O termo é associado ao uso de prata e ouro na pintura que “iluminava” os textos e as ilustrações. A iluminação era realizada por um “iluminador”, um artista chamado de pictor na Idade Média; seu trabalho era embelezar um texto, uma história, uma oração, um hino.

A iluminura podia ser uma letra ornamental maiúscula que iniciava o texto (“capitular”). Esta era, muitas vezes, ornamentada com imagens muito pequenas de figuras humanas, animais, flores, frutas, chamadas de “miniaturas”. Iluminura e miniatura se confundem e são entendidas, hoje, como se referindo à mesma coisa.

Além da capitular, o texto podia receber outros tipos de iluminuras: cenas pintadas (historiadas) e frisos decorativos nas margens como ramos floridos ou linhas figurativas.

O que é manuscrito iluminado

Manuscrito (do latim manus, “mãos” e scribere, escrever) era um texto escrito à mão e decorado com iluminuras. Foram produzidos na Europa Ocidental entre c. 500 até por volta de 1600 quando a imprensa de Gutenberg levou ao declínio os manuscritos iluminados.

Embora os manuscritos iluminados tenham sido feitos desde os tempos antigos e também por artesãos muçulmanos, o termo é mais comumente usado para se referir às obras produzidas na Europa medieval cristã.

Eles foram produzidos, inicialmente, por monges copistas em abadias. O copista era responsável pela única cópia do texto. À medida que a aristocracia feudal passou a se interessar pelos manuscritos iluminados, sua produção foi comercializada e assumida por livreiros seculares. Eram obras muito caras, levavam meses para serem concluídas e apenas senhores com recursos podiam pagá-las. O tipo mais popular foi o “Livro das Horas”, um livro de orações a serem pronunciadas em determinados meses e momentos do dia.

O jogo Bingo “Iluminado” da Idade Média

O jogo foi elaborado a partir de uma coleção de iluminuras medievais de fontes diversas: Livro de Horas, Bíblias, contos etc. Selecionamos 70 iluminuras com temas variados: trabalho no campo e na cidade, banquetes e caçadas dos senhores, monges e bispos, servos, senhores, cavaleiros, damas etc. Elas abrangem todos os aspectos da Idade Média comumente trabalhados em sala de aula.

As iluminuras foram distribuídas em 10 cartelas ou páginas numeradas. Cada cartela contém 8 iluminuras misturando cenas rurais e urbanas.

Cartela (página 1) com 8 iluminuras. O jogo é composto por 10 cartelas ilustradas diferentes.

O jogo consiste nos alunos identificarem, nas imagens, o enunciado ou pista proferida pelo professor. Por exemplo, o professor anuncia: “Os servos ceifavam o trigo e o feno com uma foice, e depois batiam o trigo para soltar os grãos”. O aluno deve identificar na sua cartela qual a imagem corresponde a essa descrição. A observação atenta da imagem, a identificação dos elementos iconográficos e a compreensão do enunciado são, portanto, habilidades importantes para avançar no jogo.

São 14 enunciados (listados abaixo). É interessante que eles sejam lançados aleatoriamente. Você pode sorteá-los usando dados, fichas ou bolinhas numeradas.

Outra possibilidade, é escrever cada enunciado em uma tira de papel, dobrar até ficar um pequeno volume e colocá-lo em um saco. A cada rodada do jogo, um aluno retira um papelzinho aleatório e entrega para o professor ler o enunciado para a classe.

ENUNCIADOS / PISTAS

  1. O servo fazia todo tipo de serviço como tratar a terra, podar, semear e produzir vinho.
  2. Os servos ceifavam o trigo e o feno com uma foice, e depois batiam o trigo para soltar os grãos.
  3. A colheita de abóboras, a pesca, a tosa dos carneiros e o cuidado dos animais eram outras tarefas dos servos.
  4. Nas ruas da cidade medieval, encontravam-se senhores ricos vendo o comércio, banqueiros trocando moedas, servos vendendo seus produtos rurais e pedreiros trabalhando.
  5. A cidade reunia lojas de produtos variados e profissionais especializados como barbeiro, peixeiro e açougueiro.
  6. Na Idade Média, meninos e meninas aprendiam ofícios como o de padeiro, alfaiate e costureira.
  7. Na Idade Média, a mulher da cidade exercia ofícios diversos, sozinhas ou junto ao homem.
  8. Os senhores se ocupam com guerras, assaltos a castelos e banquetes – despesas que, no final da Idade Média, eram custeadas pelos impostos pagos pelos servos.
  9. Em tempo de paz, os senhores se ocupavam com torneios, caçadas com falcão e cachorros, jogos de xadrez ou a conquista de uma dama.
  10. A vassalagem, a ordenação do cavaleiro e o casamento senhorial serviam para manter alianças políticas e militares, e essas cerimônias eram feitas na presença de bispos ou mesmo do papa.
  11. Nos mosteiros, os monges se ocupavam de diversas atividades entre as quais a produção de vinho, o estudo de música litúrgica, a leitura e reprodução de textos antigos.
  12. A Igreja medieval foi uma grande instituição com poder e riqueza. O alto clero (papa, bispos, cardeais etc.) vivia com luxo e abundância.
  13. Na Idade Média, o ensino era ministrado pelos padres e monges. O professor dava aula sentado enquanto os alunos acomodavam-se no chão apoiando o livro sobre os joelhos.
  14. Os meninos eram levados ao mosteiro para aprender a ler, escrever e contar. A lição de casa era feita sem mesa. Eram comuns os castigos físicos e alguns alunos se revoltavam pisando nos cadernos.

As RESPOSTAS dos enunciados, isto é, as imagens correspondentes a cada enunciado estão disponíveis no material para download.

O material para download contém:

  • 10 cartelas ilustradas (plastifique as cartelas). Arquivo em PDF.
  • 1 folha de respostas do PROFESSOR (com enunciados e respostas). Arquivo em PDF.
  • 1 folha de resposta do ALUNO. Arquivo em PDF.

Faça 10 cópias da folha de resposta do ALUNO. Cada cartela deverá ter a sua folha de resposta.

Preparando a turma para o jogo

Divida a classe em grupos ou duplas. Distribua 1 ou 2 cartelas/páginas ilustradas para cada equipe.

Dê um tempo para os alunos observarem as imagens. Ajude-os, se necessário, a identificarem cenários, figuras, cenas rurais e urbanas, presença de crianças e mulheres, profissões e atividades ilustradas nas iluminuras.

Distribua as folhas de respostas do ALUNO. Cada cartela deve ter 1 folha de resposta. Você precisará imprimir 10 cópias das folhas de respostas do aluno.

Na folha de resposta do aluno estão escritas as regras do jogo. Leia-as para a classe e certifique-se que todos estão cientes das regras.

Jogando o Bingo “Iluminado” da Idade Média

Sorteie o enunciado e leia-o devagar. Repita a leitura.

Comece a contar o tempo (15 segundos) a partir da segunda leitura.

Não escreva o enunciado na lousa. É objetivo do jogo avaliar a atenção do aluno ao comando oral, a compreensão da pista e a interpretação da imagem. Se o aluno quiser, porém, ele pode anotar no caderno as palavras chaves do enunciado.

Ao identificar a imagem correta, a equipe deve gritar Bingo! Página x, imagem y!

Confira se a resposta está correta. Para cada enunciado, há somente uma imagem. Porém algumas imagens podem servir para dois enunciados diferentes.

À medida que as imagens forem sendo encontradas, pode-se marcá-las colocando sobre elas uma ficha ou botão.

A primeira equipe que completar suas cartelas com todas imagens marcadas será a vitoriosa.

Continue o jogo para pontuar o segundo e terceiro colocados.

Habilidades trabalhadas no jogo

  • Ouvir com atenção e compreender o comando oral do professor.
  • Observar e interpretar a imagem identificando grupos sociais da Idade Média, formas de contato, adaptação ou exclusão (EF06HI14).
  • Relacionar o enunciado oral à iconografia identificando figuras, formas de trabalho e papéis sociais na sociedade medieval. (EF06HI15 e EF06HI16).
  • Diferenciar servidão e trabalho livre no mundo medieval (EF06HI17).
  • Identificar nas imagens o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18).
  • Identificar e descrever os diferentes papéis sociais das mulheres na sociedade medieval (EF06HI18).

 

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: