DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Trabalhando séculos e números romanos com o 6º ano

11 de janeiro de 2023

22995
Visitas

43
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 3354 [name] => contagem dos séculos [slug] => contagem-dos-seculos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3354 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 3408 [name] => EF04MA01 [slug] => ef04ma01 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3408 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 3411 [name] => EF05HI08 [slug] => ef05hi08 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3411 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 3409 [name] => EF05MA01 [slug] => ef05ma01 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3409 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 3412 [name] => EF06HI01 [slug] => ef06hi01 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3412 [taxonomy] => post_tag [description] => Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). [parent] => 0 [count] => 12 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 3410 [name] => EF06MA02 [slug] => ef06ma02 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3410 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 4005 [name] => início do ano letivo [slug] => inicio-do-ano-letivo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4005 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 9 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 3353 [name] => numeros romanos [slug] => numeros-romanos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3353 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [8] => WP_Term Object ( [term_id] => 3126 [name] => séculos [slug] => seculos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3126 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [9] => WP_Term Object ( [term_id] => 1326 [name] => tempo [slug] => tempo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1326 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 5 [filter] => raw ) )

Compartilhe

O aprendizado de números romanos é, tradicionalmente, feito pelo componente Matemática e, em geral, realizado antes dos alunos lidarem com esse conteúdo nas aulas de História. Isso significa que o professor de História espera que, quando falar sobre séculos, seus alunos do 6º ano já saibam ler e usar números romanos. Não é contudo o que tem acontecido em muitas situações.

A BNCC de Matemática não tem uma habilidade específica para números romanos no componente de Matemática. Eles estão subentendidos no 4º e 5º anos como habilidade de ordenar números naturais na numeração decimal (que herdamos dos romanos).

  • EF04MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
  • EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Como se nota nos descritores acima, é possível estender essas habilidades para os números romanos, mas não é exigido pela BNCC.

No 6º ano, a habilidade EF06MA02 do componente Matemática estabelece “destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas” de numeração decimal.  Neste caso, espera-se que o nosso colega de Matemática trabalhe os números romanos.

  • EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Em História, a habilidade EF05HI08 permite desenvolver o aprendizado dos algarismos romanos no 5° ano, mas isso não está claramente indicado no descritivo da habilidade. Enfim, nada garante o aluno do 6º ano saiba lidar, com desembaraço, com os números romanos  quando o professor trabalhar a habilidade EF06HI01. Imagine, então, trabalhar uma linha de tempo posicionando séculos decrescentes (a.C.) e séculos crescentes (d.C.).

A dificuldade fica ainda maior para explicar que a datação do século começa no ano 1 e termina em 00. Vem, então, a clássica pegadinha do ano 1500: é século XV ou XVI? O ano 2000 deu início ao século XXI ou terminou o XX?

Um jogo para associar século e data

Uma maneira lúdica de trabalhar a contagem do tempo é por meio de um jogo de cartas. Desenvolvemos um jogo de memória onde a “memória” não é lembrar onde está a carta igual, mas associar o ano ao século correspondente. Um jogo desafiador e que reforça a aprendizagem.

Conheça esse jogo aqui.

Infográfico dos números romanos

No aprendizado da contagem do tempo, é importante que o estudante domine a representação dos algarismos romanos. Para isso, faça uma tabela ou acesse o infográfico “Números romanos” disponível nesse site (baixe aqui). Esse infográfico está incluído no download junto com as atividades.

Esse infográfico está incluído no download junto com as atividades em tamanho A-4

Atividade com anos e séculos

São 7 atividades que exercitam a noção de ordem cronológica e de periodização histórica, associam século e data e aplicam marcadores de tempo (anterior, posterior, contemporâneo).  Acompanham as respostas para o professor e o infográfico dos números romanos.

Para baixar o material, preencha os campos abaixo.

Outros recursos

 

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    0
    Would love your thoughts, please comment.x