O aprendizado de números romanos é, tradicionalmente, feito pelo componente Matemática e, em geral, realizado antes dos alunos lidarem com esse conteúdo nas aulas de História. Isso significa que o professor de História espera que, quando falar sobre séculos, seus alunos do 6º ano já saibam ler e usar números romanos. Não é contudo o que tem acontecido em muitas situações.
A BNCC de Matemática não tem uma habilidade específica para números romanos no componente de Matemática. Eles estão subentendidos no 4º e 5º anos como habilidade de ordenar números naturais na numeração decimal (que herdamos dos romanos).
- EF04MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
- EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Como se nota nos descritores acima, é possível estender essas habilidades para os números romanos, mas não é exigido pela BNCC.
No 6º ano, a habilidade EF06MA02 do componente Matemática estabelece “destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas” de numeração decimal. Neste caso, espera-se que o nosso colega de Matemática trabalhe os números romanos.
- EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Em História, a habilidade EF05HI08 permite desenvolver o aprendizado dos algarismos romanos no 5° ano, mas isso não está claramente indicado no descritivo da habilidade. Enfim, nada garante o aluno do 6º ano saiba lidar, com desembaraço, com os números romanos quando o professor trabalhar a habilidade EF06HI01. Imagine, então, trabalhar uma linha de tempo posicionando séculos decrescentes (a.C.) e séculos crescentes (d.C.).
A dificuldade fica ainda maior para explicar que a datação do século começa no ano 1 e termina em 00. Vem, então, a clássica pegadinha do ano 1500: é século XV ou XVI? O ano 2000 deu início ao século XXI ou terminou o XX?
Um jogo para associar século e data
Uma maneira lúdica de trabalhar a contagem do tempo é por meio de um jogo de cartas. Desenvolvemos um jogo de memória onde a “memória” não é lembrar onde está a carta igual, mas associar o ano ao século correspondente. Um jogo desafiador e que reforça a aprendizagem.
Conheça esse jogo aqui.
Infográfico dos números romanos
No aprendizado da contagem do tempo, é importante que o estudante domine a representação dos algarismos romanos. Para isso, faça uma tabela ou acesse o infográfico “Números romanos” disponível nesse site (baixe aqui). Esse infográfico está incluído no download junto com as atividades.
Atividade com anos e séculos
Grande parte das atividades foi tratada de forma contextual, isso é, usando os séculos em situações históricas reais. Acreditamos que o simples treino de ler os séculos ou de converter número indo-arábico para romano não faz sentido para o aluno que não encontra aplicabilidade desse conhecimento no cotidiano. Mas, nas aulas de História, o aluno vai lidar com o século XIX, XVI, XVIII etc. Por isso, as atividades se concentraram em numerais que o aluno vai encontrar no aprendizado de História.
Para baixar o infográfico e as atividades, preencha os campos abaixo.
Material disponibilizado no download:
- 7 atividades sobre séculos (2 páginas)
- Infográfico em alta resolução, tamanho A4
ATIVIDADES / RESPOSTAS
1) A que número corresponde os algarismos romanos abaixo?
2) O texto abaixo foi escrito por alguém que escreveu os séculos de forma errada. Corrija as frases, colocando os séculos em algarismos romanos. Use o espaço entre parêntesis para isso.
- Quando o espanhol Cristóvão Colombo chegou à América, no século 15 (XV), encontrou populações indígenas que habitavam as ilhas da América Central desde pelo menos o século 8 (VIII).
- O conquistador Fernão Cortez, no século 16 (XVI), ao pisar no território do atual México, conheceu a magnífica capital dos astecas fundada no século 14 (XIV).
- Já o conquistador Francisco Pizarro, ao chegar à América, no mesmo século de Cortez, tomou Cusco, a capital inca fundada no atual Peru em meados do século 13 (XIII).
3) Faça uma linha do tempo colocando em ordem cronológica os 6 acontecimentos citados no texto da questão anterior.
4) Citando os fatos marcados na linha de tempo acima (questão 3), faça o que se pede.
a) Escreva uma frase usando a palavra “anterior”.
- R.: A fundação de Cusco foi anterior à fundação da capital asteca. A fundação de Cusco foi anterior à chega de Cortez e de Pizarro.
b) Escreva uma frase usando a palavra “posterior”.
- R.: A fundação da capital asteca foi posterior à fundação da capital inca. A chegada de Cortes ou Pizarro foi posterior à fundação da capital asteca.
c) Escreva uma frase usando a palavra “contemporâneo(a)”.
- R.: A conquista dos astecas e dos incas foi contemporânea. Cortez e Pizarro foram contemporâneos.
5) Em que séculos ocorreram os fatos históricos abaixo?
6) Coloque os anos e séculos da questão anterior em ordem cronológica, nos quadros abaixo.
7) A que período histórico corresponde os fatos da questão anterior? Responda preenchendo o friso cronológico abaixo.
Saiba mais
- Associar séculos e anos: jogo de memória para imprimir.
- Avaliação dignóstica – 6° ano
- História: introdução aos estudos históricos (Banco de questões).