DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Executados os líderes da Conjuração Baiana

08 de novembro de 1799

4482
Visitas

14
compartilhamentos

Acessibilidade

Compartilhe

Em 8 de novembro de 1799, na cidade de Salvador, Bahia, foram executados na forca quatro líderes da Conjuração Baiana, movimento emancipacionista e republicano que fora descoberto em agosto do ano anterior. A execução ocorreu na Praça da Piedade, cercada por tropas militares e diante do povo que se reuniu para assistir. Havia banda de cornetas e tambores. Por volta das onze horas, os presos foram levados à forca com as mãos algemadas nas costas.

  • BNCC: 8º ano. Habilidade: EF08HI05, EF08HI11

Foram enforcados, na seguinte ordem: o soldado Lucas Dantas, o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento. Um quinto condenado, o ourives Luís Pires, conseguiu fugir e nunca foi encontrado.

Os corpos foram esquartejados e as cabeças e mãos ficaram expostas durante cinco dias em diferentes pontos da cidade para servirem de exemplo à população. Devido ao calor intenso, um cheiro de podridão espalhou-se pela cidade que ainda foi tomada pelos urubus. Os despojos foram, depois, recolhidos pela Santa Casa de Misericórdia e sepultados em lugar desconhecido.

Os demais envolvidos foram condenados a 500 chibatas no pelourinho, (na época, no Terreiro de Jesus) e depois conduzidos para assistir a execução dos líderes. Ao final, foram enviados em degredo para a África em locais fora dos domínios de Portugal.

Em 2011, por decreto presidencial, os condenados da Conjuração Baiana foram declarados heróis nacionais.

Fonte

  • Heróis negros do Brasil. Bahia, 1798, a Revolta dos Búzios. Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura, Bahia, 2011.
  • NEVES, Guilherme Pereira das. Conjuração dos Alfaiates. In: VAINFAS, Ronaldo. Dicionário Histórico co Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 141-2.
  • JANCSÓ, István. Na Bahia, contra o Império. São Paulo: Hucitec, 1996.

Saiba mais

Abertura

  • Ilustração de João Teófilo, capa da Revista de História da Biblioteca Nacional, ed. 118, julho 2015.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: