DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Armistício de Compiègne: fim da I Guerra Mundial

11 de novembro de 1918

4851
Visitas

8
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Em 11 de novembro de 1918, um armistício pôs fim à Grande Guerra ou I Guerra Mundial (1914-18). Às 5h da manhã, a Alemanha assinou o armistício de Compiègne e, às 11h, entrou em vigor o cessar-fogo. Naquele momento, apesar dos Aliados (Entente) ainda possuírem amplo suprimento bélico e humano para invadir a Alemanha nenhuma força aliada havia sequer se aproximado da fronteira alemã, estando a 720 km de Berlim. Os exércitos alemães se retiraram do campo de batalha em ordem.

Esses fatores permitiram que o governo e as autoridades alemães divulgassem a história de que seus exércitos não haviam sido realmente derrotados nem estavam incapacitados de lutar. Isso resultou na “lenda da punhada pelas costas” que atribuía a derrota à sabotagem de socialistas, bolcheviques (comunistas) e judeus – versão usada por Hitler para arregimentar apoiadores para o nazismo.

A I Guerra Mundial devastou a Europa como nenhuma outra guerra até então. Tirou a vida de 9 milhões de soldados e deixou 21 milhões de feridos, entre os quais, 6 milhões de mutilados. A fome, as doenças e as epidemias provocadas pela guerra mataram outras milhões de pessoas em todo mundo. Os dois países mais afetados foram Alemanha e França, cada um enviou para os campos de batalha cerca de 80% de sua população do sexo masculino, com idades entre 15 e 49 anos.

  • BNCC 9° ano. Habilidade: EF09HI10

Saiba mais

Abertura

“Gassed”, tela de John Singer Sargent, 1919, Museu Imperial da Guerra, Londres.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: