DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Os “14 Pontos” de Wilson

08 de janeiro de 1918

11692
Visitas

399
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Em 8 de janeiro de 1918, o presidente democrata Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, apresentou seu programa dos Quatorze Pontos para acabar com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A proposta de Wilson sistematizava suas ideias já tornadas públicas em abril de 1917, antes dos Estados Unidos entrarem em guerra. Defendia uma “paz sem vencedores ou vencidos” que garantisse “tornar o mundo seguro para a democracia”. Afirmava que se a autodeterminação das grandes nações fosse a base para a paz, então aquele seria o último conflito, “uma guerra para acabar com todas as guerras”.

Essas ideias foram incorporadas em seus Quatorze Pontos.

Os primeiros cinco pontos, de importância geral, defendiam o fim dos acordos secretos, a liberdade de navegação nos mares, o livre comércio, a redução dos armamentos e o direito dos povos colonizados à autodeterminação.

Os pontos 6, 7, 8 e 11 falavam em evacuação das tropas alemães da Rússia, da Bélgica, dos Balcãs e da França (incluindo a região contestada da Alsácia-Lorena).

O 9º ponto defendia o reajuste das fronteiras italianas dentro dos limites nacionais.

Os pontos 10, 12 e 13 reconheciam a autonomia e independência da Áustria-Hungria, da Turquia e da Polônia.

O 14º ponto, refletindo o idealismo do presidente norte-americano, anunciava a criação de uma Liga das Nações com o objetivo de dar garantias mútuas de independência política e integridade territorial aos Estados.

Apesar do idealismo de Wilson, os termos acordados pelos vitoriosos no tratado de Versalhes, em 1919, foram duros com a Alemanha: a soberania e autodeterminação da nação alemã foi arrasada. O país, considerado culpado pela guerra foi forçado a desmantelar suas forças armadas, entregar a maior parte de sua frota mercante e a concordas com extensas reparações de guerra.

O impacto do acordo para a Alemanha plantou a semente da Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações, por sua vez, mostrou-se incapaz de equilibrar os interesses nacionais na arena internacional, especialmente sem a participação dos Estados Unidos que, apesar dos esforços de Wilson, nunca se juntaram à organização.

  • BNCC 9° ano. Habilidade: EF09HI10

Saiba mais

Abertura

  • It’s the only way out, Wilhelm!” (É a única saída, Guilherme!), diz a caricatura mostrando o Kaiser alemão diante dos 14 Pontos de Wilson, caricatura de EA Bushenll, Review of Reviews, v. 58, n. 4, outubro de 1918.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: