Em 26 de janeiro de 1926, o engenheiro escocês John Logie Baird apresentou a primeira sessão de televisão real por meio de um equipamento capaz de transmitir imagens a distância. A apresentação foi feita no laboratório do inventor, em Londres, para os membros da Royal Institution.
Era apenas uma pequena imagem animada em preto e branco e formada por 30 linhas verticais, mas era possível distinguir claramente a silhueta de uma figura transmitida de um transmissor localizado na sala ao lado.
A invenção de John Bair foi o resultado de uma cadeia de inovações iniciadas em 1875 com o americano George R. Carey, e depois com o alemão Paul Nipkow que, em 1883, patenteou o “telescópio eletrônico”. A palavra televisão apareceu antes de seu invento, durante a Exposição Universal de Paris em 1900.
Pouco antes de John Baird, os americanos Vladimir Zworykin e Charles Francis Jenkins também desenvolveram equipamentos para transmissão de imagem.
Finalmente, em 30 de setembro de 1929, em associação com a BBC (rádio britânica) foram realizadas as primeiras transmissões regulares televisionadas do transmissor de Daventry. Por essa época, o incansável John Baird já estava fazendo os primeiros testes de televisão a cores.
Saiba mais
- Lançado o primeiro filme falado
- Primeira projeção pública de cinema
- Primeira transmissão de voz por telefone
- Lançado o primeiro carro popular
- Primeiro programa de televisão colorido: “Os Jetsons”
- Lançado o primeiro balão de Santos Dumont
- Primeiro voo de um dirigível no Rio de Janeiro
- Descoberta da penicilina: o primeiro antibiótico
- Nikola Tesla, o genial mestre dos raios
- Gutenberg lega a imprensa à humanidade
- Mecanismo de Anticítera: o computador mais antigo do mundo