DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Levante Comunista de 1935, RJ

27 de novembro de 1935

3159
Visitas

11
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 27 de novembro de 1935, foi deflagrado, no Rio de Janeiro, o levante conhecido como Intentona Comunista ou Revolta Vermelha de 35 contra o governo de Getúlio Vargas. O movimento já havia eclodido em Natal (entre os dias 23 e 25) e em Recife (dia 25), mas foi na capital do país que teve maior repercussão.

A conspiração político-militar foi realizada pelo PCB (na época, Partido Comunista do Brasil) em nome da Aliança Nacional Libertadora e liderada por Luís Carlos Prestes, capitão do Exército e líder tenentista convertido ao comunismo. O levante estava articulado com a direção da Internacional Comunista que tinha entre seus integrantes, Olga Benário, companheira de Prestes.

Os insurgentes lutavam contra as oligarquias, o imperialismo e o autoritarismo. Reivindicavam o não pagamento da dívida externa, a nacionalização das empresas estrangeiras, a reforma agrária e o combate ao fascismo.

O movimento foi rapidamente reprimido e os envolvidos foram presos. Desconhece-se o número de mortos. O Exército lista 32 mortos do 3o. Regimento de Infantaria, mas é possível que uma centena tenha falecido. No ano seguinte, Prestes perdeu a patente de capitão e ficou nove anos na prisão. Sua companheira, Olga Benário, estava grávida e foi deportada e morta no campo de concentração nazista Ravensbrück. A criança, Anita Leocádia Prestes, nascida em uma prisão na Alemanha, foi resgatada pela mãe de Prestes.

A repressão ao movimento levou o Congresso Nacional a decretar o Estado de Guerra, o que preparou o caminho para que Getúlio Vargas, desse o golpe que implantou a ditadura do Estado Novo, em 1937.

  • BNCC: 9º ano. Habilidade: EF09HI05, EF09HI06, EF09HI09

Abertura

  • Monumento aos Soldados Mortos na Intentona Comunista de 1935, Urca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: