DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Deposição do presidente Washington Luís

24 de outubro de 1930

4717
Visitas

4
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Compartilhe

Em 24 de outubro de 1930, o presidente da República, Washington Luís, foi deposto pelos militares, vinte e um dias antes do término de seu mandato. Saiu preso do Palácio do Catete, Rio de Janeiro, acompanhado do Cardeal-Arcebispo Sebastião Leme e conduzido ao Forte de Copacabana.

O movimento armado que culminou com o golpe de Estado foi chamado de Revolução de 30, termo hoje discutido pelos historiadores na medida em que não houve uma ruptura entre o setor cafeeiro e o governo federal, mas uma troca de elite do poder.

Washington Luís preso sendo conduzido ao Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Washington Luís preso sendo conduzido ao Forte de Copacabana, Rio de Janeiro.

Antecedentes imediatos

Em 1929, Washington Luís apoiou para sua sucessão o paulista Júlio Prestes e o baiano Vital Soares como candidatos a presidente e vice-presidente. A decisão frustrou a expectativa de eleição de um mineiro à presidente, pois rompia com a política do “café-com-leite”.

Os presidentes (como eram chamados, então, os governadores) de dezessete estados apoiaram o candidato indicado por Washington Luís. Apenas os presidentes de três estados – Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba – negaram apoio ao candidato Júlio Prestes. (A bandeira da Paraíba traz a expressão “nego” em lembrança a esse episódio).

Os presidentes destes três estados e políticos de oposição de diversos estados se uniram para formar a Aliança Liberal e lançaram Getúlio Vargas (do Rio Grande do Sul) candidato a presidente da República, e João Pessoa (da Paraíba) candidato a vice-presidente.

Realizadas as eleições, em 1 de março de 1930, saiu-se vitorioso o candidato governista Júlio Prestes. A oposição protestou denunciando fraude eleitoral. Surgem boatos sobre uma possível revolução, desmentidos por Getúlio Vargas e outras lideranças da Aliança Liberal.

O golpe de 1930

Um movimento insurgente no município de Princesa, na Paraíba que, segundo a oposição, havia sido instigado pelo Governo Federal contra João Pessoa, resultou no assassinato de João Pessoa, no dia 26 de julho de 1930. O fato foi o estopim que deflagrou a mobilização armada dos partidários de Getúlio e da Aliança Liberal.

Em 24 de outubro de 1930, os ministros militares depuseram Washington Luís, que é preso. Ele saiu do Palácio do Catete acompanhado do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Sebastião Leme e levado para o Forte de Copacabana. Uma junta militar assumiu a presidência, entregando-a a Getúlio Vargas no dia 3 de novembro de 1930.

Washington Luís foi exilado, vivendo muitos anos nos Estados Unidos e posteriormente na Europa. Regressou ao Brasil em 1947, recusando-se a voltar à política.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram