Criado o programa de rádio “A Hora do Brasil”

22 de julho de 1935

4
compartilhamentos

Em 22 de julho de 1935, o presidente Getúlio Vargas criou o programa A Hora do Brasil que deveria ser transmitido por todas as estações de rádio, de segunda à sexta-feira (exceto feriado), das 19h às 20h. O programa tinha o objetivo de divulgar os principais acontecimentos do país e, principalmente, os atos do presidente da República.

Em 1939, A Hora do Brasil passou a ser produzida pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e incluía, além dos atos do Poder Executivo, uma programação cultural com músicas brasileiras, comentários sobre arte popular e pontos turísticos do país, e “recordações do passado” em que se exaltavam os heróis nacionais. Todas as quintas-feiras eram transmitidas palestras de 10 minutos dirigidas aos trabalhadores.

A partir de 1946, o programa passou a se chamar A Voz do Brasil, nome que mantém até hoje, e foram incluídas notícias do Poder Legislativo. Em 1972, o foco do noticiário deixou de se concentrar nos atos dos três poderes e passou a tratar de temas cotidianos, com ênfase nas notícias policiais e no esporte.

Saiba mais

Abertura

  • Jornal Gazeta de Notícias, de 23/7/1935

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: