DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Anexação do Acre ao Brasil

17 de novembro de 1903

19220
Visitas

201
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 17 de novembro de 1903 foi assinado o Tratado de Petrópolis entre o Brasil e a Bolívia pelo qual o território do Acre, então pertencente à Bolívia, foi incorporado ao território brasileiro, uma área de aproximadamente 189 mil km2.  Como compensação, a Bolívia recebeu 2 milhões de libras esterlinas. O tratado foi redigido pelo Barão do Rio Branco (José da Silva Paranhos Jr.), ministro do Exterior do Brasil do então presidente Rodrigues Alves.

A Bolívia recebeu também a garantia perpétua de liberdade de navegação fluvial do rio Madeira até o Atlântico. O Brasil se comprometeu a construiu uma ferrovia para que os bolivianos pudessem fazer o escoamento de sua produção pelo rio Amazonas. Após quase sete anos de construção, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ficou pronta em 1912 a um custo mais elevado do que a compra do Acre. Os cerca de 60 mil homens que trabalharam na obra, conviveram com doenças como a malária, a febre amarela e a disenteria, o que motivou mais de 10 mil mortes e 30 mil internações. Percival Farquhar, empreendedor estadunidense responsável pela construção da ferrovia, contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região.

O Tratado de Petrópolis pôs fim à Guerra do Acre (1899-1903) onde brasileiros invasores disputaram com os bolivianos a extração do látex. Estabelecia, também, as fronteiras entre Brasil e Bolívia compensando a anexação do Acre por meio da cessão de pequenos territórios do atual Mato Grosso. O Brasil se obrigava, também, a demarcar a nova fronteira com o Peru.

Abertura

  • Inauguração de trecho da ferrovia Madeira-Mamoré, 1912. A ferrovia tinha, ao todo, 366 km na Amazônia, ligando Porto Velho (RO)  a Guajará-Mirim (RO), na fronteira com a Bolívia. Ela operou de 1912 a 1972.  A ferrovia foi a segunda grande obra de engenharia civil estadunidense fora dos EUA, depois do Canal do Panamá.

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: