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“Terror e misérias no Terceiro Reich”: o nazismo no teatro de Brecht

25 de março de 2021

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Em 1933, Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Suprimiu as liberdades e as instituições democráticas e instaurou uma ditadura ainda mais violenta que o fascismo da Itália, instalado havia onze anos. O Estado passou a controlar toda a nação e impôs sua presença policial-militar nos meios de comunicação, na economia, no trabalho, nas artes, na educação. Interferiu até no convívio familiar como mostra uma cena da peça Terror e misérias no III Reich, de Bertolt Brecht, em que um professor de História sente a opressão do nazismo na escola e na vida doméstica.

(No final do artigo, sugestão para trabalhar a peça em sala de aula.)

Bertolt Brecht, o autor

Bertolt Brecht

Bertolt Brecht em entrevista, 1947.

Desde a década de 1920, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) já era conhecido por seu teatro renovador e marxista com peças como O Casamento do Pequeno BurguêsTambores na Noite e A Ópera dos Três Vinténs. Com a eleição de Hitler, Brecht saiu da Alemanha exilando-se primeiro na Áustria, depois Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra, Rússia e, finalmente nos Estados Unidos.

No exílio recebia notícias do que acontecia na Alemanha por meio de jornais, rádio ou informações passadas pela resistência alemã. O material coletado inspirou-lhe escrever, entre 1935 e 1938, Terror e Misérias no III Reich, quando Brecht vivia na Dinamarca.

Seus textos e montagens tornaram-no conhecido mundialmente. Brecht é um dos escritores fundamentais deste século: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização e politização.

A intenção de Brecht é simples e direta: provocar o espectador para refletir e transformar a realidade.

Terror e misérias no  III Reich: um painel do nazismo

Terror e misérias no III Reich apresenta um painel da repressão e do terror nazista em 35 cenas curtas que denunciam os efeitos desse regime no cotidiano do povo alemão. São cenas de julgamentos, da vida de trabalhadores socialistas e comunidades judaicas e da vida escolar da juventude hitlerista onde se percebe, em cada diálogo, o medo de uma sociedade sufocada pelo nazismo de Hitler.

As cenas são aparentemente desconexas e independentes, mas cada uma delas mostra uma faceta do nazismo. Foi encenada pela primeira vez em Paris, em 1938. Em seguida em Londres, Estocolmo e Nova York.

O trecho que selecionamos, “O espião” (cena X) abre-se com o narrador alertando para a inversão de papéis na sociedade nazista: o aluno ensina o professor a se alinhar às normas do regime, o filho denuncia o próprio pai. Cada criança é um espião em potencial.

Ei-los: os Senhores Professores estão aprendendo a marchar. O nazistinha puxa-lhes as orelhas e lhes ensina a posição de sentido. Cada aluno um espião. Não precisam saber nada do mundo ou do universo. Mas é interessante informar: o que, de quem e quando. Aí vêm as criancinhas. Elas buscam o carrasco e o trazem para casa. Delatam o próprio pai, chamam-no de traidor. E ficam olhando, quando levam o velho de mãos e pés algemados. (BRECHT, 1978)

Inicia-se a cena onde estão pai, mãe, filho e a empregada servindo o café. O casal discute sobre política e o marido faz críticas ao regime insinuando que nele existe corrupção. Dão-se conta, então, que o filho não está mais presente na sala e se apavoram com a possibilidade do garoto denunciá-los.

“MULHER – E se ele for contar? Sabe o que ensinam aos garotos na Juventude Hitlerista? Eles são abertamente estimulados a contar tudo o que ouvem em casa. Não deixa de ser estranho ele ter saio daqui tão de mansinho”. (BRECHT, 1978)

A demora do garoto em aparecer faz aumentar o medo do casal. Eles se lembram do Fiscal de Quarteirão, um agente nazista, a quem os vizinhos adulam com presentes para não serem ameaçados. A empregada é filha do Fiscal e ela também pode denunciá-los.

O telefone toca e eles têm medo de atender. Desesperam-se e correm pela casa para buscar objetos que os identifique como seguidores do nazismo: condecorações militares, retrato de Hitler, etc.

Neste momento a mulher pergunta ao marido se não havia nada contra ele no colégio. É quando sabemos que se trata de um professor de História obrigado a ensinar a História Alemã segundo a versão nazista.

O casal escuta passos na escada e batidas na porta. O desespero transforma-se em pavor. É a cena final, cujo clímax nos deixa perplexos e nos incita a refletir sobre os horrores de um regime não democrático que suprime a liberdade de pensamento e expressão, condena a pluralidade de ideias e enquadra a população nos mesmos pensamentos e interesses impostos pelo Estado.

O nazismo no teatro de Brecht

“Terror e miséria no 3º Reich”, por alunos da Escola Yllana de Teatro, Espanha, 2014.

Trabalho escolar com o texto de Brecht

A cena “O espião” da peça Terror e Misérias do Terceiro Reich é perfeita para trabalhar em sala de aula na forma de uma leitura dramática ou mesmo uma encenação teatral.

O trecho é curto, possui apenas 4 personagens (mulher, marido, filho e empregada) e os diálogos estão carregados de significados que estimulam o debate em sala de aula sobre os efeitos do nazismo no âmbito familiar.

O fragmento da cena “O espião” está disponível no site STUD HISTÓRIA, juntamente com orientações para aplicar a dinâmica. Clique no botão abaixo para ser encaminhado ao recurso.

BOTÃO PARA REMETER AO SH

Outros recursos relacionados

Para saber mais

Fonte

  • BRECHT, Bertolt. Terror e misérias no III Reich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 70-83.
  • HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

 

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