DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Queima de livros na Alemanha nazista

10 de maio de 1933

2190
Visitas

12
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Em 10 de maio de 1933, ocorreu em Berlim a Bücherverbrennung, a queima de livros considerados “nocivos” pelo regime nazista. Outras queimas ocorreram nas semanas seguintes, em Berlim e outras cidades, sempre com a presença de multidões, polícia, bombeiros e autoridades. As queimas tinham dia e hora marcada, eram abertas com discursos inflamados e acompanhadas de bandas de música reforçando seu caráter ritualístico de propaganda do regime nazista.

Bibliotecas e livrarias foram saqueadas e milhares de livros removidos. Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. A ação contou com forte colaboração da União Nacional dos Estudantes Alemães. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelo diretório nacional de estudantes.

Entre os livros queimados pelos Nazistas, contavam-se obras de autores falecidos e contemporâneos perseguidos pelo regime, muitos deles já tendo emigrado. Na lista, estavam, entre outros: Thomas Mann, Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Erich Maria Remarque, Sigmund Freud, Albert Einstein e Karl Marx.

A opinião pública e a intelectualidade alemãs ofereceram pouca resistência à queima, minimizando os atos como resultado do “fanatismo estudantil”. A campanha recebeu, inclusive, apoio de reitores e professores.

“Biblioteca Vazia”, memorial subterrâneo criado por Micha Ullman na Bebelplatz, em Berlim, onde ocorreu a queima de livros em 1933. O memorial consiste em uma janela na superfície da praça, sob a qual estantes vazias são iluminadas. Uma placa de bronze traz uma citação de Heinrich Heine: “Onde os livros são queimados, no final serão as pessoas queimadas.” O memorial foi inaugurado em 1995.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: