DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

Assassinato de John Lennon, EUA

08 de dezembro de 1980

1
compartilhamentos

Na noite de 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado com cinco tiros na porta do edifício Dakota onde morava, em frente ao Central Park em Nova York por um fã, David Chapman de 25 anos, que horas antes havia pedido um autógrafo do ídolo. Mais tarde o assassino revelou que matou o cantor obedecendo vozes que lhe ordenavam a cometer o crime.

John Lennon foi um dos fundadores da banda britânica The Beatles, em 1960, em Liverpool, Reino Unido. Junto com Paul McCartney formou uma das mais importantes duplas de compositores do século XX. Com a saída de Paul McCartney em 10/4/1970, a banda se desfez.

Ao lado de Yoko Ono, sua companheira, John Lennon se envolveu em vários eventos políticos, tendo por objetivo a promoção da paz, os direitos das mulheres e dos trabalhadores, e o fim da Guerra do Vietnã. Em novembro de 1980, o casal gravou o álbum “Double Fantasy” – o primeiro após cinco anos sem gravar. Lennon foi assassinado quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

David Chapman esperou do lado de fora do edifício e assim que o músico entrou no edifício, sacou a arma e disparou 5 tiros nas costas de Lennon. O assassino permaneceu no local esperando os policiais chegarem. Ao ser preso, pediu desculpas pelo “transtorno que havia causado”. Foi condenado à prisão perpétua e permanece preso numa cela separada dos demais condenados, devido a ameaça de morte.

A canção Imagine,  escrita e interpretada por John Lennon no álbum com o mesmo nome, gravado em 1971, tornou-se hino pela paz mundial. Ela convida ouvinte a imaginar um mundo em paz, sem barreiras nas fronteiras ou divisões de religiões e nacionalidades e a viver uma vida desapegada de bens materiais.

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: