DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Lançado o Facebook, a rede social de maior impacto mundial

04 de fevereiro de 2004

6054
Visitas

10
compartilhamentos

Acessibilidade

Em  4 de fevereiro de 2004, a rede social virtual Facebook foi lançada pelos estudantes Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes – colegas de quarto da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O nome Facebook era familiar aos alunos: era como se chamava o livro de fotos distribuído pelas universidades americanas, no início do ano letivo, para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros.

No começo, a rede era restrita a estudantes de Harvard, mas depois foi expandida para outras faculdades dos Estados Unidos. A seguir, participaram estudantes do ensino médio e, na sequência, qualquer pessoa com mais de 13 anos.

O projeto se expandiu para o mundo todo e, em junho de 2022, o Facebook atingiu a marca de 2,9 bilhões de contas ativos. Está disponível em mais de 100 idiomas. A receita do Facebook vem da publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias e grupos patrocinados.

Página do Facebook de 2005.

Durante sua existência, o Facebook sofreu vários ataques de hackers como o ocorrido em 2005 pelo estudante americano Chris Putnam que, com a ajuda de alguns companheiros, criou um worm capaz, entre outras coisas, de converter os gráficos dos perfis do Facebook. Posteriormente, a rede social sofreu ataques mais pesados, o que prejudicou a segurança das contas de muitos usuários: em 2013, 318 mil senhas de acesso foram roubadas, enquanto em 2015 o servidor permaneceu inativo por quase uma hora.

Em março de 2018, o Facebook foi alvo da denúncia do vazamento de dados: cerca de 87 milhões de usuários tiveram seus dados vendidos para a empresa Cambridge Analytica. As informações foram usadas para o marketing político da campanha presidencial de Donald Trump (EUA) e para a votação pró-Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).

O Facebook também foi processado várias vezes envolvido em diversas controvérsias ligadas a privacidade dos usuários, roubo de identidade, falsas identidades usadas por indivíduos para intimidar, chantagear e obter dados de pessoas, segurança de crianças que podem ser facilmente vigiadas por predadores tendo acesso inclusive a fotos. Há, também, muitas criticas sobre a incapacidade de encerrar contas sem que o Facebook retenha os dados pessoais do usuário. Em 2008, muitas empresas removeram sua publicidade do site.

Redes sociais mais populares por país (2019).

O sucesso do Facebook levou outros países a criarem as suas redes sociais. Atualmente as mais populares são:

VK, abreviação de VKontakte: é um serviço russo de mídia e rede social sediado em São Petersburgo. O VK está disponível em vários idiomas, mas é usado predominantemente por falantes de russo.

 OK (abreviação de Odnoklassniki) é um serviço de rede social usado na Rússia e nas antigas repúblicas soviéticas. O site lançado em 4 de março de 2006 e é a segunda rede social mais popular da Rússia, atrás do VK, mas à frente do Facebook, que está em terceiro lugar.

Qzone: site de rede social sediada na China, criada em 2005. A maioria dos recursos do Qzone não é gratuita; somente depois de comprar o “Canary Yellow Diamond” os usuários podem acessar todos os serviços sem pagar mais. Em 2014, o Qzone tinha 645 milhões de usuários.

Instagram (também conhecido como IG ou Insta): serviço de rede social de compartilhamento de fotos e vídeos pertencente ao Facebook. Foi lançado em outubro de 2010 exclusivamente para iOS, e em 2012, para o Android. Atualmente, o site possui mais de 200 milhões de usuários registrados e 45 milhões de visitantes únicos diários.

Twitter:  lançado em julho de 2006 nos Estados Unidos tinha como objetivo inicial funcionar como uma espécie de “SMS da internet” com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. O nome em inglês significa gorjear. A ideia é que o usuário está “piando” pela internet. Em novembro de 2017, a empresa aumentou o limite de 140 para 280 caracteres para cada postagem (ou tweet). Está disponível em 37 idiomas.

Facebook hoje

Embora alguns acreditem que o Facebook no Brasil tornou-se obsoleto, os dados provam o contrário. O Facebook ainda é muito marcante no cotidiano do brasileiro.

De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.

Em 2023, outro salto: o Facebook atingiu a impressionante marca de 3,08 bilhões de usuários ativos mensais. O número equivale a cerca de 40% da população mundial, que tem aproximadamente 8 bilhões de pessoas.

Os números se tornam ainda mais incríveis se lembrarmos que 2,7 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à internet e o Facebook é proibido na China, com 1,4 bilhão de habitantes.

Dados da pesquisa da Statista divulgados em janeiro de 2023 indicam quais são as redes sociais mais populares do mundo:

  1. Facebook: 3,08 bilhões de usuários
  2. YouTube: 2,5 bilhões de usuários
  3. WhatsApp: 2 bilhões de usuários
  4. Instagram: 2 bilhões de usuários
  5. WeChat: 1,3 bilhão de usuários
  6. TikTok: 1,05 bilhão de usuários

No Brasil, as 10 redes sociais mais usadas em 2023 são:

  1. WhatsApp: 169 milhões
  2. YouTube: 142 milhões
  3. Instagram: 113 milhões
  4. Facebook: 109 milhões
  5. TikTok: 82 milhões
  6. Linkedin: 63 milhões
  7. Messenger: 62 milhões
  8. Kwai: 48 milhões
  9. Pinterest: 28 milhões
  10. Twitter: 24 milhões

Fonte

  • Veja o ranking: Facebook atinge 3 bilhões de usuários e se torna a rede mais popular do mundo. 27  julho 2023.
  • Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023. Resultados digitais, 16 março 2023.
  • Facebbok alcança marca dos 3 bilhões de usuários mensais pela primeira vez. UOL, 28 juho 2023.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: