DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Eleito presidente do Chile o socialista Salvador Allende

03 de novembro de 1970

2829
Visitas

3
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 3 de novembro de 1970, Salvador Allende foi eleito presidente do Chile. Foi o primeiro chefe de Estado socialista marxista da América a chegar ao poder através de eleições gerais num estado democrático de direito. Allende acreditava na via eleitoral da democracia representativa e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.

Seu governo era apoiado pela Unidade Popular, uma coalizão de partidos de esquerda. Seu projeto político, “via chilena para o socialismo”, incluía a nacionalização do cobre, o principal produto de exportação do país, a nacionalização de indústrias e bancos, e o aprofundamento da reforma agrária iniciada por seu antecessor, Eduardo Frei Montalva.

Allende

Salvador Allende desfila pelas ruas de Santiago após receber a faixa presidencial, novembro de 1970.

  • BNCC: 9 ano. Habilidade: EF09HI28, EF09HI29

O Estado chileno chegou a controlar 60% da economia do país e passou a sofrer forte oposição de grupos direitistas e da maioria da classe média chilena. Em pleno período da polarização ideológica da Guerra Fria, sofreu com a intervenção persistente por parte dos Estados Unidos de Richard Nixon e da Agência Central de Inteligência (CIA) para derrubar o governo da Unidade Popular.

A CIA financiou grupos chilenos como a organização “Patria y Libertad” e o jornal “El Mercurio” para fazerem oposição cerrada a Allende. O governo Nixon impôs um severo bloqueio econômico que impediu o Chile de obter empréstimos internacionais ou bons preços para o cobre.

Em 1973, a inflação chegou a 381%, os produtos básicos de consumo desapareceram das prateleiras, o desemprego elevou-se enquanto a produção e a moeda de então, o Escudo Chilena, caíram de forma vertiginosa.

Em 11 de setembro de 1973, depois de mil dias de governo, Salvador Allende foi derrubado por um golpe de Estado em que participaram as Forças Armadas e o corpo de Carabineros, instituição policial que integra as Forças de Ordem e Segurança.

Palácio de la Moneda bombardeado, 11 de setembro de 1973.

O Palácio de la Moeda, sede da presidência da República, foi atacado por aviões e tanques. Allende se suicidou ou foi assassinado pelas tropas invasoras. Formou-se uma junta militar (Conselho do Chile) que indicou o general Augusto Pinochet como representante do Exército para governar o país.

A 17 de Junho de 1974, Pinochet assumiu formalmente o cargo de Chefe Supremo da Nação. Em 1981, ele se autoproclamou presidente da República do Chile para um mandato de oito anos. Iniciava a ditadura militar chilena que se estendeu até 11 de março de 1990.

Artigo relacionado:

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: