O que é Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento de ideias desenvolvido essencialmente no século XVIII e que acabou levando ao fim do Antigo Regime e aos movimentos de independência das colônias na América.
A ideia de liberdade política é relativamente nova no mundo. Ela surgiu no final do século XVII com o pensamento do filósofo inglês John Locke. À época de Locke, a Inglaterra passava por grandes mudanças políticas. O rei Carlos I foi decapitado e assumiu o poder Oliver Cromwell que instalou uma república, a primeira e única da Inglaterra até os dias de hoje.
Alguns anos depois, a chamada Revolução Gloriosa (1688), na Inglaterra, obrigou o rei Guilherme III a jurar obediência à Declaração de Direitos (Bill of Rigths) que limitava o poder real, ampliava os poderes do Parlamento e garantia as liberdades individual e de imprensa.
Vivendo em pleno contexto dessas mudanças, John Locke escreveu sua teoria política “Segundo Tratado do Governo Civil” (1689) onde afirmava:
- todos os seres humanos são, por natureza, livres, iguais e independentes,
- o poder político só é legítimo quando respeita a vontade popular.
As ideias de Locke eram revolucionárias e são consideradas precursoras do Iluminismo. Porém, limitaram-se à Inglaterra já que, no resto da Europa, o absolutismo continuava sendo a forma de governo adotada pelas monarquias.
- BNCC: 7º ano. Habilidade: EF07HI07, EF07HI17
- BNCC: 8º ano. Habilidades: EF08HI01
Antigo Regime
O período de domínio do absolutismo monárquico, da sociedade estamental e da economia mercantilista foi chamado pelos historiadores de Antigo Regime, e vigorou na Europa entre os séculos XVI e XVIII.
O rei absolutista concentrava todos os poderes: legislar, executar, julgar e comandar o exército. Na França, o absolutismo baseava-se na teoria do poder de origem divina segundo a qual o direito de governar fora concedido por Deus. Luis XIV, rei da França, foi um dos maiores representantes da monarquia absolutista.
O poder do rei estendia-se às atividades econômicas do reino: era a chamada economia mercantilista caracterizada pelo intervencionismo e protecionismo.
A sociedade europeia vivia, então, sob uma enorme desigualdade social, dividida entre uma minoria de privilegiados (a nobreza e o alto clero) e a grande maioria sem privilégios, sem direitos e sobre a qual recaia altos impostos. Não havia chance do indivíduo ascender socialmente pois sua situação dependia de seu nascimento. Este tipo de sociedade baseada na origem familiar chama-se sociedade estamental.
O Iluminismo
Em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos.
Estes filósofos definiam a si mesmos como os homens do “século das Luzes”. Para eles, o século XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia, porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente.
Todos iluministas, porém, questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticaram o absolutismo monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa mas tripartido. A divisão dos poderes foi proposta por Montesquieu como uma forma para evitar a tirania e os abusos do governantes.
O governo deveria estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular foi defendida por Rousseau que também propôs o voto universal, isto é, o direito de todos ao voto.
Voltaire, por sua vez, defendeu com vigor a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa.
Adam Smith criticou o mercantilismo intervencionista e propôs a liberdade econômica afirmando que a livre concorrência levaria à queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura.
O iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América.
Do Antigo Regime ao Iluminismo (vídeo)
Atividades para sala de aula
Depois da turma assistir ao vídeo, distribua as atividades (disponíveis para download). Os blocos I e II de questões estão diretamente relacionados aos mapas mentais. É importante que os alunos respondam às questões consultando os mapas mentais para que aprendam a fazer sua leitura interpretativa.
Para acessar as atividades, preencha os campos abaixo.
Material do download
- 4 atividades sobre o Antigo Regime e Iluminismo: análise dos mapas mentais e exercícios de preencher quadros (4 páginas)
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES
I. Antigo Regime
- Quais eram os três pilares que sustentavam o Antigo Regime? R.: O antigo Regime apoiava-se na sociedade estamental, no absolutismo monárquico e na economia mercantilista.
- O que caracterizava a sociedade estamental? Como ela era dividida? R.: A sociedade estamental era caracterizada pela desigualdade social e pela divisão da sociedade em privilegiados (nobreza e alto clero) e não privilegiados (todo restante da sociedade incluindo a burguesia, os camponeses e os trabalhadores urbanos).
- Em que princípio se baseava o poder absoluto do rei? R.: O poder absoluto do rei baseava-se na origem divina do poder.
- O que caracterizava a economia mercantilista? R.: A economia mercantilista caracterizava-se pelo intervencionismo e protecionismo que impunham restrições ao comércio e à produção, o controle dos preços, o colonialismo e o monopólio.
- Qual era o papel do Brasil no Antigo Regime? R.: O papel do Brasil como colônia era fornecer metais preciosos e produtos necessários à economia europeia, e consumir os artigos vendidos pela metrópole.
II. Iluminismo
- A partir de que condição os iluministas pensavam a sociedade, a política e a economia? R.: Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana.
- Que críticas os iluministas faziam à sociedade estamental? R.: Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico.
- Que críticas os iluministas faziam ao absolutismo monárquico? O que propunham? R.: Os iluministas criticavam a concentração de poderes nas mãos do governante (rei) e propunham um governo constitucional, com divisão dos poderes e respeito à soberania popular.
- Que críticas os iluministas faziam à economia mercantilista? O que propunham? R.: Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
- Quem foi o principal representante do liberalismo econômico? R.: O principal representante do liberalismo econômico foi o inglês Adam Smith.
III. A que contexto histórico se referem as seguintes frases? (Preencher quadro)
Antigo Regime
- “O Estado sou eu”.
- “É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano”.
- “O trono real não é o trono de um homem, mas o próprio trono de Deus. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”.
Iluminismo
- “Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre seu semelhante”.
- “A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo tem o direito de usufruir dela logo que utilize da razão”.
- “Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante”.
IV. O que os iluministas criticavam? O que defendiam? (Preencher quadro)
Eram contrários
- à monarquia absolutista
- à perseguição política
- aos privilégios da nobreza e do clero
- à intolerância religiosa
- às restrições comerciais
Defendiam
- à reforma do Estado
- à liberdade de expressão
- à liberdade de comércio
- à igualdade de todos perante a lei
- à educação laica, pública e gratuita
Fonte
- FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática. 1994. (Princípios).
- NASCIMENTO, Maria das Graças. Voltaire: a razão militante. São Paulo: Moderna, 1993. (Logos).
- NASCIMENTO, Milton M. do & NASCIMENTO, Maria das Graças. Iluminismo: a revolução das luzes. São Paulo: Ática. 1998 (História em movimento).
- DARTON, Robert. O iluminismo como negócio: a história da publicação da Enciclopédia, 1775-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
- HANKINS, Thomas L. Ciência e iluminismo. Porto: Porto Ed., 2004.
Saiba mais
- Tomada da Bastilha, França
- Execução do rei Luís XVI, França
- Execução de Maria Antonieta na guilhotina
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, França
- Aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
- A verdade sobre o “14 de Julho”, a data nacional da França
- 15 Coisas que você (talvez) não saiba sobre a Revolução Francesa
- Morre o misterioso homem da Máscara de Ferro
- A Revolução Francesa: análise de um infográfico em sala de aula (Atividades)
- As Declarações dos Direitos do século XVIII: avanços e limites (Atividades)
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (Infográfico)
- Revolução Francesa 1789-1799 (Infográfico)
- Revolução Francesa (Cruzadinha)
- Iluminismo (Infográfico)
- Iluminismo (Cruzadinha)
Gostei muito desse pequeno documentário com pensamentos e ideias para os alunos fantásticas. Se for possível sempre enviar esses documentários ou outro tipo de explanação dos temas dados em sala de aula ficaria imensamente grata.
Obrigada Cecília! Nossa intenção é produzir material de qualidade, em texto, imagem ou vídeo, que contribuam para um aprendizado significativo e deem prazer mo estudo e ensino de História.
Parabéns, conteúdo riquíssimo,embora breve mas, com exploração profunda.
Att.
Belardo Jro
Obrigada! Seu comentário é importante para esse site.
Muito didático. Amei, usarei como revisão para meus alunos. Obrigada!
Legal, depois escreva-nos contando como foi a aula usando esse material. Abr.
Muito bom este material, visto que vídeos sobre o Iluminismo que sejam bem didáticos para os oitavos anos não são muito fáceis de encontrar! Obrigada pelas contribuições em seu blog e postagens no Facebook!
Obrigada pelo incentivo.
Abr
Blog incrível. Sou estudante de História e o conteúdo aqui apresentado é de qualidade e bem atualizado. Gostaria de sugerir um post sobre o Despotismo e a Monarquia Esclarecida. Poderia até ser uma continuidade desta postagem.
Que bom que gostou. Nossa intenção é produzir material de qualidade que possa servir de complemento às aulas de História. Sua sugestão foi anotada. Agradecemos a colaboração. Já viu o artigo sobre a análise do retrato de Luis XIV? O título é: “O retrato do absolutismo monárquico”. https://ensinarhistoria.com.br/o-retrato-do-absolutismo-monarquico/
O vídeo faz uma explanação concisa e clara sobre as ideias básicas do iluminismo e alguns de seus expoentes. Parabéns!Achei meio tacanho o comentário de um padre há semanas na TV criticando quem ele chamou de “esses miseráveis do iluminismo” e citando pensadores como d’Alambert, Diderot e Voltaire. Considero o iluminismo de grande importância e muito fecundo. Sugeriria porém um esboço sobre o movimento romântico no idealismo alemão, aludindo ao chamado Tempestade e ímpeto, que veio se contrapor ao racionalismo exacerbado dos iluministas em obras românticas como Os sofrimentos do jovem Werther do poeta Goethe. Abraços!
Muito apropriada sua sugestão. O idealismo alemão é pouco estudado talvez pela barreira da língua e até mesmo por nossa herança francófona. Exemplo disso é a própria Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, fundada por professores franceses e que por décadas influenciou a produção historiográfica do país sob a ótica da História da França. Obrigada pela colaboração.
[…] O vídeo apresentado em sala de aula foi elaborado pela pesquisadora Joelza Ester Domingues e pode ser visto no seguinte link: Iluminismo: do Antigo Regime aos nossos dias (por Joelza Ester Domingues) […]
Professora Joelza, excelência em produção de material didático para o Ensino da História. Muito obrigado e parabéns!!!
Amei muito,parabéns pelo trabalho!!Dicou joia!
Excelente explicação! Parabéns
Parabéns mestre, pelo trabalho. A sua dedicação e excelente para a educação. E gostaria de sempre esta tudo recebendo essas estratégias para história, tanto no assunto fundamental e médio de história das Antiga ao Contemporâneo. Obrigada.