DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?

9 de fevereiro de 2017

274655
Visitas

151
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 1049 [name] => Antiguidade Classica [slug] => antiguidade-classica [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1049 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 910 [name] => Atenas [slug] => atenas [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 910 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 6 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 1048 [name] => cidade estado [slug] => cidade-estado [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1048 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 702 [name] => democracia [slug] => democracia [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 702 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 3415 [name] => EF06HI09 [slug] => ef06hi09 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3415 [taxonomy] => post_tag [description] => Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. [parent] => 0 [count] => 16 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 3416 [name] => EF06HI10 [slug] => ef06hi10 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3416 [taxonomy] => post_tag [description] => Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. [parent] => 0 [count] => 7 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 3726 [name] => EF06HI11 [slug] => ef06hi11 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3726 [taxonomy] => post_tag [description] => Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquicos e republicano. [parent] => 0 [count] => 4 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 3417 [name] => EF06HI12 [slug] => ef06hi12 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3417 [taxonomy] => post_tag [description] => Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. [parent] => 0 [count] => 8 [filter] => raw ) [8] => WP_Term Object ( [term_id] => 911 [name] => Esparta [slug] => esparta [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 911 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 5 [filter] => raw ) [9] => WP_Term Object ( [term_id] => 636 [name] => império romano [slug] => imperio-romano [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 636 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 8 [filter] => raw ) [10] => WP_Term Object ( [term_id] => 1050 [name] => Julio Cesar [slug] => julio-cesar [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1050 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 4 [filter] => raw ) [11] => WP_Term Object ( [term_id] => 1047 [name] => polis [slug] => polis [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1047 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) )

Compartilhe

A Antiguidade Clássica, termo que designa o mundo greco-romano antigo, é um período histórico que, desde longa data, constitui uma grande preocupação para o professor. Considerado como a história fundadora de nossa cultura, a Antiguidade Clássica é “cláusula pétrea” do currículo escolar, ocupando quase todo o ano letivo.

  • BNCC: 6º ano. Habilidades: EF06HI09, EF06HI10, EF06HI11, EF06HI12

Ela está presente, com destaque, nos livros didáticos, nos exames vestibulares e até em concursos públicos, e em todos seus aspectos: política, economia, arte, mitologia, filosofia etc. Um conteúdo inesgotável apoiado em uma extensa e rica bibliografia que, contudo, pelas necessidades e limitações da sala de aula, o professor deve selecionar, recortar, adaptar e simplificar. Tarefa complicada! Por isso, escolhemos para esse teste, os tópicos mais comuns da Antiguidade Clássica que servem de ponto de partida para o estudo desse período.

O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?

São 18 perguntas objetivas com três alternativas cada, destacando os temas mais importantes da Antiguidade Clássica. Veja, ao final, qual foi a sua pontuação e classificação.

Share the quiz to show your results !


Just tell us who you are to view your results !

GRÉCIA E ROMA ANTIGAS Você acertou %%score%% de %%total%% perguntas
0%

Para compartilhar, copie e cole o link na sua rede social.

A Antiguidade Clássica no currículo escolar

A História é uma “invenção” dos gregos e Heródoto, o seu fundador, o “pai da História”. A História nasce política e militar. Heródoto narrou as guerras médicas, antes dele, Homero, a guerra de Tróia, Tucídides, a guerra do Peloponeso, Políbio, o domínio romano. Historiadores romanos seguiram o caminho aberto pelos gregos. Tito Lívio, autor de Ab urbe condita (“Desde a fundação da cidade”) relata a história de Roma, de sua fundação à formação do império, uma narrativa cronológica que exalta conquistas, feitos e fatos de personagens romanos.

Herdamos essa maneira de narrar a Antiguidade Clássica. Os temas tradicionais da História Antiga ainda constituem o conteúdo central no ensino de Grécia e Roma. Mas o currículo escolar vai além: acrescentou a esse conteúdo, por si só extenso, novos temas oriundos das pesquisas recentes: a mulher, os escravos, os camponeses, o cotidiano dos gregos e dos romanos,  arte clássica, produção intelectual, mitologia, cultura material etc.

Como o professor pode dar conta de tanto conteúdo? Que critérios usar para selecionar tópicos, destacar, reduzir ou eliminar outros? Como decidir entre Guerras Médicas e Filosofia grega? Enfatizar a crise da República ou a engenharia romana?  Deter-se na Guerra do Peloponeso ou na mitologia grega?

Não há resposta simples e rápida a essas questões. Mas há uma sinalização importante que o professor deve atentar: o interesse dos alunos por determinados temas da História Antiga. Interesse que se agiganta, de tempos em tempos, estimulado pelo cinema, pelos jogos eletrônicos e séries televisivas que usam o fascínio da Antiguidade tão entranhado no imaginário histórico ocidental.

Saiba mais

 

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ana Carolina Rodrigues
Ana Carolina Rodrigues
7 anos atrás

Muito bom! Pena que fui mal… com o tempo nós vamos esquecendo as coisas. Seria legal indicar algumas postagens do proprio blog ou de outros locais para nos aprofundarmos onde erramos.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x