A Antiguidade Clássica, termo que designa o mundo greco-romano antigo, é um período histórico que, desde longa data, constitui uma grande preocupação para o professor. Considerado como a história fundadora de nossa cultura, a Antiguidade Clássica é “cláusula pétrea” do currículo escolar, ocupando quase todo o ano letivo.
- BNCC: 6º ano. Habilidades: EF06HI09, EF06HI10, EF06HI11, EF06HI12
Ela está presente, com destaque, nos livros didáticos, nos exames vestibulares e até em concursos públicos, e em todos seus aspectos: política, economia, arte, mitologia, filosofia etc. Um conteúdo inesgotável apoiado em uma extensa e rica bibliografia que, contudo, pelas necessidades e limitações da sala de aula, o professor deve selecionar, recortar, adaptar e simplificar. Tarefa complicada! Por isso, escolhemos para esse teste, os tópicos mais comuns da Antiguidade Clássica que servem de ponto de partida para o estudo desse período.
O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?
São 18 perguntas objetivas com três alternativas cada, destacando os temas mais importantes da Antiguidade Clássica. Veja, ao final, qual foi a sua pontuação e classificação.
Para compartilhar, copie e cole o link na sua rede social.
A Antiguidade Clássica no currículo escolar
A História é uma “invenção” dos gregos e Heródoto, o seu fundador, o “pai da História”. A História nasce política e militar. Heródoto narrou as guerras médicas, antes dele, Homero, a guerra de Tróia, Tucídides, a guerra do Peloponeso, Políbio, o domínio romano. Historiadores romanos seguiram o caminho aberto pelos gregos. Tito Lívio, autor de Ab urbe condita (“Desde a fundação da cidade”) relata a história de Roma, de sua fundação à formação do império, uma narrativa cronológica que exalta conquistas, feitos e fatos de personagens romanos.
Herdamos essa maneira de narrar a Antiguidade Clássica. Os temas tradicionais da História Antiga ainda constituem o conteúdo central no ensino de Grécia e Roma. Mas o currículo escolar vai além: acrescentou a esse conteúdo, por si só extenso, novos temas oriundos das pesquisas recentes: a mulher, os escravos, os camponeses, o cotidiano dos gregos e dos romanos, arte clássica, produção intelectual, mitologia, cultura material etc.
Como o professor pode dar conta de tanto conteúdo? Que critérios usar para selecionar tópicos, destacar, reduzir ou eliminar outros? Como decidir entre Guerras Médicas e Filosofia grega? Enfatizar a crise da República ou a engenharia romana? Deter-se na Guerra do Peloponeso ou na mitologia grega?
Não há resposta simples e rápida a essas questões. Mas há uma sinalização importante que o professor deve atentar: o interesse dos alunos por determinados temas da História Antiga. Interesse que se agiganta, de tempos em tempos, estimulado pelo cinema, pelos jogos eletrônicos e séries televisivas que usam o fascínio da Antiguidade tão entranhado no imaginário histórico ocidental.
Saiba mais
- Hoplitas da Grécia antiga: uma animação para mostrar na aula
- O teatro grego: arte e fascínio. (Máscaras para recortar e colorir.)
- O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas? (quiz)
- Grécia – Atenas e Esparta (cruzadinha)
- Governos da antiga Grécia (artigo e infográfico)
- Atenas e Esparta, semelhantes mas diferentes (artigo e infográfico)
Muito bom! Pena que fui mal… com o tempo nós vamos esquecendo as coisas. Seria legal indicar algumas postagens do proprio blog ou de outros locais para nos aprofundarmos onde erramos.