DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

Início da Guerra do Pacífico entre Chile, Peru e Bolívia

05 de abril de 1879

1
compartilhamentos

Em 5 de abril de 1879, o Chile declarou guerra ao Peru e à Bolívia dando início à chamada Guerra do Pacífico (1879 a 1884). O interesse do governo chileno em explorar os valiosos depósitos de salitre e guano – poderosos fertilizantes de grande valor comercial em todo mundo – foi a causa da guerra.

Vitorioso na guerra, o Chile se apoderou de territórios do Peru e da Bolívia. Pelo Tratado de Paz de Ancón, em 1883, o Peru cedeu ao Chile: Tarapacá, Arica e Tacna (esta província foi posteriormente devolvida pelo Tratado de Lima de 1929).

A Bolívia cedeu ao Chile a província de Antofagasta pelo Pacto de Trégua “indefinida”  de 4 de abril de 1884. Com isso, a Bolívia perdeu sua única saída para o Oceano Pacífico além de suas valiosas reservas de nitrato e cobre.

As fronteiras entre o Chile e a Bolívia foram estabelecidas pelo tratado de 1904, mas até hoje é fonte de ressentimentos e tensões diplomáticas com a Bolívia que busca negociar uma saída soberana para o mar.

Saiba mais

Abertura

  • Os excrementos das gaivotas e albatrozes acumulados nas ilhas desérticas do litoral peruano revelaram-se um poderoso fertilizante que foi ferozmente disputado por governos e empresas no final do século XIX.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: