DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Primeira vitória de Ayrton Senna na Formula 1

21 de abril de 1985

519
Visitas

0
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 21 de abril de 1985,  o piloto brasileiro Ayrton Senna conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio de Estoril, em Portugal. Senna competiu com um carro preto e dourado da Lotus, número 12, e capacete amarelo

Foram duas horas e 67 voltas, equivalentes a 277 km de corrida feita, em boa parte, debaixo de um forte temporal que encharcou a pista do autódromo de Estoril.

O asfalto molhado dificultou o desempenho dos pilotos, e sete rodaram e abandonaram a prova, entre eles, o até então líder do campeonato, Alain Prost que bateu no muro. Os campeões mundiais Niki Lauda e Nelson Piquet também tiveram problemas e não terminaram o circuito.

Depois do GP de Portugal, Ayrton Senna conseguiu sua segunda vitória, também sob chuva, no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, em 15 de setembro de 1985. Graças ao seu excelente desempenho nos treinos e ao motor Renault, Senna passaria a ser o “rei das pole positions”.

Encerrou o ano com uma corrida marcante no GP da Austrália, em 3 de novembro de 1985, quando repetiu um feito de seu ídolo Gilles Villeneuve e pilotou um bom tempo sem o bico do carro, saindo várias vezes da pista, mas mantendo a segunda posição. O carro mais uma vez não aguentou o esforço e Senna abandonou a corrida.

Senna terminou a temporada em 4º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos com 38 pontos e seis pódios (duas vitórias, dois segundos e dois terceiros lugares), além de sete pole positions. Devido ao seu desempenho, foi eleito o mais popular e o melhor piloto da temporada segundo a revista Autosprint.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: