DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?

9 de fevereiro de 2017

244900
Visitas

151
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 1049 [name] => Antiguidade Classica [slug] => antiguidade-classica [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1049 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 910 [name] => Atenas [slug] => atenas [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 910 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 6 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 1048 [name] => cidade estado [slug] => cidade-estado [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1048 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 702 [name] => democracia [slug] => democracia [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 702 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 3415 [name] => EF06HI09 [slug] => ef06hi09 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3415 [taxonomy] => post_tag [description] => Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. [parent] => 0 [count] => 16 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 3416 [name] => EF06HI10 [slug] => ef06hi10 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3416 [taxonomy] => post_tag [description] => Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. [parent] => 0 [count] => 7 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 3726 [name] => EF06HI11 [slug] => ef06hi11 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3726 [taxonomy] => post_tag [description] => Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquicos e republicano. [parent] => 0 [count] => 4 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 3417 [name] => EF06HI12 [slug] => ef06hi12 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3417 [taxonomy] => post_tag [description] => Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. [parent] => 0 [count] => 7 [filter] => raw ) [8] => WP_Term Object ( [term_id] => 911 [name] => Esparta [slug] => esparta [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 911 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 5 [filter] => raw ) [9] => WP_Term Object ( [term_id] => 636 [name] => império romano [slug] => imperio-romano [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 636 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 6 [filter] => raw ) [10] => WP_Term Object ( [term_id] => 1050 [name] => Julio Cesar [slug] => julio-cesar [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1050 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [11] => WP_Term Object ( [term_id] => 1047 [name] => polis [slug] => polis [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1047 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) )

Compartilhe

A Antiguidade Clássica, termo que designa o mundo greco-romano antigo, é um período histórico que, desde longa data, constitui uma grande preocupação para o professor. Considerado como a história fundadora de nossa cultura, a Antiguidade Clássica é “cláusula pétrea” do currículo escolar, ocupando quase todo o ano letivo.

  • BNCC: 6º ano. Habilidades: EF06HI09, EF06HI10, EF06HI11, EF06HI12

Ela está presente, com destaque, nos livros didáticos, nos exames vestibulares e até em concursos públicos, e em todos seus aspectos: política, economia, arte, mitologia, filosofia etc. Um conteúdo inesgotável apoiado em uma extensa e rica bibliografia que, contudo, pelas necessidades e limitações da sala de aula, o professor deve selecionar, recortar, adaptar e simplificar. Tarefa complicada! Por isso, escolhemos para esse teste, os tópicos mais comuns da Antiguidade Clássica que servem de ponto de partida para o estudo desse período.

O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?

São 18 perguntas objetivas com três alternativas cada, destacando os temas mais importantes da Antiguidade Clássica. Veja, ao final, qual foi a sua pontuação e classificação.

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

GRÉCIA E ROMA ANTIGAS Você acertou %%score%% de %%total%% perguntas
0%

Para compartilhar, copie e cole o link na sua rede social.

A Antiguidade Clássica no currículo escolar

A História é uma “invenção” dos gregos e Heródoto, o seu fundador, o “pai da História”. A História nasce política e militar. Heródoto narrou as guerras médicas, antes dele, Homero, a guerra de Tróia, Tucídides, a guerra do Peloponeso, Políbio, o domínio romano. Historiadores romanos seguiram o caminho aberto pelos gregos. Tito Lívio, autor de Ab urbe condita (“Desde a fundação da cidade”) relata a história de Roma, de sua fundação à formação do império, uma narrativa cronológica que exalta conquistas, feitos e fatos de personagens romanos.

Herdamos essa maneira de narrar a Antiguidade Clássica. Os temas tradicionais da História Antiga ainda constituem o conteúdo central no ensino de Grécia e Roma. Mas o currículo escolar vai além: acrescentou a esse conteúdo, por si só extenso, novos temas oriundos das pesquisas recentes: a mulher, os escravos, os camponeses, o cotidiano dos gregos e dos romanos,  arte clássica, produção intelectual, mitologia, cultura material etc.

Como o professor pode dar conta de tanto conteúdo? Que critérios usar para selecionar tópicos, destacar, reduzir ou eliminar outros? Como decidir entre Guerras Médicas e Filosofia grega? Enfatizar a crise da República ou a engenharia romana?  Deter-se na Guerra do Peloponeso ou na mitologia grega?

Não há resposta simples e rápida a essas questões. Mas há uma sinalização importante que o professor deve atentar: o interesse dos alunos por determinados temas da História Antiga. Interesse que se agiganta, de tempos em tempos, estimulado pelo cinema, pelos jogos eletrônicos e séries televisivas que usam o fascínio da Antiguidade tão entranhado no imaginário histórico ocidental.

Saiba mais

 

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Rodrigues
Ana Carolina Rodrigues
7 anos atrás

Muito bom! Pena que fui mal… com o tempo nós vamos esquecendo as coisas. Seria legal indicar algumas postagens do proprio blog ou de outros locais para nos aprofundarmos onde erramos.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    1
    0
    Would love your thoughts, please comment.x