No dia 8 de junho de 1972, aviões da Força Aérea do Vietnã do Sul bombardearam a aldeia de Trang Bang acreditando ser um refúgio de vietcongues (membros da Frente Nacional de Libertação, ligada ao governo do Vietnã do Norte). No bombardeio foram usadas bombas de napalm, produzidas por um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada pegajosa e incendiária.
A operação foi um enorme erro. O templo budista da aldeia servia de refugio a mulheres, idosos e crianças do sul do Vietnã cuja cidade já havia sido assolada pela guerra em fevereiro de 1967. Ao ouvirem as bombas, os refugiados saíram correndo do templo e acabaram sendo atingidos pelas bombas. O fotógrafo Hu Quinh Công Utt, mais conhecido como Nick Ut (da Associated Press Agency) está presente como muitos jornalistas e tira uma foto de uma menina de 9 anos fugindo do atentado.
A foto se tornou um ícone da guerra simbolizando o horror da Guerra do Vietnã e uma bandeira do movimento pela paz. O fotógrafo, o vietnamita Nick Ut, recebeu o Prêmio Pulitzer em 1973.
A menina que corre nua é a vietnamita Phan Thi Kim Phuc, de 9 anos de idade. As queimadura produzidas pela bomba de napalm resultaram em quatorze meses de internação e dezessete enxertos de pele. A menina sobreviveu e hoje mora nos Estados Unidos.
Naquela altura da guerra, junho de 1972, quase todas as forças terrestres dos EUA já haviam deixado o Vietnã.
A Guerra do Vietnã (1955-1975)
A guerra teve sua origem nas tensões entre comunistas e capitalista durante a Guerra Fria e que levaram à divisão do Vietnã. Em outubro de 1955, o governo do Vietnã do Sul cancelou as eleições e instalou uma ditadura militar contrária à reunificação do país promovendo uma intensa perseguição aos opositores políticos e às seitas budistas. Recebeu ajuda militar dos Estados Unidos para treinar sul vietnamitas contra o “perigo vermelho”, representado pelo governo do Vietnã do Norte.
No Vietnã do Sul cresceu um movimento de resistência contra a ditadura que logo recebeu apoio do Vietnã do Norte. Em janeiro de 1962, os Estados Unidos enviaram 10 mil “conselheiros militares” para o Vietnã do Sul. A partir de então, o governo norte-americano intensificou o envio de tropas que, no auge da guerra, chegaram a 550 mil soldados combatendo no Vietnã do Sul.
Em 1970, com a invasão do Camboja e a intervenção do Laos, realizadas pelas tropas norte-americanas, o conflito se generalizou. Apesar dos intensos bombardeios aéreos, o Vietnã do Norte não se rendeu.
No começo dos anos de 1970, os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas do Vietnã. O envolvimento militar americano direto na Guerra do Vietnã foi encerrado formalmente em 15 de agosto de 1973.
As perdas humanas foram enormes: mais de 58 mil norte-americanos morreram e mais de 300 mil ficaram feridos ou mutilados. Sobre as perdas vietnamitas não existe números precisos, oscilando entre 1,5 milhão a 2 milhões de mortos, entre civis e militares.
Após a guerra, em 2 de julho de 1976, foi proclamada a República Socialista do Vietnã. Mas o país estava arrasado, com a maior parte de suas terras agriculturáveis queimada e envenenada (pelo bombardeio de agentes químicos) deliberadamente pelos norte-americanos.
Fonte
- Bombardeo a la aldea Trang Bang.Vietnam: ayer, hoy y siempre.
- OLIC, Nelson Bacic. A Guerra do Vietnã. São Paulo: Moderna, 1988.