DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

“The Jetsons”, o primeiro programa de televisão colorido

23 de setembro de 1962

41926
Visitas

15
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Compartilhe

Em 23 de setembro de 1962, era lançado o primeiro programa de televisão colorido: “The Jetsons”, desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, com 24 episódios transmitidos pelo canal ABC-TV.

Tendo como tema a “Era Espacial”, a série era sobre a vida da família Jetsons que vivia no ano 2062. Mostrava como seria o futuro: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs como empregados domésticos etc.

No Brasil, a série “Os Jetsons” estreou em 1963, na TV Excelsior e relançada no canal SBT. Apesar de conquistar um público fiel, não fez tanto sucesso no Brasil quanto “Os Flintstones”, também dos estúdios Hanna-Barbera mas ambientado na pré-história em que famílias convivem com dinossauros.

A família dos Jetsons era formada pelo casal George e Jane, seus filhos Judy e Elroy, seu cachorro Astro e a empregada Rosie, uma robô. O desenho mostrava equipamentos com tecnologias do futuro impensáveis na década de 1960. Muitos deles, porém, fazem parte do mundo de hoje. Veja a lista de 12 previsões acertadas pelos Jetsons sobre a a tecnologia do século XXI.

A família Jetsons.

1. Smartwatch. Os personagens do desenho se comunicavam usando seu relógio de pulso que tinha diversas funções entre elas vídeochamada.

O menino Elroy assistia seus desenhos prediletos em seu smartwath. Observe que ele está vendo os “Flinstones”, o desenho que se passa na Pré-História.

2. Chamadas de vídeo.  A família se comunicava por meio de uma tela de televisão.

Jane conversa com seu marido George por meio de uma videochamada.

3. TVs de tela plana. Enquanto o mundo real usava aparelhos de tubo, os televisores dos Jetsons tinham telas planas e gigantes suspensas do teto.

Jane faz aulas de ginástica em sua televisão de tela plana.

4. Jornais digitais na tela.  No mundo dos Jetsons não havia jornal impresso de papel. As notícias eram lidas em uma tela em que havia até imagens em movimento, tal como um tablete.

George lê o noticiário na tela. A manchete diz que um prisioneiro escapou da prisão nuclear. Como seria esse tipo de prisão?

5. Esteiras rolantes. As pessoas não caminhavam pelas ruas, mas eram levadas por esteiras rolantes, tal como hoje existem em aeroportos e estações de metrô. Havia também esteiras rolantes para exercitar o cachorro.

George exercita Astro, seu cachorro, em uma esteira rolante.

 

6. Câmaras de bronzeamento artificial. Alguns minutos com o corpo exposto sobre uma grande luz, e os Jetsons tinham um belo bronzeado de praia.

7. Viagens para a Lua. Para os Jetsons, ir para a Lua era como ir para a praia ou montanha. O garoto Elroy ia quase sempre com seus colegas escoteiros. Quando o desenho foi lançado, o homem ainda não havia pisado na Lua.

Meninos fazem uma excursão à Lua.

8. Máquina de comida instantânea. Na cozinha da família Jetsons bastava apertar um botão para se ter um frango frito, pizza, hambúrguer, sorvete e tudo o que se quisesse comer.

A cozinha de Jane tinha uma máquina que preparava refeições instantâneas.

9. Assistente pessoal. O pequeno Elroy tinha um computador que ajudava com as lições de casa respondendo perguntas de matemática. Hoje temos assistentes de voz como a Siri e Google Assistente que fazem isso.

10. Despertadores com comando de voz. George, o chefe da família, discutia com seu despertador que respondia a seus comandos de voz. Coisa inimaginável na década de 1960.

11. Robô que limpa a casa. Rosie, a empregada robô da família, limpava o chão, tirava pó dos móveis, cozinhava, ajudava os personagens a se vestirem e circulava pela casa com rodinhas deslizantes.

Rosie, a empregada robô, com direito a uniforme, fazia todo serviço doméstico e interagia com a família.

12. Pílula robô. George Jetson vai ao médico para fazer um check-up completo. No consultório, o médico lhe dá uma pequena pílula robótica chamada Peekaboo Prober. Este pequeno robô viaja pelo corpo de George, fazendo um check-up interno enquanto exibe imagens na tela. Hoje existem pequenas câmeras que podem tirar fotos dentro do corpo da pessoa.

O médico dá uma pílula robô para George em seu check-up.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram