A Primeira República foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 1889, até a revolução ou golpe de 1930 que depôs Washington Luís e deu início à Era Vargas (República Nova ou Segunda Republica). Foi chamada, também, de República Velha por aqueles que a derrubaram em contraponto ao Estado Novo, o regime autoritário implantado por Getúlio Vargas.
Durante a Primeira República, o país foi regido pela Constituição de 1891 que definiu as bases institucionais do novo regime: presidencialismo, federalismo e sistema bicameral. Mas foi a partir de 1898 com a Política dos Governadores ou Política dos Estados, criada por Campos Sales, que se consolidou o controle político nas mãos das elites regionais (sistema oligárquico), a política do café com leite, o coronelismo e o voto de cabresto – elementos definidores da República Velha.
- BNCC: 9º ano – Habilidades: EF09HI01, EF09HI02
O que você sabe sobre a Primeira República?
São 20 perguntas objetivas com três alternativas. Ao final, veja sua pontuação e classificação.
Responda a pergunta para dar sequência ao teste
Para compartilhar o quiz, copie e cole o link na sua rede social.
Veja qual foi sua classificação
18 a 20 corretas: EXCELENTE.
14 a 17 corretas: MUITO BOM.
10 a 13 corretas: ESTÁ NA MÉDIA.
9 ou menos corretas: FRACO. PRECISA ESTUDAR O ASSUNTO.
Síntese da Primeira República
Nos quatro decênios da Primeira República, a população brasileira cresceu mais do dobro, passando de 14,3 milhões de habitantes, em 1890, para cerca de 35 milhões em 1930 (IBGE, repertório estatístico do Brasil, 1986). O país continuou, contudo, predominantemente rural e assim permaneceria nas décadas seguintes (apesar da taxa de urbanização apresentar crescimento constante, somente em 1970 a população urbana ultrapassou a rural).
Ocorreram diversos movimentos sociais. No setor rural, as ações dos cangaceiros, iniciadas ainda no tempo do Império, estenderam-se durante a Primeira República. A Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, e a Guerra do Contestado, na zona fronteiriça de Santa Catarina e Paraná mobilizaram forças policiais e militares terminando com a morte de milhares de sertanejos. Os movimentos urbanos mais importantes do período foram a Revolta de Vacina e a Revolta da Chibata, ocorridos no Rio de Janeiro, capital do país.
Na economia, predominou as exportações de café, base da economia brasileira e maior fonte de receita tributária. No início da Primeira República, houve um grande surto da produção e exportação de borracha da região amazônica. A borracha chegou a ocupar o segundo lugar na pauta de exportações, perdendo apenas para o café.
Foi também um período de modernização e de surtos de industrialização no eixo Rio de Janeiro-São Paulo onde surgiram muitas fábricas (têxteis e alimentícias eram as mais desenvolvidas), oficinas, companhias de transporte e comércio. As condições de vida e trabalho dos assalariados eram bastantes difíceis agravadas pela inexistência de leis trabalhistas e de previdência social. Os salários, a jornada e as condições de trabalho ficavam a critério de cada patrão.
Artigos recomendados
- Revistas humorísticas da Primeira República
- 23 filmes sobre República Velha
- O Brasil há cem anos: 1922, o país dos contrastes (Infográfico).
- Eleições na Primeira República: um outro olhar sobre o voto de cabresto
FUNDAMENTAL; o professor quando se utilizar de um FILME HISTÓRICO para os meios didáticos com seus alunos ELE DEVE RE-PENSAR MUITO BEM “SUAS TENDÊNCIAS”, pois já Assisti alguns professores UTILIZANDO ESTA PRÁTICA (que acho muito eficiente) “forçando sua posição no debate”, NEUTRALIDADE, pois ELE É O MEDIADOR, O MESTRE,…
Abraço
Parabéns por Mais um ótimo Exemplo para a Educação Cidadã.
Concordo! Mesmo considerando que não há neutralidade absoluta, o professor é mediador do conhecimento e não o dono da verdade.
A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Esse período de 1889 até 1930, chamado de República Velha, também ficou conhecido como “Primeira República”, “República dos Bacharéis”, “República Maçônica” e “República da Bucha”, pois todos os presidentes civis daquela época eram bacharéis em direito. Quase todos foram formados… Leia mais »
A denominação “República Velha” foi consagrada no governo de Getúlio Vargas para destacar a Revolução de 1930 como marco que inaugurou um governo “novo” e “moderno”. Hoje prefere-se numerar os períodos republicanos (Primeira República, Segunda República etc) por ser uma denominação mais neutra.
Andries; Obrigado Pelos COMPLEMENTOS, Muito Importante.
O período republicano começa com a derrubada do Império e a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e se estende até hoje. Costuma ser dividido em cinco fases distintas: Primeira República ou República Velha. Chama-se de Primeira República o período que vai do fim do Império até a Revolução de 30. Tem dois momentos distintos: a República da Espada, até 1894, momento de consolidação do regime marcado pela presença dos militares no poder, e República das Oligarquias, até 1930, período em que os civis ocupam o poder. República da Espada – A cena política logo após a… Leia mais »