Já não é mais novidade o uso de jogos como recurso pedagógico para o ensino de História (ou outra disciplina). São muitas as modalidades: jogos de tabuleiro, bingo, jogo de cartas, jogo de memória, adivinhas entre outras que têm o poder de estimular ações intelectuais (comparar, seriar, observar, imaginar, criar, planejar, relacionar levantar hipóteses etc.). Quando adequadamente empregados, eles podem dinamizar a aula e engajar o aluno no processo de aprendizagem.
Em artigo anterior já se comentou a respeito do uso pedagógico dos jogos e foram sugeridos alguns para o professor aplicar em sala de aula. O site dispõe, também, de diversos jogos de acesso gratuito para o professor, no formato eletrônico e para impressão.
Jogo de encontrar erros em uma imagem
Apesar da simplicidade, o Jogo dos Erros trabalha habilidades mentais importantes para o aprendizado:
- Melhora a percepção visual.
- Reforça a observação e a identificação.
- Aprimora a capacidade de comparação.
- Desenvolve a concentração visual.
Neste site, temos um jogo de encontrar erros com a aquarela “Um Jantar Brasileiro”, de Debret. É um jogo eletrônico em que novas telas com novos erros são mostrados ao jogador. A maioria dos erros são anacronismos históricos.

Nesse jogo, os erros inseridos na aquarela de Debret são anacronismos históricos: tatuagem, chupeta, carrinho de brinquedo, garrafa de coca-cola etc. “Um Jantar Brasileiro”, jogo de encontrar erros, Ensinar História, 2021.
Outros modelos de jogos de erros anacrônicos estão na ilustração de um banquete medieval e na tela Independência ou morte ou morte, de Pedro Américo.
A coleção Jogo dos 9 Erros
É uma coleção de 24 jogos de encontrar erros produzida em três formatos:
- Jogo digital para jogar no computador online ou offline
- Jogo em Power Point para projetar em sala de aula
- Jogo em PDF para imprimir e distribuir para os alunos.

A ilustração de um manuscrito medieval é o suporte para o jogo de encontrar erros “Servos medievais colhendo trigo”, Stud-História, 2022.
Para tornar esses jogos um recurso pedagógico eficiente e com conteúdo histórico significativo, eles foram produzidos atendendo dois quesitos:
- Utilização de documentos históricos, isto é, imagens extraídas de fontes primárias: pinturas, aquarelas, ilustrações de manuscritos, mosaicos, tapeçaria, cerâmica etc. Outras imagens são reproduções artísticas realizadas por especialistas e baseadas em fontes históricas.
- Leitura crítica da imagem. Antes do jogo começar, um áudio descreve e contextualiza a imagem exercitando a percepção visual e desenvolvendo a análise do documento. O áudio traz, também, informações complementares que dão significado histórico à imagem e induzem a uma atitude historiadora.
Veja como exemplo, o jogo dos 9 erros “Tribunal de Osíris” feito a partir da imagem extraída do Livro dos Mortos.
Os temas abrangidos pelo jogo
A coleção de Jogo dos 9 Erros é composta por 24 jogos abrangendo os seguintes temas/títulos:
IDADE ANTIGA: Tribunal de Osíris, Palácio Assírio de Nínive,Navio fenício, Cena de banquete romano, Procissão do triunfo em Roma Imperial, Gladiadores em anfiteatro romano, Hoplitas em combate, Atores preparando-se para apresentação
IDADE MÉDIA: Loja medieval, Servos medievais colhendo trigo, Cavaleiros em um torneio medieval.
IDADE MODERNA: O Cambista e sua Mulher (Quentin Matsys), Escola de Atenas (Rafael Sanzio), A Última Ceia (Leonardo da Vinci), O Nascimento de Vênus (Botticelli), O Casal Arnolfini (Jan van Eyck).
AMÉRICA/ÁFRICA: Elite guerreira asteca, Sacrifício maia dos prisioneiros, Inti, o deus Sol dos Incas, Conquista Espanhola do México (diego Rivera), Cortejo do Obá de Benim.
BRASIL: Loja de Sapateiro (Debret), Mercado de negros (Rugendas), Venda em Recife (Rugendas), Independência ou Morte (Pedro Américo).
Os jogos foram produzidos para o site Stud-História em três formatos: para rodar em Windows, em Power Point e em PDF para imprimir.
A Coleção Jogo dos 9 Erros está disponível para venda, por títulos ou pacotes, na loja do Stud História, no endereço: https://studhistoria.com.br/loja/
Um recurso para educação inclusiva
Por sua simplicidade e intuitividade, o Jogo dos 9 Erros favorece, também, a educação inclusiva pois assegura a aprendizagem dos alunos especiais além de integra-los em uma atividade que envolve toda classe.
Dessa forma, além das habilidades mentais desenvolvidas, o jogo traz os seguintes benefícios para o ensino-aprendizagem de História:
- Exercita a curiosidade intelectual.
- Desenvolve a investigação e análise do documento iconográfico.
- Contextualiza o documento histórico.
- Dinamiza as aulas e estimula os alunos ao aprendizado.
- Potencializa os resultados do trabalho do professor.
- Estimula a cooperação entre os alunos.
- Promove a inclusão dos alunos especiais.
- Utiliza diferentes linguagens (visual, escrita e auditiva).

Procurar erros em uma pintura renascentista desperta a curiosidade intelectual e contribui, de forma lúdica, a conhecer melhor o Renascimento. “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, jogo dos 9 Erros, Stud-História, 2022.
Fonte
Há muitas pesquisas e uma boa bibliografia sobre uso de jogos no ensino de História. Indicamos abaixo algumas referências.
- GIACOMONI, Marcello Paniz & PEREIRA, Nilton Mullet (orgs.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
- HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2008.
- BECKEMKAMP, Daiana & MORAES, Marcos. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. EFDeportes Revista Digital. Buenos Aires, ano n18, n. 186, nov 2013.
- FEMIANO, Maria A. Belintane. O jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História. História Hoje. ANPUH, v. 3, n. 7, julho 2005.
- CARISSIMI, Laura Bossle & RAÜNZ, Roberto. Arquivo 7.0: jogos e o ensino de História.
- JUCHEM, Henry & PEREIRA, Nilton Mullet. Sobre o uso de jogos no ensino de História. Revista Brasileira de Educação Básica.
- HÜTHER, Sabrina Fabiola. Jogando com a História: diferentes possibilidades de aprendizagem. Monografia de Licenciatura, Lageado, 2016.
- ANDRADE, Débora El-Jaick. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de História. História & Ensino, Londrina: UEL, v. 13, set. 2007.
Jogos gratuitos nesse site
- Encontre 9 erros na pintura “Independência ou Morte” (jogo para imprimir)
- Bingo “Iluminado” da Idade Média (jogo para imprimir)
- “Corrida do tempo”, sobre fonte histórica, tempo e pré-história (jogo para imprimir)
- “Encontre a resposta rápido!”, sobre a Segunda Guerra Mundial (jogo para imprimir)
- Um jantar brasileiro, gravura de Debret (jogo digital de encontrar erros)
- Games! Um recurso para aulas remotas e presenciais (acesso a 8 jogos digitais)
Outros recursos
- Independência ou morte, de Pedro Américo. Encontre 9 anacronismos. Stud História.
- Banquete medieval de Natal. Encontre 11 anacronismos. Stud História.