Já não é mais novidade o uso de jogos como recurso pedagógico para o ensino de História (ou outra disciplina). São muitas as modalidades: jogos de tabuleiro, bingo, jogo de cartas, jogo de memória, adivinhas entre outras que têm o poder de estimular ações intelectuais (comparar, seriar, observar, imaginar, criar, planejar, relacionar levantar hipóteses etc.). Quando adequadamente empregados, eles podem dinamizar a aula e engajar o aluno no processo de aprendizagem.
Em artigo anterior já se comentou a respeito do uso pedagógico dos jogos e foram sugeridos alguns para o professor aplicar em sala de aula. O site dispõe, também, de diversos jogos de acesso gratuito para o professor, no formato eletrônico e para impressão.
Jogo de encontrar erros em uma imagem
Apesar da simplicidade, o Jogo dos Erros trabalha habilidades mentais importantes para o aprendizado:
- Melhora a percepção visual.
- Reforça a observação e a identificação.
- Aprimora a capacidade de comparação.
- Desenvolve a concentração visual.
Neste site, temos um jogo de encontrar erros com a aquarela “Um Jantar Brasileiro”, de Debret. É um jogo eletrônico em que novas telas com novos erros são mostrados ao jogador. A maioria dos erros são anacronismos históricos.
Veja na loja uma coleção de 24 jogos de encontrar erros
Na loja do Stud História, há uma coleção de 24 jogos de encontrar erros, com os seguintes temas/títulos:
- Tribunal de Osíris, pintura de papiro egípcio
- Palácio Assírio de Nínive, reconstituição artística
- Navio fenício, reconstituição artística
- Cena de banquete romano, mosaico romano
- Procissão do triunfo em Roma Imperial, reconstituição artística
- Gladiadores em anfiteatro romano, reconstituição artística
- Hoplitas gregos em combate, reconstituição artística
- Atores preparando-se para apresentação, mosaico romano
- Loja em uma cidade medieval, iluminura
- Servos colhendo trigo,iluminura
- Cavaleiros em um torneio medieval, reconstituição artística
- O Cambista e sua Mulher, de Quentin Matsys,
- Escola de Atenas, de Rafael Sanzio,
- A Última Ceia, de Leonardo da Vinci,
- O Nascimento de Vênus, de Botticelli,
- O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck.
- Elite guerreira asteca, reconstituição artística
- Sacrifício maia dos prisioneiros, reconstituição artística
- Inti, o deus Sol dos Incas, reconstituição artística
- Conquista Espanhola do México, de Diego Rivera,
- Cortejo do Obá de Benim, reconstituição artística.
- Loja de Sapateiro, gravura de Debret,
- Mercado de negros, gravura de Rugendas,
- Venda em Recife, gravura de Rugendas.
Os 24 jogos estão disponíveis em três formatos:
- Jogo digital para jogar no computador online ou offline
- Jogos em Power Point para projetar em sala de aula
- Jogos em PDF para imprimir e distribuir para os alunos.
Porque esses jogos são eficientes no ensino de História
O aspecto lúdico do jogo é apenas um atrativo didático que, porém, sozinho, não garante o aprendizado. O que torna o jogo uma ferramenta pedagógica eficiente para o ensino de História são os recursos que ele explora, o conteúdo histórico que ele traz e as conexão que ele possibilita com o aprendizado realizado em sala de aula.
Para atingir esses objetivos, os jogos desenvolvidos no site Stud História nortearam-se pelos seguintes quesitos:
- Utilização de fontes iconográficas. As imagens foram extraídas de pinturas, aquarelas, ilustrações de manuscritos, mosaicos, iluminuras, tapeçaria, cerâmica etc. Na ausência de imagens primárias de qualidade, optou-se por reproduções artísticas realizadas por especialistas e baseadas em fontes históricas.
- Tratamento das imagens como documento histórico indicando sua origem, data e o contexto de sua produção.
- Estímulo à leitura crítica da imagem. Antes do jogo começar, um áudio descreve e explica a imagem exercitando a percepção visual e desenvolvendo a análise do documento.
- Contextualização da imagem. O áudio traz, também, informações complementares que contextualizam e destacam o significado histórico da imagem que favorecem o estudante a desenvolver atitude historiadora diante da imagem.
Outros títulos de jogos de encontrar erros
- Independência ou Morte, de Pedro Américo – para encontrar 9 erros.
- Independência ou Morte, de Pedro Américo – para encontrar 9 anacronismos históricos.
- Banquete medieval de Natal – para encontrar 11 anacronismos históricos.
Um recurso para educação inclusiva
Por sua simplicidade e intuitividade, o Jogo dos 9 Erros favorece, também, a educação inclusiva pois assegura a aprendizagem dos alunos especiais além de integra-los em uma atividade que envolve toda classe.
Dessa forma, além das habilidades mentais desenvolvidas, o jogo traz os seguintes benefícios para o ensino-aprendizagem de História:
- Exercita a curiosidade intelectual.
- Desenvolve a investigação e análise do documento iconográfico.
- Contextualiza o documento histórico.
- Dinamiza as aulas e estimula os alunos ao aprendizado.
- Potencializa os resultados do trabalho do professor.
- Estimula a cooperação entre os alunos.
- Promove a inclusão dos alunos especiais.
- Utiliza diferentes linguagens (visual, escrita e auditiva).
Fonte
Há muitas pesquisas e uma boa bibliografia sobre uso de jogos no ensino de História. Indicamos abaixo algumas referências.
- GIACOMONI, Marcello Paniz & PEREIRA, Nilton Mullet (orgs.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
- HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2008.
- BECKEMKAMP, Daiana & MORAES, Marcos. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. EFDeportes Revista Digital. Buenos Aires, ano n18, n. 186, nov 2013.
- FEMIANO, Maria A. Belintane. O jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História. História Hoje. ANPUH, v. 3, n. 7, julho 2005.
- CARISSIMI, Laura Bossle & RAÜNZ, Roberto. Arquivo 7.0: jogos e o ensino de História.
- JUCHEM, Henry & PEREIRA, Nilton Mullet. Sobre o uso de jogos no ensino de História. Revista Brasileira de Educação Básica.
- HÜTHER, Sabrina Fabiola. Jogando com a História: diferentes possibilidades de aprendizagem. Monografia de Licenciatura, Lageado, 2016.
- ANDRADE, Débora El-Jaick. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de História. História & Ensino, Londrina: UEL, v. 13, set. 2007.
Jogos gratuitos nesse site
- Encontre 9 erros na pintura “Independência ou Morte” (jogo para imprimir)
- Bingo “Iluminado” da Idade Média (jogo para imprimir)
- “Corrida do tempo”, sobre fonte histórica, tempo e pré-história (jogo para imprimir)
- “Encontre a resposta rápido!”, sobre a Segunda Guerra Mundial (jogo para imprimir)
- Um jantar brasileiro, gravura de Debret (jogo digital de encontrar erros)
- Games! Um recurso para aulas remotas e presenciais (acesso a 8 jogos digitais)