Já não é mais novidade o uso de jogos como recurso pedagógico para o ensino de História (ou outra disciplina). São muitas as modalidades: jogos de tabuleiro, bingo, jogo de cartas, jogo de memória, adivinhas entre outras que têm o poder de estimular ações intelectuais (comparar, seriar, observar, imaginar, criar, planejar, relacionar levantar hipóteses etc.). Quando adequadamente empregados, eles podem dinamizar a aula e engajar o aluno no processo de aprendizagem.
Em artigo anterior já se comentou a respeito do uso pedagógico dos jogos e foram sugeridos alguns para o professor aplicar em sala de aula. O site dispõe, também, de diversos jogos de acesso gratuito para o professor, no formato eletrônico e para impressão.
Jogo de encontrar erros em uma imagem
Apesar da simplicidade, o Jogo dos Erros trabalha habilidades mentais importantes para o aprendizado:
- Melhora a percepção visual.
- Reforça a observação e a identificação.
- Aprimora a capacidade de comparação.
- Desenvolve a concentração visual.
Neste site, temos um jogo de encontrar erros com a aquarela “Um Jantar Brasileiro”, de Debret. É um jogo eletrônico em que novas telas com novos erros são mostrados ao jogador. A maioria dos erros são anacronismos históricos.

Nesse jogo, os erros inseridos na aquarela de Debret são anacronismos históricos: tatuagem, chupeta, carrinho de brinquedo, garrafa de coca-cola etc. “Um Jantar Brasileiro”, jogo de encontrar erros, Ensinar História, 2021.
Veja na loja uma coleção de 24 jogos de encontrar erros

A ilustração de um manuscrito medieval é o suporte para o jogo de encontrar erros “Servos medievais colhendo trigo”, Stud-História, 2022.
Na loja do Stud História, há uma coleção de 24 jogos de encontrar erros, com os seguintes temas/títulos:
- Tribunal de Osíris, pintura de papiro egípcio
- Palácio Assírio de Nínive, reconstituição artística
- Navio fenício, reconstituição artística
- Cena de banquete romano, mosaico romano
- Procissão do triunfo em Roma Imperial, reconstituição artística
- Gladiadores em anfiteatro romano, reconstituição artística
- Hoplitas gregos em combate, reconstituição artística
- Atores preparando-se para apresentação, mosaico romano
- Loja em uma cidade medieval, iluminura
- Servos colhendo trigo,iluminura
- Cavaleiros em um torneio medieval, reconstituição artística
- O Cambista e sua Mulher, de Quentin Matsys,
- Escola de Atenas, de Rafael Sanzio,
- A Última Ceia, de Leonardo da Vinci,
- O Nascimento de Vênus, de Botticelli,
- O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck.
- Elite guerreira asteca, reconstituição artística
- Sacrifício maia dos prisioneiros, reconstituição artística
- Inti, o deus Sol dos Incas, reconstituição artística
- Conquista Espanhola do México, de Diego Rivera,
- Cortejo do Obá de Benim, reconstituição artística.
- Loja de Sapateiro, gravura de Debret,
- Mercado de negros, gravura de Rugendas,
- Venda em Recife, gravura de Rugendas.
Os 24 jogos estão disponíveis em três formatos:
- Jogo digital para jogar no computador online ou offline
- Jogos em Power Point para projetar em sala de aula
- Jogos em PDF para imprimir e distribuir para os alunos.
Porque esses jogos são eficientes no ensino de História
O aspecto lúdico do jogo é apenas um atrativo didático que, porém, sozinho, não garante o aprendizado. O que torna o jogo uma ferramenta pedagógica eficiente para o ensino de História são os recursos que ele explora, o conteúdo histórico que ele traz e as conexão que ele possibilita com o aprendizado realizado em sala de aula.
Para atingir esses objetivos, os jogos desenvolvidos no site Stud História nortearam-se pelos seguintes quesitos:
- Utilização de fontes iconográficas. As imagens foram extraídas de pinturas, aquarelas, ilustrações de manuscritos, mosaicos, iluminuras, tapeçaria, cerâmica etc. Na ausência de imagens primárias de qualidade, optou-se por reproduções artísticas realizadas por especialistas e baseadas em fontes históricas.
- Tratamento das imagens como documento histórico indicando sua origem, data e o contexto de sua produção.
- Estímulo à leitura crítica da imagem. Antes do jogo começar, um áudio descreve e explica a imagem exercitando a percepção visual e desenvolvendo a análise do documento.
- Contextualização da imagem. O áudio traz, também, informações complementares que contextualizam e destacam o significado histórico da imagem que favorecem o estudante a desenvolver atitude historiadora diante da imagem.
Outros títulos de jogos de encontrar erros
- Independência ou Morte, de Pedro Américo – para encontrar 9 erros.
- Independência ou Morte, de Pedro Américo – para encontrar 9 anacronismos históricos.
- Banquete medieval de Natal – para encontrar 11 anacronismos históricos.
Um recurso para educação inclusiva
Por sua simplicidade e intuitividade, o Jogo dos 9 Erros favorece, também, a educação inclusiva pois assegura a aprendizagem dos alunos especiais além de integra-los em uma atividade que envolve toda classe.
Dessa forma, além das habilidades mentais desenvolvidas, o jogo traz os seguintes benefícios para o ensino-aprendizagem de História:
- Exercita a curiosidade intelectual.
- Desenvolve a investigação e análise do documento iconográfico.
- Contextualiza o documento histórico.
- Dinamiza as aulas e estimula os alunos ao aprendizado.
- Potencializa os resultados do trabalho do professor.
- Estimula a cooperação entre os alunos.
- Promove a inclusão dos alunos especiais.
- Utiliza diferentes linguagens (visual, escrita e auditiva).

Procurar erros em uma pintura renascentista desperta a curiosidade intelectual e contribui, de forma lúdica, a conhecer melhor o Renascimento. “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, jogo dos 9 Erros, Stud-História, 2022.
Fonte
Há muitas pesquisas e uma boa bibliografia sobre uso de jogos no ensino de História. Indicamos abaixo algumas referências.
- GIACOMONI, Marcello Paniz & PEREIRA, Nilton Mullet (orgs.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
- HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2008.
- BECKEMKAMP, Daiana & MORAES, Marcos. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. EFDeportes Revista Digital. Buenos Aires, ano n18, n. 186, nov 2013.
- FEMIANO, Maria A. Belintane. O jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História. História Hoje. ANPUH, v. 3, n. 7, julho 2005.
- CARISSIMI, Laura Bossle & RAÜNZ, Roberto. Arquivo 7.0: jogos e o ensino de História.
- JUCHEM, Henry & PEREIRA, Nilton Mullet. Sobre o uso de jogos no ensino de História. Revista Brasileira de Educação Básica.
- HÜTHER, Sabrina Fabiola. Jogando com a História: diferentes possibilidades de aprendizagem. Monografia de Licenciatura, Lageado, 2016.
- ANDRADE, Débora El-Jaick. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de História. História & Ensino, Londrina: UEL, v. 13, set. 2007.
Jogos gratuitos nesse site
- Encontre 9 erros na pintura “Independência ou Morte” (jogo para imprimir)
- Bingo “Iluminado” da Idade Média (jogo para imprimir)
- “Corrida do tempo”, sobre fonte histórica, tempo e pré-história (jogo para imprimir)
- “Encontre a resposta rápido!”, sobre a Segunda Guerra Mundial (jogo para imprimir)
- Um jantar brasileiro, gravura de Debret (jogo digital de encontrar erros)
- Games! Um recurso para aulas remotas e presenciais (acesso a 8 jogos digitais)