Utilizar jogos em sala de aula tem sido cada vez mais comum apesar da resistência de alguns professores que vêm os jogos como recurso fútil e de mera distração que nada acrescenta. Entretanto, pesquisas com jogos educativos realizadas por profissionais das áreas de Humanas, Educação, Saúde, Psicologia e Biologia têm avaliado esses instrumentos pedagógicos e sua utilização como tecnologia educacional.
Os estudos têm atribuído aos jogos características educacionais positivas, entre elas, a de serem estratégias motivadoras no ensino de conteúdos (Canto & Zacarias, 2009), recurso que favorece a tomada de consciência e de decisão por parte dos estudantes (Cezar et ali, 2008) além de favorecerem o processo de aprendizado de habilidades específicas como afirmam esses estudiosos:
A oportunidade para discussão durante o jogo aumenta o interesse e a motivação. Facilita a assimilação de conceitos pela estimulação do processo cognitivo, permite a expressão de opiniões, esclarece conceitos, reforça e suplementa aprendizagem e promove positiva aprendizagem afetiva (Fonseca et al., 2002, p.170).
(…) Observações não sistemáticas indicaram que as atividades de ensino com os jogos aumentaram a probabilidade de as crianças se envolverem nas tarefas e aprenderem o que estava sendo ensinado. (Sudo et al., 2008, p. 235)
O jogo Encontre a resposta, rápido! é da modalidade “perguntas e respostas” que, no caso, são 31 enunciados afirmativos relativos à Segunda Guerra Mundial e que devem ser relacionados a um personagem, uma característica ou um evento histórico. A dinâmica do jogo exige dos alunos agilidade mental, rapidez de resposta, manter o foco e exercitar as habilidades de identificar, relacionar e avaliar.
Por ser um jogo coletivo, em que toda classe participa, ele favorece a cooperação e o trabalho em equipe. Além disso, a diversão proporcionada pelo jogo e a torcida da turma é uma forma menos estressante para os alunos demonstrarem seu conhecimento e compreensão de um tópico do que uma avaliação tradicional ou uma atividade escrita convencional.
Para o professor, o jogo possibilita revisar e verificar o conteúdo aprendido percebendo lacunas ou pontos que devem ser reforçados.
Jogo produzido em coautoria com a profa. KELLY FERNANDA GONÇALVES.
Para baixar o jogo no site STUD HISTÓRIA, clique no botão abaixo e faça um pedido na loja. Material gratuito.
AcessarFonte (sobre uso de jogos educativos)
- LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
- ________. Jogo, brinquedo e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
- CARNEIRO, Eudorico de Oliveira. Jogos educativos. Rio de Janeiro: S.N., 1966.
- CELIA, Glória I. de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
- CANTO, A. R., & ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência e Cognição, 2009, 14, 144-153.
- CEZAR, K. P. L., MORAIS, N. C. B., CALSA, G. C., ROMUALDO, E. C. Acentuação gráfica: criação e aplicação de um jogo de regras. Revista de Psicopedagogia, 2008, 25, 62-74.
- FONSECA, L. M. M., SCOCHI, C. G. S., MELLO, D. F. Educação em saúde de puérperas em alojamento neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino Americana de Enfermagem, 2002,10, 166-171.
- SOUZA, S. R., HÜBNER, M. M. C. Efeitos de um jogo de tabuleiro educativo na aquisição de leitura e escrita. Acta Comportamentalia, 2010, 18, 215-242.
- SUDO, C. H., SOARES, P. G., Souza, S. R., HAYDU, V. B. Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2008, 10, 223-238.
Outros recursos
- Segunda Guerra Mundial em mapas animados e uma cronologia da guerra (com infográfico)
- Segunda Guerra Mundial (cruzadinha)
- O que você sabe sobre a Segunda Guerra Mundial? (quiz)
- Dominó Período Entreguerras (1918-1939)
- Cronologia da Segunda Guerra Mundial (infográfico)