DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Encontre a resposta, rápido! – Segunda Guerra Mundial (jogo para imprimir)

15 de abril de 2021

10068
Visitas

15
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 532 [name] => Dia D [slug] => dia-d [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 532 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 3470 [name] => EF09HI13 [slug] => ef09hi13 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3470 [taxonomy] => post_tag [description] => Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto). [parent] => 0 [count] => 12 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 208 [name] => FAB [slug] => fab [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 208 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 1118 [name] => fascismo [slug] => fascismo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1118 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 904 [name] => FEB [slug] => feb [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 904 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 72 [name] => Hitler [slug] => hitler [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 72 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 8 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 277 [name] => Mussolini [slug] => mussolini [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 277 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 3 [filter] => raw ) [7] => WP_Term Object ( [term_id] => 73 [name] => nazismo [slug] => nazismo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 73 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 9 [filter] => raw ) [8] => WP_Term Object ( [term_id] => 905 [name] => segunda guerra mundial [slug] => segunda-guerra-mundial [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 905 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 4 [filter] => raw ) [9] => WP_Term Object ( [term_id] => 3113 [name] => Solução final [slug] => solucao-final [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3113 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) )
BNCC

Compartilhe

Utilizar jogos em sala de aula tem sido cada vez mais comum apesar da resistência de alguns professores que vêm os jogos como recurso fútil e de mera distração que nada acrescenta. Entretanto, pesquisas com jogos educativos realizadas por profissionais das áreas de Humanas, Educação, Saúde, Psicologia e Biologia têm avaliado esses instrumentos pedagógicos e sua utilização como tecnologia educacional.

Os estudos têm atribuído aos jogos características educacionais positivas, entre elas, a de serem estratégias motivadoras no ensino de conteúdos (Canto & Zacarias, 2009), recurso que favorece a tomada de consciência e de decisão por parte dos estudantes (Cezar et ali, 2008) além de favorecerem o processo de aprendizado de habilidades específicas como afirmam esses estudiosos:

A oportunidade para discussão durante o jogo aumenta o interesse e a motivação. Facilita a assimilação de conceitos pela estimulação do processo cognitivo, permite a expressão de opiniões, esclarece conceitos, reforça e suplementa aprendizagem e promove positiva aprendizagem afetiva (Fonseca et al., 2002, p.170).

(…) Observações não sistemáticas indicaram que as atividades de ensino com os jogos aumentaram a probabilidade de as crianças se envolverem nas tarefas e aprenderem o que estava sendo ensinado. (Sudo et al., 2008, p. 235)

O jogo Encontre a resposta, rápido! é da modalidade “perguntas e respostas” que, no caso, são 31 enunciados afirmativos relativos à Segunda Guerra Mundial e que devem ser relacionados a um personagem, uma característica ou um evento histórico. A dinâmica do jogo exige dos alunos agilidade mental, rapidez de resposta, manter o foco e exercitar as habilidades de identificar, relacionar e avaliar.

Por ser um jogo coletivo, em que toda classe participa, ele favorece a cooperação e o trabalho em equipe. Além disso, a diversão proporcionada pelo jogo e a torcida da turma é uma forma menos estressante para os alunos demonstrarem seu conhecimento e compreensão de um tópico do que uma avaliação tradicional ou uma atividade escrita convencional.

Para o professor, o jogo possibilita revisar e verificar o conteúdo aprendido percebendo lacunas ou pontos que devem ser reforçados.

Jogo produzido em coautoria com a profa. KELLY FERNANDA GONÇALVES.

"Encontre a resposta rápido!", jogo para imprimir sobre a Segunda Guerra Mundial

Ilustração do verso das cartas de enunciados e de respostas.

Para baixar o jogo no site STUD HISTÓRIA, clique no botão abaixo e faça um pedido na loja. Material gratuito.

Acessar

Fonte (sobre uso de jogos educativos)

  • LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • ________. Jogo, brinquedo e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
  • CARNEIRO, Eudorico de Oliveira. Jogos educativos. Rio de Janeiro: S.N., 1966.
  • CELIA, Glória I. de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
  • CANTO, A. R., & ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência e Cognição, 2009, 14, 144-153.
  • CEZAR, K. P. L., MORAIS, N. C. B., CALSA, G. C., ROMUALDO, E. C. Acentuação gráfica: criação e aplicação de um jogo de regras. Revista de Psicopedagogia, 2008, 25, 62-74.
  • FONSECA, L. M. M., SCOCHI, C. G. S., MELLO, D. F. Educação em saúde de puérperas em alojamento neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino Americana de Enfermagem, 2002,10, 166-171.
  • SOUZA, S. R., HÜBNER, M. M. C. Efeitos de um jogo de tabuleiro educativo na aquisição de leitura e escrita. Acta Comportamentalia, 2010, 18, 215-242.
  • SUDO, C. H., SOARES, P. G., Souza, S. R., HAYDU, V. B. Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2008, 10, 223-238.

Outros recursos

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x