DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Encontre a resposta, rápido! – Segunda Guerra Mundial (jogo para imprimir)

15 de abril de 2021

4332
Visitas

13
compartilhamentos

Acessibilidade

Utilizar jogos em sala de aula tem sido cada vez mais comum apesar da resistência de alguns professores que vêm os jogos como recurso fútil e de mera distração que nada acrescenta. Entretanto, pesquisas com jogos educativos realizadas por profissionais das áreas de Humanas, Educação, Saúde, Psicologia e Biologia têm avaliado esses instrumentos pedagógicos e sua utilização como tecnologia educacional.

Os estudos têm atribuído aos jogos características educacionais positivas, entre elas, a de serem estratégias motivadoras no ensino de conteúdos (Canto & Zacarias, 2009), recurso que favorece a tomada de consciência e de decisão por parte dos estudantes (Cezar et ali, 2008) além de favorecerem o processo de aprendizado de habilidades específicas como afirmam esses estudiosos:

A oportunidade para discussão durante o jogo aumenta o interesse e a motivação. Facilita a assimilação de conceitos pela estimulação do processo cognitivo, permite a expressão de opiniões, esclarece conceitos, reforça e suplementa aprendizagem e promove positiva aprendizagem afetiva (Fonseca et al., 2002, p.170).

(…) Observações não sistemáticas indicaram que as atividades de ensino com os jogos aumentaram a probabilidade de as crianças se envolverem nas tarefas e aprenderem o que estava sendo ensinado. (Sudo et al., 2008, p. 235)

O jogo Encontre a resposta, rápido! é da modalidade “perguntas e respostas” que, no caso, são 31 enunciados afirmativos relativos à Segunda Guerra Mundial e que devem ser relacionados a um personagem, uma característica ou um evento histórico. A dinâmica do jogo exige dos alunos agilidade mental, rapidez de resposta, manter o foco e exercitar as habilidades de identificar, relacionar e avaliar.

Por ser um jogo coletivo, em que toda classe participa, ele favorece a cooperação e o trabalho em equipe. Além disso, a diversão proporcionada pelo jogo e a torcida da turma é uma forma menos estressante para os alunos demonstrarem seu conhecimento e compreensão de um tópico do que uma avaliação tradicional ou uma atividade escrita convencional.

Para o professor, o jogo possibilita revisar e verificar o conteúdo aprendido percebendo lacunas ou pontos que devem ser reforçados.

Jogo produzido em coautoria com a profa. KELLY FERNANDA GONÇALVES.

"Encontre a resposta rápido!", jogo para imprimir sobre a Segunda Guerra Mundial

Ilustração do verso das cartas de enunciados e de respostas.

Para baixar o jogo no site STUD HISTÓRIA, clique no botão abaixo e faça um pedido na loja. Material gratuito.

Acessar

Fonte (sobre uso de jogos educativos)

  • LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • ________. Jogo, brinquedo e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
  • CARNEIRO, Eudorico de Oliveira. Jogos educativos. Rio de Janeiro: S.N., 1966.
  • CELIA, Glória I. de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
  • CANTO, A. R., & ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência e Cognição, 2009, 14, 144-153.
  • CEZAR, K. P. L., MORAIS, N. C. B., CALSA, G. C., ROMUALDO, E. C. Acentuação gráfica: criação e aplicação de um jogo de regras. Revista de Psicopedagogia, 2008, 25, 62-74.
  • FONSECA, L. M. M., SCOCHI, C. G. S., MELLO, D. F. Educação em saúde de puérperas em alojamento neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino Americana de Enfermagem, 2002,10, 166-171.
  • SOUZA, S. R., HÜBNER, M. M. C. Efeitos de um jogo de tabuleiro educativo na aquisição de leitura e escrita. Acta Comportamentalia, 2010, 18, 215-242.
  • SUDO, C. H., SOARES, P. G., Souza, S. R., HAYDU, V. B. Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2008, 10, 223-238.

Outros recursos

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    0
    Would love your thoughts, please comment.x