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Avaliação diagnóstica de aprendizagem – História 8º ano

21 de agosto de 2022

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Elaboramos 10 testes para serem aplicados no 8º ano para avaliar que conteúdo do 7º ano foi aprendido e fixado pelo aluno.

O objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.

Nesse sentido, “a avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica” (CALDEIRA, 2000, p.122). Serve, portanto de subsídio para planejar o ensino.

Não há um modelo definido de avaliação diagnóstica. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos necessários, elabora atividades que permitam estabelecer um panorama dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O professor pode lançar mão de diferentes modelos para uma avaliação diagnóstica, entre eles:

  • Aplicação de exercícios, testes, prova dissertativa, redação.
  • Autoavaliação dos estudantes.
  • Discussão coletiva, entrevista com os alunos.
  • Consulta do histórico escolar, das provas e atividades realizadas.
  • Consulta do material didático utilizado no ano anterior.

Avaliação diagnóstica do 8º ano

A avaliação diagnóstica que elaboramos para o 8º ano abrange as habilidades propostas pela BNCC para o 7º ano.

Para fazer o download da avaliação diagnóstica do 8º ano, preencha os campos abaixo

São 10 testes que abrangem os seguintes temas:

  • conceito de modernidade,
  • sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus,
  • conquista europeia da América,
  • populações indígenas do Brasil,
  • colonização da América,
  • reformas religiosas,
  • conceitos: feudalismo, servidão, humanismo, renascimento, absolutismo, doutrina de direito divino, capitalismo, mercantilismo, escravidão e pacto colonial.

Lembramos que cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos.

A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança longe de ser uma prova tradicional. Explique aos estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. É apenas um mapa cognitivo da turma.

Fique atento, professor, às dificuldades e desconhecimentos dos estudantes. São indicativos importantes das lacunas que você certamente precisará considerar em seu planejamento,

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 8º ANO

1) B    2) C    3) A

4)

  1. C
  2. E
  3. A
  4. D
  5. B
  6. F
  7. I
  8. H
  9. G

5) A    6) D    7) C    8) B    9) 1-B,   2-C,   3-A,   4-D,   5-E

10)

  1. E (feudalismo),
  2. J (servidão),
  3. I (Renascimento),
  4. F (Humanismo,
  5. G (mercantilismo),
  6. H (pacto colonial),
  7. A (absolutismo),
  8. C (direito divino),
  9. D (escravidão),
  10. B (capitalismo)

 

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