DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Avaliação diagnóstica de aprendizagem – História, 9º ano

21 de agosto de 2022

10150
Visitas

4
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 3083 [name] => 9 ano [slug] => 9-ano [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3083 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 309 [name] => avaliação [slug] => avaliacao [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 309 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 7 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 3073 [name] => dinâmica [slug] => dinamica [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3073 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 4 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 310 [name] => prova [slug] => prova [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 310 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 9 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 314 [name] => testes [slug] => testes [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 314 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 10 [filter] => raw ) )

Elaboramos 15 testes para serem aplicados no 9º ano para avaliar que conteúdo do 8º ano foi aprendido e fixado pelo aluno.

O objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.

Nesse sentido, “a avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica” (CALDEIRA, 2000, p.122). Serve, portanto de subsídio para planejar o ensino.

Não há um modelo definido de avaliação diagnóstica. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos necessários, elabora atividades que permitam estabelecer um panorama dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O professor pode lançar mão de diferentes modelos para uma avaliação diagnóstica, entre eles:

  • Aplicação de exercícios, testes, prova dissertativa, redação.
  • Autoavaliação dos estudantes.
  • Discussão coletiva, entrevista com os alunos.
  • Consulta do histórico escolar, das provas e atividades realizadas.
  • Consulta do material didático utilizado no ano anterior.

Avaliação diagnóstica do 9º ano

A avaliação diagnóstica que elaboramos para o 9º ano abrange as habilidades propostas pela BNCC para o 8º ano.

Para fazer o download da Avaliação Diagnóstica do 9º ano, preencha os campos abaixo.

São 15 testes com quatro alternativas que contemplam o seguinte conteúdo:

  • Iluminismo,
  • Revolução Gloriosa,
  • Revolução Industrial,
  • Revolução Francesa,
  • Independência dos Estados Unidos,
  • formação das nações latino-americanas,
  • Revolução do Haiti,
  • Primeiro Reinado,
  • Período Regencial,
  • Guerra do Paraguai,
  • população escravizada no Brasil,
  • resistências ao imperialismo.
  • Conceitos: abolicionismo, darwinismo social, despotismo esclarecido, Destino Manifesto, Doutrina Monroe, Iluminismo, imperialismo, liberalismo, Pan-americanismo, racismo.

Cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos. Os testes têm enunciados curtos para não tornar a avaliação muito pesada aos alunos.

A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança que em nada lembre uma prova tradicional. Explique e repita para os estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. Eles podem deixar em branco o que não souberem responder e que grifem as palavras desconhecidas.

Ao final dos testes, uma pergunta permite que o aluno se posicione: “O que você mais gostou de estudar na matéria de História no ano passado?

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO

1) C    2) A   3) D    4) B   5) D    6) A    7) C    8) C    9) D

10) A    11) D    12) B    13) D    14) B

15)

  1. F (Iluminismo),
  2. C (despotismo esclarecido),
  3. H (liberalismo),
  4. E (Doutrina Monroe),
  5. I (Pan-Americanismo),
  6. A (abolicionismo),
  7. D (Destino Manifesto),
  8. G (imperialismo),
  9. B (darwinismo social)
  10. J (racismo)

Outras habilidades a observar na avaliação

Para além de verificar o conteúdo apreendido pelo aluno, fique atento, professor, qual o grau de domínio de leitura e compreensão dos enunciados. Isso fornece indícios sobre a habilidade do estudante em ler e interpretar textos – habilidade essencial para a aprendizagem de História.

Nesse sentido, procure identificar o tipo de dificuldade do estudante para responder os testes: se é desconhecimento do assunto ou se o problema é compreender o texto.

Nesse modelo de avaliação diagnóstica, ficaram de fora outras habilidades cognitivas como:

  • Expressar oralmente ideias e conhecimentos.
  • Produzir textos com coerência, ideias claras e fundamentadas.
  • Elaborar questionamentos, argumentos e proposições.
  • Relacionar acontecimentos e processos de transformação.
  • Compreender a historicidade e contextualizar fenômenos históricos.

O professor tem pela frente um ano inteiro para trabalhar essas e outras habilidades.

Fonte

CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997.

Veja mais

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    0
    Would love your thoughts, please comment.x