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Avaliação diagnóstica de aprendizagem – História, 7º ano

21 de agosto de 2022

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Elaboramos 18 testes para serem aplicados no 7º ano para avaliar que conteúdo do 6º ano foi aprendido e fixado pelo aluno.

O objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.

Nesse sentido, “a avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica” (CALDEIRA, 2000, p.122). Serve, portanto de subsídio para planejar o ensino.

Não há um modelo definido de avaliação diagnóstica. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos necessários, elabora atividades que permitam estabelecer um panorama dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O professor pode lançar mão de diferentes modelos para uma avaliação diagnóstica, entre eles:

  • Aplicação de exercícios, testes, prova dissertativa, redação.
  • Autoavaliação dos estudantes.
  • Discussão coletiva, entrevista com os alunos.
  • Consulta do histórico escolar, das provas e atividades realizadas.
  • Consulta do material didático utilizado no ano anterior.

Avaliação diagnóstica do 7º ano

A avaliação diagnóstica que elaboramos para o 7º ano abrange as habilidades propostas pela BNCC para o 6º ano.

Para fazer o download da Avaliação Diagnóstica do 7º ano, preencha os campos abaixo.

São 18 testes com quatro alternativas que contemplam o seguinte conteúdo:

  • noção de tempo e periodização,
  • surgimento da espécie humana,
  • povoamento da América,
  • história oral, saberes dos povos antigos,
  • conceito de Antiguidade Clássica,
  • formação da pólis,
  • formação de Roma antiga,
  • cidadania na Grécia e em Roma antigas,
  • conceito de império,
  • rotas comerciais no Mediterrâneo,
  • feudalismo,
  • escravidão e servidão,
  • religião cristã no período medieval
  • papel das mulheres no mundo antigo e medieval.

Cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos. Os testes têm enunciados curtos para não tornar a avaliação muito pesada aos alunos.

A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança que em nada lembre uma prova tradicional. Explique e repita para os estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. Eles podem deixar em branco o que não souberem responder e que grifem as palavras desconhecidas.

Ao final dos testes, uma pergunta permite que o aluno se posicione: “O que você mais gostou de estudar na matéria de História no ano passado?

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 7º ANO

1) B     2) A     3) B     4) D     5) B     6) C     7) D     8) A     9) A    10) B     11) C     12) A     13) C     14) B     15) D     16) C     17) A     18) A

Outras habilidades a observar na avaliação

Para além de verificar o conteúdo apreendido pelo aluno, fique atento, professor, qual o grau de domínio de leitura e compreensão dos enunciados. Isso fornece indícios sobre a habilidade do estudante em ler e interpretar textos – habilidade essencial para a aprendizagem de História.

Nesse sentido, procure identificar o tipo de dificuldade do estudante para responder os testes: se é desconhecimento do assunto ou se o problema é compreender o texto.

Nesse modelo de avaliação diagnóstica, ficaram de fora outras habilidades cognitivas como:

  • Expressar oralmente ideias e conhecimentos.
  • Produzir textos com coerência, ideias claras e fundamentadas.
  • Elaborar questionamentos, argumentos e proposições.
  • Relacionar acontecimentos e processos de transformação.
  • Compreender a historicidade e contextualizar fenômenos históricos.

O professor tem pela frente um ano inteiro para trabalhar essas e outras habilidades.

Fonte

CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997.

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