Elaboramos 10 testes para serem aplicados no 8º ano para avaliar que conteúdo do 7º ano foi aprendido e fixado pelo aluno.
O objetivo da avaliação diagnóstica é verificar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas de aprendizagem e traçar rotas de ensino-aprendizagem para suprir as necessidades dos estudantes.
Nesse sentido, “a avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica” (CALDEIRA, 2000, p.122). Serve, portanto de subsídio para planejar o ensino.
Não há um modelo definido de avaliação diagnóstica. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos necessários, elabora atividades que permitam estabelecer um panorama dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O professor pode lançar mão de diferentes modelos para uma avaliação diagnóstica, entre eles:
- Aplicação de exercícios, testes, prova dissertativa, redação.
- Autoavaliação dos estudantes.
- Discussão coletiva, entrevista com os alunos.
- Consulta do histórico escolar, das provas e atividades realizadas.
- Consulta do material didático utilizado no ano anterior.
Avaliação diagnóstica do 8º ano
A avaliação diagnóstica que elaboramos para o 8º ano abrange as habilidades propostas pela BNCC para o 7º ano.
Para fazer o download da avaliação diagnóstica do 8º ano, preencha os campos abaixo
São 10 testes que abrangem os seguintes temas:
- conceito de modernidade,
- sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus,
- conquista europeia da América,
- populações indígenas do Brasil,
- colonização da América,
- reformas religiosas,
- conceitos: feudalismo, servidão, humanismo, renascimento, absolutismo, doutrina de direito divino, capitalismo, mercantilismo, escravidão e pacto colonial.
Lembramos que cabe ao professor avaliar a pertinência de cada teste e, se necessário, excluir ou adaptar conforme seus objetivos pedagógicos.
A aplicação dos testes deve ser feita em um clima amistoso e de confiança longe de ser uma prova tradicional. Explique aos estudantes que o teste não vale nota, não tem caráter punitivo nem classificatório. É apenas um mapa cognitivo da turma.
Fique atento, professor, às dificuldades e desconhecimentos dos estudantes. São indicativos importantes das lacunas que você certamente precisará considerar em seu planejamento,
RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 8º ANO
1) B 2) C 3) A
4)
- C
- E
- A
- D
- B
- F
- I
- H
- G
5) A 6) D 7) C 8) B 9) 1-B, 2-C, 3-A, 4-D, 5-E
10)
- E (feudalismo),
- J (servidão),
- I (Renascimento),
- F (Humanismo,
- G (mercantilismo),
- H (pacto colonial),
- A (absolutismo),
- C (direito divino),
- D (escravidão),
- B (capitalismo)