DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Os “14 Pontos” de Wilson

08 de janeiro de 1918

19471
Visitas

401
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Compartilhe

Em 8 de janeiro de 1918, o presidente democrata Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, apresentou seu programa dos Quatorze Pontos para acabar com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A proposta de Wilson sistematizava suas ideias já tornadas públicas em abril de 1917, antes dos Estados Unidos entrarem em guerra. Defendia uma “paz sem vencedores ou vencidos” que garantisse “tornar o mundo seguro para a democracia”. Afirmava que se a autodeterminação das grandes nações fosse a base para a paz, então aquele seria o último conflito, “uma guerra para acabar com todas as guerras”.

Essas ideias foram incorporadas em seus Quatorze Pontos.

Os primeiros cinco pontos, de importância geral, defendiam o fim dos acordos secretos, a liberdade de navegação nos mares, o livre comércio, a redução dos armamentos e o direito dos povos colonizados à autodeterminação.

Os pontos 6, 7, 8 e 11 falavam em evacuação das tropas alemães da Rússia, da Bélgica, dos Balcãs e da França (incluindo a região contestada da Alsácia-Lorena).

O 9º ponto defendia o reajuste das fronteiras italianas dentro dos limites nacionais.

Os pontos 10, 12 e 13 reconheciam a autonomia e independência da Áustria-Hungria, da Turquia e da Polônia.

O 14º ponto, refletindo o idealismo do presidente norte-americano, anunciava a criação de uma Liga das Nações com o objetivo de dar garantias mútuas de independência política e integridade territorial aos Estados.

Apesar do idealismo de Wilson, os termos acordados pelos vitoriosos no tratado de Versalhes, em 1919, foram duros com a Alemanha: a soberania e autodeterminação da nação alemã foi arrasada. O país, considerado culpado pela guerra foi forçado a desmantelar suas forças armadas, entregar a maior parte de sua frota mercante e a concordas com extensas reparações de guerra.

O impacto do acordo para a Alemanha plantou a semente da Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações, por sua vez, mostrou-se incapaz de equilibrar os interesses nacionais na arena internacional, especialmente sem a participação dos Estados Unidos que, apesar dos esforços de Wilson, nunca se juntaram à organização.

  • BNCC 9° ano. Habilidade: EF09HI10

Saiba mais

Abertura

  • It’s the only way out, Wilhelm!” (É a única saída, Guilherme!), diz a caricatura mostrando o Kaiser alemão diante dos 14 Pontos de Wilson, caricatura de EA Bushenll, Review of Reviews, v. 58, n. 4, outubro de 1918.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram