Em 1º de outubro de 1908, o americano Henry Ford lançou, nos Estados Unidos, o Ford T, considerado o primeiro carro popular da história.
Até então, os automóveis, produzidos a partir da década de 1880, eram escassos e caros. Eram fabricados artesanalmente vistos com desconfiança pelos americanos. Não passavam de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.
O Ford T era um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e, principalmente, barato. Henry Ford implantou a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a produção industrial. Pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento. O Ford T tornou-se símbolo poderoso da era de modernização dos Estados Unidos e da ascensão da classe média.
Produzido em larga escala, o Ford T tinha um preço acessível, fácil manuseio e manutenção. O carro saía da fábrica pelo preço de US$ 850. Mais tarde, com outras inovações no processo industrial, o preço chegou a cair para US$ 260, e um carro era produzido em 93 minutos. O Ford T vendeu 15 milhões de unidades durante o período em que foi produzido, entre 1908 e 1927.
O primeiro modelo T possuía 20 cavalos de potência, motor de quatro cilindros e atingia uma velocidade máxima de cerca de 55,8 quilômetros por hora. A cor preta foi escolhida porque secava mais rápido do que as outras. Até 1912, não havia porta ao lado do motorista. O carro fechado só veio 1915.
O Ford T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 foi iniciada sua produção na Argentina. Em 1917 foi lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919 a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes, como Turquia e Etiópia.
Foi o primeiro carro global, isto é, produzido por vários países simultaneamente. Era fabricado no Canadá e Inglaterra, e montado na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Argentina, Brasil, México, Austrália e Japão.
Como a Ford dominava o mercado na América do Norte durante a década de 1910, outros concorrentes reduziram seus preços para permanecerem competitivos, ao mesmo tempo em que ofereciam recursos que não estavam disponíveis no Modelo T, como uma ampla escolha de cores e estilos de carroceria. Os concorrentes também se beneficiaram dos custos reduzidos de matérias-primas e benefícios de infraestrutura para a cadeia de suprimentos.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o modelo T foi empregado amplamente, inclusive como ambulância, e correspondeu nas condições mais adversas.
O modelo T foi produzido até maio de 1927. Hoje existem quatro clubes principais para apoiar a preservação e restauração dos modelos T, nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. Em 2008, estimou-se que cerca de 50.000 a 60.000 Ford Modelos T permanecem em condições de circular
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