Em 3 de setembro de 1928, Alexander Fleming descobre a penicilina. A descoberta foi casual mas ainda levaria anos de pesquisa para chegar à cura de doenças. Foi preciso primeiro purificar o fungo penicillium notatumpara confirmar seu poder de curar infecções, o que só ocorreu em 1940. Ainda era preciso conseguir produzir a penicilina em grande quantidade.
A descoberta foi publicada mas não teve repercussão pois as atenções mundiais estavam voltadas para a Segunda Guerra Mundial. Naquele ano, a Inglaterra, onde Fleming pesquisava a penicilina estava sendo bombardeada pela força aérea alemã.
As pesquisas continuaram e, diante dos avanços dos resultados, os laboratórios norte-americanos Merck, Pfizer e Squibb se interessam pela descoberta. A penicilina foi aplicada em feridos na frente de guerra e eles sobreviveram às graves infecções. Parecia um milagre!
A penicilina abriu caminho para a cura de muitas doenças, como a tuberculose e a sífilis. Estima-se que o antibiótico descoberto por Alexander Fleming tenha aumentado a expectativa de vida humana em cerca de uma década.
Saiba mais
- Lançado o primeiro filme falado
- Primeira projeção pública de cinema
- Primeira transmissão de voz por telefone
- Lançado o primeiro carro popular
- Primeira sessão de televisão
- Primeiro programa de televisão colorido: “Os Jetsons”
- Lançado o primeiro balão de Santos Dumont
- Primeiro voo de um dirigível no Rio de Janeiro
- Nikola Tesla, o genial mestre dos raios
- Gutenberg lega a imprensa à humanidade
- Mecanismo de Anticítera: o computador mais antigo do mundo
Abertura
- Alexander Fleming em seu laboratório, em Londres, Inglaterra.