DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Início da construção do Muro de Berlim, Alemanha

13 de agosto de 1961

3702
Visitas

14
compartilhamentos

Acessibilidade
BNCC

Na madrugada de 13 de agosto de 1961, teve início a construção do Muro de Berlim, erguido pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental ou Alemanha Socialista). A cidade foi dividida em duas partes praticamente intransponíveis – o lado ocidental, , sob domínio das potências capitalistas, e o lado oriental, sob domínio soviético. Durante os vinte e oito anos de sua existência (1961 a 1989), a população foi impedida de circular de um lado para outro.

  • BNCC: 9º ano. Habilidade: EF09HI28

Além do muro de pedras de 160 km de extensão, havia 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. O muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar quem tentasse atravessá-lo. Oficialmente, 80 pessoas morreram nessa tentativa durante a existência do muro (1961 a 1989).

Havia oito passagens de fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, o que permitia o trânsito de pessoas desde que possuíssem as permissões necessárias. Quatro rodovias ligavam Berlim Ocidental à Alemanha Ocidental, bem como quatro linhas de trem além de acesso por barco através dos canais e rios.

Muro de Berlim

O muro de Berlim em frente ao portão de Brandenburgo, 1961.

Alemanha dividida

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha (mapa à esquerda) foi dividida em quatro zonas de ocupação. A República Federal da Alemanha (RFA) ficou sob governo dos países capitalistas. A República Democrática Alemã (RDA) ficou sob controle soviético. Berlim (detalhe ampliado à direita) também foi dividida em quatro setores. A linha preta representa o Muro de Berlim cortando a cidade de norte a sul. Posteriormente, o muro foi estendido para cercar o lado ocidental da cidade.

Vivia-se, então, em plena Guerra Fria com o mundo polarizado pelos Estados Unidos e União Soviética.A Alemanha, conforme os acordos da Conferência de Yalta, foi dividida em quatro zonas de ocupação pelos vencedores: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. A República Federal da Alemanha (ocidental) desenvolveu-se como um país capitalista com uma economia de mercado e uma democracia parlamentar. A República Democrática Alemã (oriental) teve suas propriedades privadas e indústrias nacionalizadas  e adotou o regime comunista. Berlim foi declarada capital da Alemanha Oriental.

Nos primeiros anos, as linhas de fronteira entre as duas Alemanhas foram marcadas por pilares de madeira amarelos e sinalizações de cores nas árvores. Com o recrudescimento das tensões que marcaram a Guerra Fria, as fronteiras foram crescentemente fortificadas.

Em 1952, a Alemanha Oriental ergueu cercas com dispositivos de alarme, abriu “faixas protetoras” de 500 metros de largura e intensificou o policiamento para prender suspeitos de fugas. Mesmo assim, antes de 1961, calcula-se que cerca de 3,5 milhões de pessoas fugiram da zona de ocupação soviética para o lado ocidental.

A decisão de construir o muro foi mantida como segredo de Estado praticamente até o início das obras, em 13 de agosto de 1961. Paralelamente às obras, as casas e lojas junto à fronteira foram fechadas com tijolos e concreto, e também todas as estações de metrô e trem por onde passavam os trens vindos do lado ocidental. A propaganda da Alemanha Oriental justificou o muro e toda a segurança militar na fronteira como “proteção contra a fuga de cérebros, subversão, espionagem, sabotagem, contrabando, venda e agressão do Ocidente”. Mesmo assim, entre 13 de agosto de 1961 e 9 de novembro de 1989, houve 5.075 fugas bem-sucedidas para Berlim Ocidental.

Muro de Berlim

Alemães do lado ocidental buscam ver seus amigos e parentes que ficaram do outro lado do muro, Berlim, 1961.

 

Muro de Berlim

Homens acenam para as pessoas que ficaram do lado oriental, Berlim, 1961.

Saiba mais

Abertura

  • Muro de Berlim em construção, agosto de 1961.

 

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: