DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos

29 de maio de 1453

7235
Visitas

11
compartilhamentos

Acessibilidade

Compartilhe

Em 29 de maio de 1453, a cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, caiu sob o exército do sultão otomano Maomé II, o Conquistador.

Constantinopla resistiu ao cerco e aos bombardeios dos otomanos por mais de dois meses. O exército de Maomé II tinha cerca de 80 mil homens, enquanto Constantinopla contava com 7 mil a 10 mil soldados. A artilharia otomana possuía 69 canhões de vários tamanhos que dispararam bolas de pedra de 90 kg a 230 kg.

No dia 29 de maio, às 1h30 da madrugada, começou o último assalto a Constantinopla com a artilharia de canhões disposta em toda a extensão da muralha. A cada duas horas, as tropas eram trocadas para manter o vigor do ataque. Ao mesmo tempo, a frota otomana atacou as muralhas do Corno de Ouro e do Mar de Mármara.

Ao amanhecer, a defesa finalmente entrou em colapso e os otomanos avançaram abrindo todos os portões da cidade. Por volta das 8h30, os invasores já haviam capturado toda a cidade.

A queda de Constantinopla é um marco histórico importante com dois significados opostos: marca o fim do Império Bizantino, cristão, e a ascensão do Império Otomano, muçulmano, que viria a se tornar uma grande potência por quase cinco séculos. Para a historiografia tradicional, foi um dos eventos que assinalou o fim da Idade Média europeia e o início da Idade Moderna – marco que ainda referencia a história europeia.

Constantinopla

Entrada vitoriosa do sultão Maomé II na cidade conquistada, pintura orientalista de Jean-Joseph Benjamin-Constant , 1876.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram