DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos

29 de maio de 1453

4617
Visitas

8
compartilhamentos

Acessibilidade

Em 29 de maio de 1453, a cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, caiu sob o exército do sultão otomano Maomé II, o Conquistador.

Constantinopla resistiu ao cerco e aos bombardeios dos otomanos por mais de dois meses. O exército de Maomé II tinha cerca de 80 mil homens, enquanto Constantinopla contava com 7 mil a 10 mil soldados. A artilharia otomana possuía 69 canhões de vários tamanhos que dispararam bolas de pedra de 90 kg a 230 kg.

No dia 29 de maio, às 1h30 da madrugada, começou o último assalto a Constantinopla com a artilharia de canhões disposta em toda a extensão da muralha. A cada duas horas, as tropas eram trocadas para manter o vigor do ataque. Ao mesmo tempo, a frota otomana atacou as muralhas do Corno de Ouro e do Mar de Mármara.

Ao amanhecer, a defesa finalmente entrou em colapso e os otomanos avançaram abrindo todos os portões da cidade. Por volta das 8h30, os invasores já haviam capturado toda a cidade.

A queda de Constantinopla é um marco histórico importante com dois significados opostos: marca o fim do Império Bizantino, cristão, e a ascensão do Império Otomano, muçulmano, que viria a se tornar uma grande potência por quase cinco séculos. Para a historiografia tradicional, foi um dos eventos que assinalou o fim da Idade Média europeia e o início da Idade Moderna – marco que ainda referencia a história europeia.

  • BNCC: 7° ano. Habilidades: EF07HI01, EF07HI02, EF07HI13.

Saiba mais

Abertura

  • Entrada vitoriosa do sultão Maomé II na cidade conquistada, pintura orientalista de Jean-Joseph Benjamin Constant , 1876.

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: