“La otra conquista”, filme sobre a conquista espanhola no México

20 de fevereiro de 2015

1
compartilhamentos

 México, 1520, o jovem escriba asteca Topiltzin (Damián Delgado) sobrevive ao massacre do Templo Mayor se escondendo sob um cadáver. Depois que os espanhóis deixam o local sagrado, ele encontra seus mortos, inclusive sua mãe. Sob o olhar de Topiltzin vemos as mudanças sociais, religiosas e psicológicas provocadas pela conquista e colonização espanhola.

O filme faz uma reflexão sobre a complexa fusão da fé católica levada ao México pelos espanhóis e as crenças astecas deixando uma pergunta em aberto: afinal, quem realmente converteu quem? Enquanto Frei Diego tenta impor a sua fé aos nativos, Topiltzin, forçado a se converter ao catolicismo e batizado com o nome de Tomás, luta para preservar suas próprias crenças.

Em seu desespero, Tomás/Topiltzin tem uma visão em que a Virgem Maria lhe aparece como a Deusa Mãe asteca. Sua conversão é real? Ou estaria Tomás/Topiltzin tentando manter suas próprias crenças camufladas sob o novo credo? Essas perguntas atormentam Frei Diego. A conquista espiritual é, portanto, a outra conquista, mais difícil do que a militar. Segundo o próprio diretor,  o filme teve como ponto de partida a imagem da padroeira do México, a Virgem de Guadalupe, a Virgem Maria com traços indígenas. 

Primeiro trabalho de Salvador Carrasco, um jovem cineasta mexicano, o filme levou sete anos para ser concluído e foi recorde de bilheterias no México ao ser lançado em 1999. Os atores são descendentes de povos nativos o que dá maior realismo ao drama.  As cenas foram filmadas em sítios arqueológicos como a pirâmide de Tenayuca e o centro cerimonial de Xochicalco incluindo cavernas subterrâneas. A trilha sonora inspirou-se nas melodias indígenas mexicanas executada com instrumentos típicos.

Filme completo. La otra conquista. Direção de Salvador Carrasco, México, 1998.

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edvaldo da Costa Alves
Edvaldo da Costa Alves
6 anos atrás

Ouvi falar sobre esse filme, mas nunca tive a oportunidade de assistir o mesmo.
Será uma das minhas atividades.
Depois acrescendo minha observações sobre o filme.

trackback

[…] “A outra conquista”, o filme. […]

Marcio Baima Baima
Marcio Baima Baima
4 anos atrás

Muito bom.

Marcio Baima Baima
Marcio Baima Baima
4 anos atrás

Trabalhei muito com cenas do filme “1492: a conquista do paraíso”, de Scott…. Esses novos filmes possibilitam também novas interpretações para esse episódio da História da América.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: