A Antiguidade Clássica, termo que designa o mundo greco-romano antigo, é um período histórico que, desde longa data, constitui uma grande preocupação para o professor. Considerado como a história fundadora de nossa cultura, a Antiguidade Clássica é “cláusula pétrea” do currículo escolar, ocupando quase todo o ano letivo.
- BNCC: 6º ano. Habilidades: EF06HI09, EF06HI10, EF06HI11, EF06HI12
Ela está presente, com destaque, nos livros didáticos, nos exames vestibulares e até em concursos públicos, e em todos seus aspectos: política, economia, arte, mitologia, filosofia etc. Um conteúdo inesgotável apoiado em uma extensa e rica bibliografia que, contudo, pelas necessidades e limitações da sala de aula, o professor deve selecionar, recortar, adaptar e simplificar. Tarefa complicada! Por isso, escolhemos para esse teste, os tópicos mais comuns da Antiguidade Clássica que servem de ponto de partida para o estudo desse período.
O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas?
São 18 perguntas objetivas com três alternativas cada, destacando os temas mais importantes da Antiguidade Clássica. Veja, ao final, qual foi a sua pontuação e classificação.
Para compartilhar, copie e cole o link na sua rede social.
A Antiguidade Clássica no currículo escolar
A História é uma “invenção” dos gregos e Heródoto, o seu fundador, o “pai da História”. A História nasce política e militar. Heródoto narrou as guerras médicas, antes dele, Homero, a guerra de Tróia, Tucídides, a guerra do Peloponeso, Políbio, o domínio romano. Historiadores romanos seguiram o caminho aberto pelos gregos. Tito Lívio, autor de Ab urbe condita (“Desde a fundação da cidade”) relata a história de Roma, de sua fundação à formação do império, uma narrativa cronológica que exalta conquistas, feitos e fatos de personagens romanos.
Herdamos essa maneira de narrar a Antiguidade Clássica. Os temas tradicionais da História Antiga ainda constituem o conteúdo central no ensino de Grécia e Roma. Mas o currículo escolar vai além: acrescentou a esse conteúdo, por si só extenso, novos temas oriundos das pesquisas recentes: a mulher, os escravos, os camponeses, o cotidiano dos gregos e dos romanos, arte clássica, produção intelectual, mitologia, cultura material etc.
Como o professor pode dar conta de tanto conteúdo? Que critérios usar para selecionar tópicos, destacar, reduzir ou eliminar outros? Como decidir entre Guerras Médicas e Filosofia grega? Enfatizar a crise da República ou a engenharia romana? Deter-se na Guerra do Peloponeso ou na mitologia grega?
Não há resposta simples e rápida a essas questões. Mas há uma sinalização importante que o professor deve atentar: o interesse dos alunos por determinados temas da História Antiga. Interesse que se agiganta, de tempos em tempos, estimulado pelo cinema, pelos jogos eletrônicos e séries televisivas que usam o fascínio da Antiguidade tão entranhado no imaginário histórico ocidental.
Saiba mais
- Hoplitas da Grécia antiga: uma animação para mostrar na aula
- O teatro grego: arte e fascínio. (Máscaras para recortar e colorir.)
- O que você sabe sobre Grécia e Roma Antigas? (quiz)
- Grécia – Atenas e Esparta (cruzadinha)
- Governos da antiga Grécia (artigo e infográfico)
- Atenas e Esparta, semelhantes mas diferentes (artigo e infográfico)
 Precisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto.
Precisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. 
 
						 
							 
     
     
     
     
    
 Imprima este artigo
												Imprima este artigo
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
																	 
																	 
																	 
		





 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
		
Muito bom! Pena que fui mal… com o tempo nós vamos esquecendo as coisas. Seria legal indicar algumas postagens do proprio blog ou de outros locais para nos aprofundarmos onde erramos.