DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Declaração de Independência dos Estados Unidos

04 de julho de 1776

17501
Visitas

11
compartilhamentos

Acessibilidade

Compartilhe

Em 4 de julho de 1776, durante o Segundo Congresso Continental na Filadélfia, as treze colônias norte-americanas assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América separando-se do Império Britânico e afirmando-se como uma nova nação soberana.

O Comitê dos Cinco apresentam a Declaração de Independência ao Congresso, pintura de John Trumbull de 1819.

O Segundo Congresso estava reunido a pouco mais de um ano (desde 10 de maio de 1775), logo após iniciar a guerra da independência. Sucedeu ao Primeiro Congresso Continental, que também se reuniu na Filadélfia de 5 de setembro a 26 de outubro de 1774. O Primeiro Congresso foi a respostas dos colonos à política fiscal austera imposta pela Inglaterra que criou novos impostos culminando nas Leis Intoleráveis. Nesse congresso elaborou-se um documento de protesto, que foi enviado ao governo inglês. A Inglaterra, porém, não estava disposta a fazer concessões.

Diante da intransigência da metrópole, irrompeu a guerra em 19 de abril de 1775 (Batalha de Lexington) e um mês depois, reuniu-se o Segundo Congresso no qual foi declarada a independência. Muitos dos delegados que participaram do Primeiro Congresso também participaram do Segundo.

O Congresso funcionou como o governo provisório dos Estados Unidos da América até 1º de março de 1781. Durante esse período, administrou com sucesso o esforço de guerra, redigiu os Artigos da Confederação e União Perpétua (um acordo entre os 13 estados), adotou a primeira constituição dos EUA, garantiu o reconhecimento diplomático e o apoio de nações estrangeiras e resolveram reivindicações de terras estatais a oeste das  Montanhas Apalaches.

A Declaração de Independência

A Declaração de Independência foi, em grande parte, obra de Thomas Jefferson. Baseou-se nas ideias de governo contratual de John Locke bem como no filósofo iluminista Montesquieu.

Seu famoso preâmbulo afirma que “todos os homens nascem iguais; foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis; entre esses direitos estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”. Seguia-se uma lista detalhada dos atos de tirania cometidos pelo rei George III, seus ministros e Parlamento contra o povo americano, em tom semelhante ao da Declaração de Direitos Inglesa (Bill of Rights), de 1689.

A Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) precedeu pouco mais de uma década à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada em 1789, na França em plena efervescência da revolução. Ambas foram de grande importância na história ocidental influenciando movimentos sociais e políticos na América e na Europa.

A guerra pela independência americana, iniciada em abril de 1775, prolongou-se por seis anos terminando com a derrota das forças metropolitanas na batalha de Yorktown em 19 de outubro de 1781. Dois anos mais tarde, a Inglaterra reconheceu a independência das Treze Colônias com a assinatura do Tratado de Paris.

Importância da independência dos EUA

A independência dos Estados Unidos teve relevância em vários aspectos:

  • foi a primeira colônia americana a se emancipar de uma metrópole europeia,
  • foi o primeiro governo republicano nas Américas,
  • promulgou uma Constituição baseada nos princípios iluministas,
  • inspirou vários movimentos emancipacionistas, inclusive no Brasil, como a Revolução Pernambucana de 1817.

A independência, contudo, não significou a liberdade de toda população do novo país. Foi mantida a escravidão negra e sua abolição só ocorreria quase um século depois por meio da Guerra de Secessão (1861-1865). No plano externo, os Estados Unidos sempre procuraram apresentar-se como defensores da democracia e da liberdade mundial. No entanto, foram assumindo, na prática, uma política imperialista de dominação.

O 4 de julho é celebrado nos Estados Unidos como o Dia da Independência (Independence Day) e é comemorado com desfiles, shows, jogos, esportes, tiros de canhão, sinos, fogueiras e iluminações. O documento original da Declaração de Independência está em exibição pública nos Arquivos Nacionais dos EUA em Washington DC.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram