16 ferramentas para auxiliar, criar ou compartilhar apresentações

7 de abril de 2020

121
compartilhamentos

As apresentações multimídias são a base de qualquer tipo de palestra, aula ou apresentação, servindo de guia e referência para o público ao qual se dirige. Elas são, basicamente, uma narrativa visual da explicação e do encadeamento argumentativo do palestrante, apresentador ou professor.

Existem muitos aplicativos e ferramentas excelentes que você pode usar para fazer apresentações poderosas e envolventes. Reunimos abaixo alguns programas recomendados para criar apresentações que vão além do tradicional, e também outras formas para compartilhar apresentações online de fácil acesso aos seus alunos,  sem precisar repassar arquivos via pendrive.

Lembre, porém, que essas ferramentas são apenas auxiliares para dar vida às suas aulas e manter os estudantes motivados. O conteúdo e a produção do conhecimento depende de você.

1. Google Docs – Apresentações

Google docsEste é o aplicativo de apresentações do Google. Trata-se de uma ferramenta bem similar ao PowerPoint quanto a interface e possibilidades e que permite criar uma apresentação de forma rápida e fácil. Traz uma ferramenta de pesquisa do Google que você pode usar se precisar realizar pesquisas sobre sua apresentação. A barra de pesquisa possui um menu suspenso que permite especificar o tipo de pesquisa ou informação que você procura em termos de imagens, vídeos, citações, etc.

Possui recursos de animação e incorporação de vídeo que podem ser se modificados em qualquer equipamento (notebook, smartphone ou outro dispositivo móvel. O aplicativo possibilita criar uma apresentação compartilhada reunindo pessoas que tenham conta no Google e, através da conexão, elas podem editar e alterar o documento online.

É baseado na nuvem, mas também oferece a opção de trabalhar  mesmo se você não estiver conectado à Internet, ativando a edição offline. Além disso, vale lembrar a versatilidade do Google em salvar o seu documento a qualquer momento, o que  elimina as chances de perdê-lo.

Outro recurso do Google é permitir que você exporte qualquer versão do Microsoft PowerPoint e vice versa. Saiba mais sobre o Google Docs aqui.

2. Prezi

Programa prezi para apresentaçõesO Prezi é um aplicativo que usa uma única tela em vez de slides separados. Todas as informações são exibidas em uma página que você pode organizar na ordem desejada. Apresentações pré-fabricadas também estão incluídas entre os recursos deste aplicativo, você pode explorá-las facilmente. O grande diferencial do Prezi é a possibilidade de desenvolver apresentações fantásticas e com animações fora do comum. Com o recurso de zoom, você cria apresentações dinâmicas e interativas. O Prezi suporta qualquer modelo de arquivos como vídeos, fotos ou gifs animados, e toda a sua interface é intuitiva e fácil de ser utilizada.

Você também pode importar suas apresentações do Power Point se desejar adicionar outros recursos como texto dinâmico ou movimentos às suas imagens para uma melhor apresentação visual para seus alunos.

O Prezi é um software online, isto é, não é preciso baixar ou instalar qualquer ferramenta em seu computador. Basta entrar, começar a fazer a edição e o software salva automaticamente todas as suas mudanças, tudo sem preocupação.

Por ser uma ferramenta online, assim como Google Docs, você pode compartilhar o seu Prezi online e offline. Além desses recursos, o Prezi conta com suporte online, fórum de discussão e tutoriais. É totalmente gratuito. Veja sobre o Prezi aqui.

3. Camtasia

Programa camtasia para apresentaçõesNa mesma linha do Windows Movie Maker, o Camtasia é outro programa fantástico para criar apresentações. Ele oferece suporte total para criar uma aula online sem nenhuma dificuldade .

Com a ferramenta de edição de vídeo do Camtasia, você consegue remover qualquer tipo de ruído do ambiente, melhorar o som e fazer uma aula guiada através das telas do computador. Pode, ainda, gravar a tela do seu computador e gravar a sua webcam ao mesmo tempo.

O programa suporta vários tipos de formatos, extensões e pode fazer exportações também. Além disso, ele conta com uma ferramenta fantástica em sua nova versão que é o reconhecimento do cromakey, aquele fundo verde que os editores de vídeo utilizam para trocar o ambiente do apresentador.

Você pode baixá-lo gratuitamente para fazer um teste de 30 dias. Download do Camtasia aqui. Vale a pena conferir, tenho certeza que você vai gostar bastante.

4. Powtoon

Programa powtoon para apresentaçõesSe você quer criar uma animação com personagens, o Powtoon é a ferramenta perfeita para desenvolver, mesmo que você não saiba fazer edição de vídeo e nem ilustrações.

O Powtoon tem em seu painel de controle todas as ferramentas necessárias pra fazer animações e traz templates (modelos pré-definidos) gratuitos para agilizar a elaboração de sua apresentação. A única coisa que pode dificultar seu uso é que a ferramenta está em inglês. Saiba mais sobre o Powtoon aqui.

5. PowerPoint

Programa powerpoint para apresentaçõesO PowerPoint é uma ferramenta tradicional para criação de apresentações. A nova versão Oficce 365, contudo, possibilita novos formatos de apresentações inclusive online, como no Google Docs, porém com aquela interface e estilo de criar apresentações que só o PowerPoint tem.

Você pode fazer as suas apresentações totalmente online, onde estiver e em qualquer dispositivo, sem a preocupação de ficar salvando seu arquivo ou passando para outros dispositivos.

6. Slideshare

Programa slideshare para apresentaçõesPara compartilhar suas apresentações com seus alunos ou para o mundo, o Slideshare é a melhor opção existente hoje. O site possui a maior comunidade de compartilhamento de apresentações do mundo, ele foi adquirido pelo LinkedIn e em breve terá muitos mais recursos!

Sua apresentação fica disponível para internautas de todo planeta, o que traz benefícios não só para o compartilhamento, distribuição de informação e conhecimento, como também para o reconhecimento de sua marca pessoal. O site é suportado por vários dispositivos onde a apresentação pode ser visualizada em computadores, tablet e celulares e caso precise distribuir seu conteúdo, você pode ativar o download de sua apresentação.Veja mais no site slideshare.com.

7. Visme

Programa visme para apresentaçõesO Visme permite ir muito além das apresentações, criando animações e conteúdos online como infográficos animados, relatórios, conteúdos para web e Wireframes.

Trata-se de uma ferramenta online um pouco mais avançada, com praticamente todas opções e recursos das ferramentas acima mencionadas.

O ponto negativo é que o software online não tem suporte a outras linguagens além do inglês, mas não poderia ficar fora dessa lista. Saiba mais sobre o Visme aqui.

8. Canva

Programa canva para apresentaçõesO Design é muito importante para que uma apresentação fique fácil de interpretar e auxilie o professor, palestrante ou apresentador a expressar suas ideias. Você pode personalizar seus designs de slides e criar calendários, pôsteres, cartões e muito mais – o que pode ser útil para a sua apresentação. Possui um arquivo de imagens, formas, planos de fundo e opções de texto que você pode escolher para personalizar sua apresentação.
O Canva é um software gratuito que dá acesso a vários layouts criativos e que vão enriquecer ainda mais a sua apresentação. Para conhecer como funciona essa opção de ferramenta, basta clicar aqui e ir até o site.

Publicidade

9. Knovio

Programa knovio para apresentaçõesVoltado especialmente para apresentações em vídeos, a Knovio é uma plataforma que permite criar e publicar todos os tipos de apresentações que você pode imaginar.

Através da plataforma é possível organizar, compartilhar e rastrear vídeos para treinamentos, aulas e apresentações para clientes e/ou outras necessidades que surgirem.

A Knovio tem um layout muito intuitivo, que passa uma facilidade muito grande para o usuário na hora de utilizá-lo e também oferece diversos conteúdos especiais para novos aprendizados. Clique aqui e visite a plataforma para saber mais.

10. Emaze

Programa emaze para apresentaçõesSemelhante a todos os outros citados acima, no Emaze você também consegue criar apresentações profissionais automaticamente, ou seja, eles possuem diversos layouts prontos em que você só precisa adicionar textos, imagens e o conteúdo que deseja apresentar.

Você entra na plataforma, escolhe o modelo perfeito para a sua apresentação, personaliza os slides com o conteúdo e pronto, sua apresentação está feita!

Com ele é possível adicionar imagens, vídeos e áudios, além de iframes ao vivo, formulários personalizados e até páginas da web Permite apresentações em 3D. Como é baseado na nuvem, possibilita editar ou atualizar suas apresentações em outros dispositivos móveis em qualquer computador, dispositivo móvel em qualquer lugar online.  Clique aqui e saiba mais.

11. Genially

Programa genially para apresentaçõesPerfeito para professores, no Genially você consegue criar apresentações interativas, mapas mentais e muitos outros recursos que irão tornar suas aulas ainda mais enriquecedoras.

A plataforma é uma imensa ferramenta que traz recursos especiais para todos os níveis de ensino, desde o primário até o superior e ainda, com opções para apresentações e-learning.

O layout também é simples, intuitivo, traz modelos específicos e você pode compartilhar conteúdos criados por outros usuários. Para saber mais clique aqui.

12. Haiku Deck

Programa haikudeck para apresentações

Um aplicativo para estudantes é o Haiku Deck, que permite criar slides de apresentação minimalistas com um plano de fundo e texto de foto. O aplicativo tem uma rica galeria de imagens gratuitas, fontes incríveis e layouts criados por grandes designers em todo mundo para você escolher. Você também pode enviar suas próprias fotos. Se você deseja criar uma apresentação focada em imagens, e não em texto, o Haiku Deck é a ferramenta perfeita para você. Você pode compartilhar pontos de ensino ou dar instruções curtas para seus alunos usando este aplicativo de apresentação.

São milhares de fontes, layouts e filtros para imagens que podem ajudar você a criar uma apresentação muito mais profissional, além de contar com uma ferramenta que irá te ajudar a tratar imagens e deixá-las de acordo com o que deseja.

As apresentações podem ser salvas na nuvem e acessíveis aos usuários em qualquer lugar e usando qualquer dispositivo movel notebooks, smartphones e tablets. Confira a plataforma clicando aqui.

13. Slidebean

Programa slidebean para apresentaçõesA plataforma da Slidebean entrega layouts criativos e profissionais que vão tornar a criação da sua apresentação muito mais fácil, além de dar um aspecto mais profissional e de qualidade.

Você pode contar com a opção gratuita da plataforma, assim como alguns planos econômicos que permitem uma variada quantidade de conteúdos que auxiliarão nas suas criações. Confira mais clicando aqui.

14. ShowMe

Programa showme para apresentaçõesO screencasting é uma ótima maneira de os professores apresentarem materiais para suas aulas. É simples para os alunos criarem suas próprias apresentações também. Você pode gravar a tela e a voz enquanto escreve, desenha ou anota uma imagem.

Um recurso incrível também capturou a ação de escritores em quadros brancos digitais, bem como a sua voz enquanto você escreve.

O aplicativo é gratuito e uma ótima opção para usuários da Apple. Clique aqui e conheça.

15. Nearpod

Programa nearpod para apresentaçõesO Nearpod é um excelente recurso BYOD (abreviatura em inglês de bring your own device, “traga seu próprio dispositivo”) para os professores. Você pode criar sua própria apresentação interativa e seus alunos podem vê-la em seus iPads.

Para criar aulas interativas usando questionários, conteúdos multimídias como imagens,  vídeos, pesquisa etc. permitindo que os alunos interajam com sua apresentação. Os professores podem também monitorar os alunos e realizar o ensino a distância. É compatível com diferentes plataformas e pode funcionar em qualquer dispositivo. Clique aqui para saber mais.

16. Keynote

Programa keynote para apresentaçõesFerramenta da Apple e gratuita para usuários do iPad. O Keynote supera o Power Point pela qualidade, facilidade de uso e quantidade de recursos. Usuários antigos do Power Point mudaram para o Keynote simplesmente por que ele funciona melhor. Escolha entre dezenas de temas para definir o tom da sua apresentação. Você pode adicionar gráficos, imagens de camadas e personalizar a fonte do texto em todos os slides. Pode, também, adicionar animação e transições, além de incluir notas do apresentador.

O Keynote permite ainda exportar sua apresentação para HTML, que transforma automaticamente sua apresentação em um site. Clique aqui para saber mais.

Recapitulando

Abaixo todos os links dos softwares mencionados:

Fonte

  • Victor Brito e equipe da CRIATIVITO, empresa de criação de sites, consultoria em SEO, marketing digital e gerenciamento de redes sociais. Veja site aqui.

Saiba mais

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
David Galisteo
David Galisteo
4 anos atrás

Boa lista! Uma ferramenta muito boa que eu também incluiria para fazer apresentações é Genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nas apresentações, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

Joelza Ester
Joelza Ester
4 anos atrás
Reply to  David Galisteo

Obrigada pela contribuição David! Abr.

Joelza Ester
Joelza Ester
4 anos atrás
Reply to  David Galisteo

Obrigada pela contribuição David! Abr.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: