DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

A “Árvore de Bolhas”: ferramenta para a educação socioemocional

18 de agosto de 2025

4375
Visitas

27
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 4287 [name] => autoconhecimento [slug] => autoconhecimento [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4287 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 4289 [name] => autoestima [slug] => autoestima [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4289 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 4286 [name] => competências socioemocionais [slug] => competencias-socioemocionais [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4286 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 4288 [name] => emoções [slug] => emocoes [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4288 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 4291 [name] => psicopedagogia [slug] => psicopedagogia [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4291 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 4290 [name] => socioemocional [slug] => socioemocional [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4290 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) )

Compartilhe

Professores do ensino básico, diretores e coordenadores de escolas estão comprometidos com uma das exigências da BNCC: contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Elas estão presentes em todas as 10 competências gerais.

Todos concordam que o desempenho escolar está profundamente ligado ao desenvolvimento das competências socioemocionais. O bullying é uma das faces que interfere negativamente dessa relação e, daí as ações anti-bullying terem ganhado espaço nas escolas.

Há, porém, situações mais sutis que dizem respeito às experiências emocionais de cada estudante e que interferem no desempenho escolar e nas relações entre alunos e professores (e, lógico, continuam para além do espaço escolar, alcançando família, comunidade e sociedade).

A “Árvore de Bolhas” (Blob Tree, seu nome original) é uma eficiente ferramenta para detectar problemas emocionais – passo essencial para aprender sobre o mundo interior de cada um. Seu criador foi o psicólogo britânico Pip Wilson (1939-2023).

A “Árvore de Bolhas”: origem e função

Pip Wilson (1939-2023), autor de mais de 50 livros, trabalhou com formação e desenvolvimento de inteligência emocional. Adquiriu uma vasta experiência trabalhando com jovens com dificuldade para expressar ou articular seus sentimentos e emoções. Realizou um intenso trabalho com menores infratores identificando os sentimentos de adolescentes violentos e, ao mesmo tempo, ajudando os submissos a reagirem.

Com seus conhecimentos e experiência, ele buscou criar uma ferramenta psicoterapêutica que fosse fácil de aplicar para trabalhar a inteligência emocional daqueles jovens. Compartilhou suas ideias com Ian Long, ilustrador e professor do ensino fundamental, para concretizar o conceito

No início da década de 80, eles criaram a Blob Tree, “Árvore de Bolhas”, com pequenos personagens divertidos no papel principal. Os blobs não têm gênero, idade, etnia ou ou nacionalidade.

Ilustração original da 1ª edição de “The Blob Tree”, 2008.

As figuras têm várias poses e expressões em diferentes situações, cada uma representando uma variedade de emoções ou sentimentos. Elas são usadas para estimular os indivíduos e grupos a identificarem e expressarem suas próprias emoções, ou como uma forma de iniciar uma conversa sobre emoções e sentimentos.

A ideia de Pip Wilson se tornou um recurso muito popular para psicólogos e professores no trabalho com adolescentes. No começo, essa ferramenta foi usada com crianças, porque era mais fácil mostrar os sentimentos por meio de um desenho, e não com palavras. Com o tempo, a Blob Tree foi foi sendo usada com jovens e adultos.

O sucesso da ferramenta veio de sua simplicidade e universalidade, onde as figuras são facilmente reconhecíveis e relacionáveis, tornando mais fácil para as pessoas se conectarem com as ilustrações e expressarem suas próprias emoções.

A Blob Tree foi adotada em uma variedade de campos, incluindo aconselhamento, terapia, educação e trabalho juvenil, e em uma variedade de ambientes como escolas, hospitais, centros comunitários e prisões.

Resultado do teste  da Arvore de Bolhas

Escolha duas figuras da Blob Tree:

  • A 1ª mostra seu perfil socioemocional
  • A 2ª mostra como você gostaria de ser ou estar, ou as qualidades que faltam para você se transformar naquilo que você deseja.

Os resultados abaixo são apenas uma breve e pequena  aproximação psicológica, servindo mais como uma diversão. Mas toda brincadeira pode ter uma verdade oculta.

Figuras 1, 3, 6, 7:  Se você se identifica com os bonecos 1, 3, 6 ou 7, você vê o objetivo na sua frente e vai na direção dele, superando qualquer obstáculo que estiver no seu caminho.

Figuras 2, 11, 12, 18,19: Escolher os bonecos 2, 11, 12, 18 e 19 significa que você é sociável e sempre está disposto a ajudar os seus amigos.

Figura 4: Se você escolheu o boneco 4, você tem uma vida estável. Você procura alcançar o sucesso sem muito esforço.

Figura 5: Escolher o número 5 significa fraqueza. Talvez você esteja cansado, sem motivação ou sem energia, o que é muito necessário para aproveitar a vida de maneira mais plena.

Figura 9: Se você optou pelo boneco 9, é uma pessoa animada, gosta de se divertir e viver sempre no máximo das possibilidades.

Figuras 13, 21: O isolamento e até mesmo a ansiedade são observados em pessoas que escolhem os bonecos 13 e 21.

Figura 8: O boneco 8 nas costas significa que você quer ficar consigo mesmo, construindo o seu próprio mundo interior com as coisas que só você entende.

Figuras 10, 15: Os bonecos 10 e 15 refletem uma pessoa que se adapta facilmente e está contente com o que tem.

Figura 14: Você sente uma crise interna? Percebe que as emoções negativas te dominam? É o que indica o boneco com o número 14.

Figura 16: Você sempre estava disposto a ajudar os seus amigos, mas já está cansado disso? Essa situação vemos no boneco 16.

Figura 17:  Se você acha que o boneco 17 abraça o 16, então o personagem escolhido por você adquire outro sentido. Isso significa que você está cercado de pessoas que cuidam de você. O número 17 gosta de ser o centro das atenções, mas não consegue resolver os problemas sozinho. Não obstante, ele sabe que sempre receberá o apoio dos demais.

Figura 20: Se você escolheu o boneco 20, não tem problemas com a autoestima. Mas isso pode ficar exagerado. Para você, é importante que as pessoas ao seu redor te escutem e respeitem a sua opinião.

Porque usar a Blob Tree

A eficácia da técnica da Blob Tree foi comprovada por muitos educadores e terapeutas servindo para crianças, jovens e adultos como meio de expressar sentimentos e emoções. Contribui para discutir a conexão entre um sentimento e um comportamento.

Ajuda crianças pequenas e jovens com dificuldade em explicar suas emoções a identificarem e compreenderem o que estão sentindo. Isso permite o autoconhecimento e a dominar suas emoções. Assumir o controle das próprias emoções é um aspecto fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. Nossas emoções também influenciam a forma como construímos relacionamentos com os outros.

A Árvore de Bolhas deve ser entendida como uma ferramenta para iniciar uma conversa perguntando aos alunos com qual figura eles se identificam. Não há resposta certa ou errada. As figuras podem ser vistas de muitas maneiras, pois expressam, uma variedade de sentimentos. A ferramenta pode ser usada e repetida em diferentes momentos, com resultados diferentes. Não é um retrato fixo e imutável do perfil psicológico.

Cada figura é um meio para abrir o diálogo, permitir que o jovem fale sobre seus sentimentos e perceber como as pessoas se sentem.

Com a popularidade, a Blob Tree deixou de ser apenas uma ferramenta visual e passou a envolver conferências e workshops de formação ministrados por Pip Wilson e depois por Ian Long, a pedido de escolas, faculdades e países, mais popularmente no Reino Unido, Noruega, Finlândia, Bulgária, Alemanha e República Checa.

Seus criadores fizeram dezenas de outras imagens em cenários diversos: saúde, escola, esporte, ambientes de trabalho, violência, igreja etc. Veja mais aqui.

Bibliografia

  • WILSON, Pip; LONG, Ian. The Big Book of Blob Feelings (2008). Traz muitas Blob Tree diferentes em que cada imagem é acompanhada por ideias e perguntas para iniciar discussões em sala de aula, em grupo ou individuais ajudando a explorar e compreender emoções.
  • WILSON, Pip; LONG, Ian. Blob Life (2012). Analisa a jornada da vida que todos nós percorremos, do nascimento à morte. Aborda muitos aspectos da vida, utilizando aspectos-chave: aniversários, famílias, morte, direção, compras, feriados, escola, casa, etc.
  • Blob Tree no Facebook
  • Site oficial dos criadores e loja para comprar as imagens.

 

Agenda 2025
Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Os comentários estão desativados.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram