Em 18 de setembro de 1814, tinha início o Congresso de Viena que reuniu embaixadores europeus na capital austríaca redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica.
Presidido pelo ministro da Áustria, príncipe de Metternich, o congresso contava com cerca de 200 representantes de estados, corporações e cidades europeias, incluindo as principais potências europeias – Reino Unido, França, Áustria, Prússia e Rússia – com exceção do Império Otomano.
O Congresso de Viena foi a primeira assembleia mundial da História reunida para obter consenso sobre questões políticas, de soberania e fronteiras.
Nunca houve uma sessão plenária formal e os resultados foram registrados principalmente em tratados bilaterais. Formaram-se comitês para decidir assuntos específicos: estados alemães, territórios, navegação fluvial, comércio de escravos e assuntos europeus em geral.
As negociações do Congresso se pautaram pelos princípios de legitimidade, restauração e equilíbrio. Suas decisões tiveram grande repercussão na história europeia.
O Congresso de Viena encerrou-se em 9 de junho de 1815.
Saiba mais