DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

A célebre Guerra de Troia

30 de novembro de 1250 a.C

410
Visitas

0
compartilhamentos

Acessibilidade

Teria ocorrido em torno de 1250 a.C., foi transmitida oralmente de geração a geração durante séculos até ser eternizada em versos no século IX ou VIII a.C. nas monumentais Ilíada (de “Ilion”) e Odisseia (de “Odisseu”, nome grego de Ulisses, seu personagem central). Os 15.693 versos da Ilíada aos quais são adicionados os cerca de 12.000 versos da Odisseia são atribuídos ao poeta grego Homero.

É antiga a polêmica em relação à autoria dos poemas (há quem afirme que somente a Ilíada foi escrita por Homero) e discute-se até mesmo a existência de Homero. Hoje, os especialistas classificam essas obras de “homéricas” sem alusão direta a um personagem histórico, mas a uma época ou uma memória grega antiga.

Seja como for, os poemas homéricos inspiraram artistas ainda na Antiguidade que deram sequência à narrativa ou ampliaram e detalharam episódios tratados brevemente na Ilíada e Odisseia. Assim foi o episódio do cavalo de Troia, mencionado em poucas linhas na Odisseia, mas que ganhou destaque em autores posteriores, como Virgílio, poeta romano do século I a.C. Sua obra Eneida narra as aventuras do herói troiano Eneias a partir da queda de Troia. É

Virgílio quem narra a astúcia sugerida por Ulisses de construir o cavalo de madeira, graças ao qual os gregos finalmente conseguiram penetrar na cidade inimiga depois de dez anos de cerco.

Saiba mais

Compartilhe

Navegue pela História

Selecione o mês para conhecer os fatos históricos ocorridos ao longo do tempo.

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: