DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

A Carta de Pero Vaz de Caminha para trabalhar em sala de aula

17 de fevereiro de 2020

3604
Visitas

134
compartilhamentos

Acessibilidade

Chamada por Capistrano de Abreu de “certidão de nascimento” do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha é considerada um dos documentos fundadores de nossa história. São 27 páginas manuscritas em papel e datadas de 1º de maio de 1.500 que registram as primeiras impressões e reações frente ao novo, ao exótico e diferente.

  • BNCC:
  • 6° ano -Habilidade: EF06HI02
  • 7° ano – Habilidades: EF07HI09 e  EF07HI10
  • Ensino Médio – Habilidade: EM13CHS101

A carta é um diário de viagem que narra os dez dias que os portugueses passaram ao sul do litoral baiano depois de avistados os primeiros sinais de terra no dia 21 de abril: o achamento da terra (dia 22), o primeiro contato com os índios (dia 23) prosseguindo com as informações dia a dia até 1º de maio quando ocorreu a missa em terra firme.

No dia 2 de maio, logo ao nascer do sol, Cabral partiu de viagem em direção às Índias deixando na praia dois degredados além de dois grumetes que haviam fugido na noite anterior. Caminha informa o nome de um degredado – Afonso Ribeiro – condenado por ter cometido assassinato. O outro teria sido João de Thomar, sobre o qual nada se sabe.

Trabalhando a Carta em sala de aula

A Carta de Pero Vaz de Caminha está digitalizada e disponível na Internet. Sugerimos dois endereços para acessá-la:

  •  Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. O portal permite visualizar a Carta, página por página e traz informações adicionais como tamanho, suporte, âmbito e conteúdo, condições de acesso, localização, idioma etc.
  • Biblioteca Digital, da Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugal. O site traz, junto com a Carta original, a sua transcrição conforme a grafia original.
Penúltima pagina da Carta de Pero Vaz de Caminha.

Penúltima pagina da Carta de Pero Vaz de Caminha. No destaque em vermelho: “/ beijo as maãos de vosa alteza. / deste porto seguro da vosa jlha de vera cruz oje sesta feira primº dia demayo de 1500//

A Carta pode ser trabalhada com as turmas do 6° e 7° anos, e Ensino Médio. Ela se aplica à análise de documentos e seu uso pelo historiador (EF06HI02 e EM13CHS101), e para analisar os impactos da conquista europeia para as populações nativas (EF07HI09 e EF07HI10).

O trabalho da Carta como documento histórico traz a oportunidade do aluno experimentar o ofício do paleógrafo traduzindo um documento do século XV. Veja mais informações no ítem abaixo, “O trabalho do paleógrafo”.

Para baixar atividades com a Carta de Pero Vaz de Caminha, clique no botão abaixo. Ele remete para a loja do STUD HISTÓRIA. Faça o pedido na loja para acessar o recurso. Material gratuito.

O trabalho do paleógrafo

A leitura de um documento primário antigo não é tarefa fácil nem para os especialistas. Por isso, é importante apresentá-lo aos alunos. Se possível, faça os alunos verem a Carta nos sites indicados acima e observarem: a letra manuscrita (qual era o instrumento de escrita usado na época?), a grafia das palavras (a escrita tem uma história?), a quase ausência de pontuação, a inexistência de letras maiúsculas etc.

Comente sobre o trabalho do paleógrafo e a importância da Paleografia (o estudo de textos manuscritos antigos) como ciência auxiliar para a História, assim como os arquivos e a Arquivologia (ou Arquivística) para a preservação e restauração dos documentos. Cite exemplos de arquivos na cidade (públicos, particulares, das escolas, igrejas, delegacia etc.).

Observando o documento na Internet, faça uma análise crítica destacando o seguinte:

1. O documento em si

  • Tamanho, suporte, tipo de escrita, material utilizado.
  • Local onde está guardado.
  • Condições físicas do documento (se bem conservado ou não, se inteiro ou fragmentado).

2. Características do documento*

  • Estilo da caligrafia.
  • Grafia das palavras e a gramática.
  • Abreviações (usadas para escrever mais rápido e economizar papel).
  • Os números (no documento são usados algarismos romanos).

*Esses detalhes ajudam os paleógrafos a identificarem falsificações antigas ou mais recentes comparando com documentos autênticos.

3. Contexto histórico

  • Em que circunstâncias históricas foi produzido.
  • Data e local onde foi produzido.
  • Autoria: nome do autor e seu papel histórico.
  • Destinatário: para quem foi escrito.
  • Intenção do documento: relatar fatos, descrever um episódio, solicitar algo, denunciar etc.

Fonte

  • Arquivos Nacionais, Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.
  • Biblioteca Digital, da Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugal
  • Carta de Pero Vaz de Caminha (documento integral). NUPILL – Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística.
  • CORTESÃO, Jaime (ed.). A carta de Pero Vaz de Caminha. Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1943.
  • PRIORE, Mary del. Documentos históricos do Brasil. São Paulo: Panda Books, 2016.
  • VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Para os alunos lerem

  • ASTURIANO, Poliana e MATIAS, Rodval. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: FTD, 1999. Trata-se de uma obra paradidática, para crianças, que traz o texto integral da Carta em linguagem atual, baseada na versão feita por Jaime Cortesão. As ilustrações são artísticas porém cuidadosas para manter a verossimilhança. É uma boa opção para os estudantes mais novos conhecerem a narrativa com uma apresentação primorosa e linguagem acessível.

Saiba mais

Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lunna
lunna
6 meses atrás

bom

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

    1
    0
    Would love your thoughts, please comment.x