DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Trabalhando séculos e números romanos com o 6º ano

15 de janeiro de 2025

35531
Visitas

45
compartilhamentos

Acessibilidade
Array ( [0] => WP_Term Object ( [term_id] => 3354 [name] => contagem dos séculos [slug] => contagem-dos-seculos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3354 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [1] => WP_Term Object ( [term_id] => 3411 [name] => EF05HI08 [slug] => ef05hi08 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3411 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [2] => WP_Term Object ( [term_id] => 3412 [name] => EF06HI01 [slug] => ef06hi01 [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3412 [taxonomy] => post_tag [description] => Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). [parent] => 0 [count] => 14 [filter] => raw ) [3] => WP_Term Object ( [term_id] => 4005 [name] => início do ano letivo [slug] => inicio-do-ano-letivo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 4005 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 9 [filter] => raw ) [4] => WP_Term Object ( [term_id] => 3353 [name] => numeros romanos [slug] => numeros-romanos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3353 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 1 [filter] => raw ) [5] => WP_Term Object ( [term_id] => 3126 [name] => séculos [slug] => seculos [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 3126 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 2 [filter] => raw ) [6] => WP_Term Object ( [term_id] => 1326 [name] => tempo [slug] => tempo [term_group] => 0 [term_taxonomy_id] => 1326 [taxonomy] => post_tag [description] => [parent] => 0 [count] => 5 [filter] => raw ) )

Compartilhe

O aprendizado de números romanos é, tradicionalmente, feito pelo componente Matemática e, em geral, realizado antes dos alunos lidarem com esse conteúdo nas aulas de História. Isso significa que o professor de História espera que, quando falar sobre séculos, seus alunos do 6º ano já saibam ler e usar números romanos. Não é contudo o que tem acontecido em muitas situações. É o que mostramos a seguir.

Números romanos em Matemática

A BNCC de Matemática não tem uma habilidade específica para números romanos. Eles estão subentendidos no 4º e 5º anos como habilidade de ordenar números naturais na numeração decimal (que herdamos dos romanos).

  • EF04MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
  • EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Como se nota nos descritores acima, é possível estender essas habilidades para os números romanos, mas não é exigido pela BNCC.

No 6º ano, a habilidade EF06MA02 do componente Matemática estabelece “destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas” de numeração decimal.  Neste caso, espera-se que o professor de Matemática trabalhe os números romanos.

  • EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Números romanos em História

Para o 5° ano em História, a BNCC a habilidade EF05HI08 trata da marcação do tempo em diferentes sociedades ao estabelecer:

  • EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

A habilidade não se refere diretamente aos números romanos, mas pode ser uma oportunidade para incluir seu aprendizado.

Concluindo, é quase certo que o aluno do 6º ano NADA APRENDEU sobre números romanos e isso será um obstáculo para começar o aprendizado de séculos (habilidade EF06HI01). Caberá ao professor explicar os sinais numéricos romanos, a sua leitura e escrita.

Sem esse conhecimento, o aluno terá enorme dificuldade em trabalhar uma linha de tempo posicionando séculos decrescentes (a.C.) e séculos crescentes (d.C.).

A dificuldade será ainda maior para explicar que a datação do século começa no ano 1 e termina em 00. Vem, então, a clássica pegadinha do ano 1500: é século XV ou XVI? O ano 2000 deu início ao século XXI ou terminou o XX?

Para ajudar o professor nesse aprendizado, temos 3 recursos, que descrevemos a seguir.

1. Um jogo para associar século e data

Uma maneira lúdica de trabalhar a contagem do tempo é por meio de um jogo de cartas. Desenvolvemos um jogo de memória onde a “memória” não é lembrar onde está a carta igual, mas associar o ano ao século correspondente. Um jogo desafiador e que reforça a aprendizagem.

Conheça esse jogo aqui.

2. Infográfico dos números romanos

No aprendizado da contagem do tempo, é importante que o estudante domine a representação dos algarismos romanos. Para isso, faça uma tabela ou acesse o infográfico “Números romanos” disponível nesse site (baixe aqui).

Esse infográfico está incluído no download junto com as atividades em tamanho A-4

3. Exercícios com séculos e anos

Elaboramos 7 atividades que exercitam a noção de ordem cronológica e de periodização histórica, associam século e data e aplicam marcadores de tempo (anterior, posterior, contemporâneo).  Acompanham as respostas para o professor e o infográfico dos números romanos. Para acessar esse recurso didático, clique aqui.

Outros recursos

Agenda 2025
Doação
Doação

Estamos no limite de nossos recursos 😟 O site Ensinar História produz conteúdo de qualidade sem custos, sem propaganda e sem restrições aos seguidores. Contribua com nosso projeto realizando uma doação.

Compartilhe

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros Artigos

Últimos posts do instagram

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x