O aprendizado de números romanos é, tradicionalmente, feito pelo componente Matemática e, em geral, realizado antes dos alunos lidarem com esse conteúdo nas aulas de História. Isso significa que o professor de História espera que, quando falar sobre séculos, seus alunos do 6º ano já saibam ler e usar números romanos. Não é contudo o que tem acontecido em muitas situações.
A BNCC de Matemática não tem uma habilidade específica para números romanos no componente de Matemática. Eles estão subentendidos no 4º e 5º anos como habilidade de ordenar números naturais na numeração decimal (que herdamos dos romanos).
- EF04MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
- EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Como se nota nos descritores acima, é possível estender essas habilidades para os números romanos, mas não é exigido pela BNCC.
No 6º ano, a habilidade EF06MA02 do componente Matemática estabelece “destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas” de numeração decimal. Neste caso, espera-se que o nosso colega de Matemática trabalhe os números romanos.
- EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Em História, a habilidade EF05HI08 permite desenvolver o aprendizado dos algarismos romanos no 5° ano, mas isso não está claramente indicado no descritivo da habilidade. Enfim, nada garante o aluno do 6º ano saiba lidar, com desembaraço, com os números romanos quando o professor trabalhar a habilidade EF06HI01. Imagine, então, trabalhar uma linha de tempo posicionando séculos decrescentes (a.C.) e séculos crescentes (d.C.).
A dificuldade fica ainda maior para explicar que a datação do século começa no ano 1 e termina em 00. Vem, então, a clássica pegadinha do ano 1500: é século XV ou XVI? O ano 2000 deu início ao século XXI ou terminou o XX?
Um jogo para associar século e data
Uma maneira lúdica de trabalhar a contagem do tempo é por meio de um jogo de cartas. Desenvolvemos um jogo de memória onde a “memória” não é lembrar onde está a carta igual, mas associar o ano ao século correspondente. Um jogo desafiador e que reforça a aprendizagem.
Conheça esse jogo aqui.
Infográfico dos números romanos
No aprendizado da contagem do tempo, é importante que o estudante domine a representação dos algarismos romanos. Para isso, faça uma tabela ou acesse o infográfico “Números romanos” disponível nesse site (baixe aqui). Esse infográfico está incluído no download junto com as atividades.
Atividade com anos e séculos
São 7 atividades que exercitam a noção de ordem cronológica e de periodização histórica, associam século e data e aplicam marcadores de tempo (anterior, posterior, contemporâneo). Acompanham as respostas para o professor e o infográfico dos números romanos.
Para baixar o material, preencha os campos abaixo.
Outros recursos
- Associar século e data Jogo de memória para imprimir.
- Corrida do tempo. Jogo de tabuleiro
- Avaliação dignóstica – 6° ano
- História: introdução aos estudos históricos (Banco de questões).