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A cruzadinha é uma derivação mais simples do jogo de Palavras Cruzadas, um passatempo bastante difundido. Como recurso educativo, ela é comumente usada nas aulas de Língua Portuguesa para trabalhar ortografia e vocabulário. No ensino de História, a cruzadinha aparece nos livros didáticos em geral para os alunos mais novos. Contudo, os professores observam, na prática diária, que a cruzadinha é uma atividade prazerosa para alunos de todas as idades, inclusive os adultos do EJA.
[Obs.: Este artigo amplia e substitui o artigo anterior “16 cuzadinhas de História”]
Se bem formulada, a cruzadinha pode ser um recurso educativo significativo para todos os anos e conteúdos. Em História, ela é uma eficiente ferramenta para rever o conteúdo estudado e fixar informações importantes de uma forma lúdica e desafiadora para o estudante.
Além disso, a cruzadinha contribui para melhorar e exercitar a ortografia, ampliar o vocabulário, reforçar a memória, agilizar o raciocínio para a solução de problemas, praticar a persistência, desenvolver a criatividade e até melhorar a autoestima e autoconfiança. Afinal, atingir uma meta traz muita satisfação ao estudante, dando-lhe uma sensação de conquista e orgulho de si próprio.
Outra grande vantagem dessa atividade é o seu baixo custo e a simplicidade de aplicação, sem dependências tecnológicas e de ambientes especiais. Foi pensando nisso que optamos por um design enxuto, em duas cores, e sem sofisticações gráficas que pudessem encarecer a impressão das cruzadinhas. Privilegiamos a pertinência dos temas selecionados, a significância dos enunciados, o rigor conceitual e a precisão das respostas.
Algumas dicas para aplicar as cruzadinhas
Para aproveitar melhor esse recurso, sugerimos o seguinte:
- Verifique se os enunciados e respostas correspondem ao conteúdo trabalhado em sala de aula ou se estão presentes no livro didático para o aluno consultar.
- Se encontrar enunciados não abordados em aula, uma opção é preencher as respectivas respostas na cruzadinha antes de entregá-la à turma. Em momento oportuno, você esclarece sobre aquele conteúdo.
- Estabeleça um desafio para os alunos investigarem determinadas respostas premiando a tarefa concluída corretamente.
- Aproveite a oportunidade de uma resposta “desconhecida” para aprofundar o conteúdo explicando ou sugerindo para os alunos pesquisarem a respeito.
- Amplie a cruzadinha para incluir um ou mais enunciados que julgar importante para o seu programa escolar.
- Estimule os alunos a criarem uma cruzadinha em grupo e entrega-la para os colegas responderem.
30 Cruzadinhas prontas para você trabalhar
Selecionamos os conteúdos mais presente no ensino de História explorando as principais temáticas de cada um. As cruzadinhas têm entre 14 e 20 enunciados que abrangem aspectos variados incluindo conceitos históricos. O objetivo é propiciar ao estudante uma revisão e uma síntese do conteúdo. Os títulos das cruzadinhas criadas especialmente para este site são os seguintes:
História Geral
- Evolução e Pré-História
- Antiguidade Oriental
- Grécia: Atenas e Esparta
- República Romana
- Império Romano
- Idade Média: feudalismo
- Idade Média: cidades e comércio
- Sociedades africanas antes da chegada dos europeus
- Sociedades americanas pré-colombianas
- Expansão Marítima e Comercial
- Reformas Religiosas
- Renascimento
- Antigo Regime
- Iluminismo
- Revolução Francesa
- Revolução Industrial
- Independências na América
- Imperialismo no século XIX
- Primeira Guerra Mundial
- Regimes Totalitários
- Segunda Guerra Mundial
- Guerra Fria
História do Brasil
- Economia canavieira
- Economia mineira
- Rebeliões Regenciais
- Abolicionismo e imigração (1850-1888)
- Primeira República (1889-1930)
- Era Vargas (1930-1945)
- República Populista (1946-1964)
- Personalidades negras na Colônia e Império
página de download, clique aqui
Cada download é formado por duas páginas: uma com a cruzadinha em branco, em tamanho A-4, pronta para ser aplicada aos seus alunos(as) e outra página com a cruzadinha preenchida.